Fórum RPG Players
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum RPG PlayersEntrar

Um fórum destinado aos jogadores de RPG

A série de RPGs mais conhecida de todos os tempos...

power_settings_newInicie sessão para responder
+6
Daniel
MrLinx
rpgmaster
Krod
Akiha
Shiyuu
10 participantes

pollQual o seu favorito da série principal?

Final Fantasy
0
0%
Final Fantasy II
0
0%
Final Fantasy III
0
0%
Final Fantasy IV, IV After Years
2
13%
Final Fantasy V
3
19%
Final Fantasy VI
4
25%
Final Fantasy VII
4
25%
Final Fantasy VIII
0
0%
Final Fantasy IX
1
6%
Final Fantasy X, X-2
1
6%
Final Fantasy XI
0
0%
Final Fantasy XII
0
0%
Final Fantasy XIII, XIII-2
1
6%
Total de votos:
16

descriptionA série de RPGs mais conhecida de todos os tempos... EmptyA série de RPGs mais conhecida de todos os tempos...

more_horiz

A série de RPGs mais conhecida de todos os tempos... Final_Fantasy_series_logo

Final Fantasy (ファイナルファンタジー) é uma franquia criada por Hironobu Sakaguchi,
desenvolvida e detida pela Square Enix (antiga Square). A franquia possui como elementos
principais a série de jogos electrónico de interpretação de papéis, incluí também filmes,
animes, livros e outros elementos. A série começou em 1987 com o videojogo Final Fantasy,
produzido numa altura que a Square atravessava grandes dificuldades financeiras,
pelo que pensava tratar-se do seu último jogo. Contudo, o jogo foi um grande sucesso,
pelo que salvou a empresa da falência e deu início a uma série. Desde então, a série de
videojogos estendeu-se para outros géneros como role-playing game táctico, role-playing
game de acção, massively multiplayer online role-playing game, corrida e tiro em terceira pessoa.

Apesar da maioria dos títulos Final Fantasy terem enredos, lugares e elencos independentes,
eles possuem elementos em comum que definem a franquia. Alguns desses elementos passam
pela semelhança entre enredos, nomes das personagens e jogabilidade. Os enredos centram-se
num grupo de heróis que enfrentam um grande inimigo, enquanto as personagens aprendem a
lidar com os seus próprios conflitos internos e relações interpessoais. Os nomes das personagens
normalmente derivam da história, línguas e mitologias de culturas de todo o mundo.

A série tem sido comercialmente bem-sucedida, vendendo mais de 97 milhões de exemplares,
bem-recebida pela crítica e detém sete recordes do Guinness. A série é reconhecida pela sua
inovação, os gráficos, o uso de full motion videos, personagens foto-realistas, e a música
orquestrada da autoria de Nobuo Uematsu e outros compositores. Final Fantasy tem sido uma
força de inovação no mercado dos videojogos, influenciado a gestão da Square e a sua relação
com outras produtoras de jogos electrónicos. Também foi responsável pela introdução de vários
aspecto comuns em RPGs e é acreditada pela disseminação de RPGs nos mercados ocidentais.

Texto retirado do Wikipedia





Última edição por djcoston em 19/12/12, 09:49 pm, editado 3 vez(es)

descriptionA série de RPGs mais conhecida de todos os tempos... EmptyFinal Fantasy I

more_horiz
A série de RPGs mais conhecida de todos os tempos... Ffi

Lançamento original:
18 dezembro de 1987
Plataformas:
Nintendo Enternainment System (1987)
MSX2 (1989)
WonderSwan Color (2000)
Playstation (2002)
Game Boy Advance (2004)
Mobile phone (2004)
PlayStation Portable (2007)
Wii Virtual Console (2009)
Playstation Network (2009)
iOS (2010)
Final Fantasy foi lançado originalmente para Famicom (conhecido como NES ou Nintendo-8 bits no ocidente) pela Square Co., Ltd. O primeiro jogo da série teve um time de desenvolvimento pequeno - o que era normal para a época - mas que se revelariam talentosos. Hironobu Sakaguchi foi o cabeça do projeto, que se inspirou em outros RPGs que fizeram sucesso na época, como Dragon Quest. A idéia deu tão certo que o jogo se transformou na série que perdura até os tempos atuais.

Apesar do nome Final Fantasy ser atribuído ao fato de ter sido uma última cartada da Square, que estava à beira da falência, o nome "Final" no começo não fora bem aceito pelos desenvolvedores. Um dos nomes cogitados seria Fighting Fantasy, mas por motivos de patente tiveram que optar por outra escolha. Mas o jogo deixou claro que de "Final" não tinha nada. Final Fantasy fez sucesso não só no Japão quanto nos Estados Unidos, que normalmente não se veem acostumados com RPGs orientais.

Nas últimas duas décadas, o jogo recebeu vários remakes e ports pra diversos sistemas, incluindo os computadores MSX e celulares. Algumas vezes acompanhado de seu sucessor Final Fantasy II, a compilação dos dois fora lançado para o próprio Famicom, Game Boy Advance e Playstation Portable. Seu port mais recente foi lançado como aplicativo para os sistemas iOS da Apple (iPhone, iPod Touch, iPad).

A série de RPGs mais conhecida de todos os tempos... Ff1-nesa A série de RPGs mais conhecida de todos os tempos... Ff1-psxA série de RPGs mais conhecida de todos os tempos... Images?q=tbn:ANd9GcRBePe1N6nFUHY6SSeKNeynZVRcioE9cGu5v1i63LaLBEJa0_vUFw A série de RPGs mais conhecida de todos os tempos... Images?q=tbn:ANd9GcTn-viH-tzGUJFRdFlTYB4pTDAdfGM2VV3f0KSSWa2iS97kPiyMHQ

História______________________________________________________________________________________________

Spoiler :


Gameplay______________________________________________________________________________________________

Como o jogo conta com personagens genéricos, você tem a liberdade de escolher entre seis classes para cada um dos quatro Light Warriors, havendo uma variação de 30 possibilidades para compor um time. Como era de costume na época, os personagens eram representados mais pelas suas habilidades em batalha do que por personalidades próprias. Cada classe possui uma característica que o difere das outras, fazendo com que o jogador crie táticas na escolha de seu time.

As seis classes são Fighter (nos remakes foi rebatizado como Warrior), Black Belt (posteriormente conhecido como Monk nos remakes), Thief, Black Mage, White Mage e Red Mage. Além disso, o jogo conta com uma quest opcional para evoluir as classes, permitindo a utilização de equipamentos e armas ainda mais poderosas. As seis classes evoluídas são Knight, Master, Ninja, Black Wizard, White Wizard e Red Wizard. Foi o primeiro sistema de jobs visto na série, ressurgindo em jogos futuros como em Final Fantasy III e em Final Fantasy V.

O sistema era composto por quatro modos de gameplay: mapa mundi, onde você viaja pelos continentes e oceanos do jogo; cidades ou dungeons, onde você poderia conversar com pessoas e encontrar itens em baús; batalha, cenário onde você combate com monstros e seus inimigos; e tela de menu, onde você poderia acessar o estado de cada personagem e seus itens por exemplo.

As batalhas em sua maioria são geradas aleatoriamente pelo mapa mundi ou dentro de cavernas, exceto as batalhas contra chefes. Ao contrário de Dragon Quest e Ultima que possuem batalhas um contra um, os quatro protagonistas de Final Fantasy podem confrontar até nove inimigos de uma vez. Outra diferença do jogo é a posição que os combatentes se apresentam na tela de batalha, em vez de visão em primeira pessoa com monstros frente a tela, em Final Fantasy temos os protagonistas aparecendo do lado direito e os monstros do lado esquerdo. Essa visão se tornou padrão pra muitos jogos de RPG a partir daí.

Desenvolvimento______________________________________________________________________________________________

Seguindo os moldes de Dragon Quest, Hironobu Sakaguchi deu sua súltima cartada para tirar a Square da lama, que até então só produzia jogos com fracassos de venda. A equipe era composta, além dele, por Yoshitaka Amano que se encarregou de criar o design dos personagens e monstros, Nobuo Uematsu compondo as músicas, Akitoshi Kawazu como co-designer, Nasir Gebeli como programador e Kenji Terada na produção dos cenários.

O jogo tornou-se a segunda franquia de RPG mais aclamada pelos japoneses, ficando atrás somente de sua própria inspiração: Dragon Quest da Enix. Com o sucesso de Dragon Quest em território norte-americano, lá lançado como Dragon Warrior, a Square decidiu seguir o embalo com o apoio de marketing da Nintendo. E assim foi feito, em 1990 a série estreia oficialmente no ocidente.

Final Fantasy foi o jogo mais refeito da série, ganhando remakes e ports que aumentaram significativamente seus gráficos e adição de extras para os fãs mais ferverosos. O primeirto port saiu para o MSX2 em 1989, sem muitas mudanças além de cores diferentes e mudanças nas batalhas aleatórias. Mas esta versão possui algumas limitações por ter sido lançado em disquete, havendo problemas com carregamento e saves.

Mais de uma década após seu lançamento, o jogo ganha um remake para Wonderswan Color, com direito a gráficos mais bem trabalhados, revisão do script, cenas novas, músicas novas e até um logo seguindo o padrão que surgiu a partir de Final Fantasy IV. Este remake serviu de base para uma compilação lançada em 2003 para Playstation, junto com seu sucessor Final Fantasy II, chamada Final Fantasy Origins. Os gráficos continuaram trabalhados, mas agora em maior resolução. As músicas tiveram uma qualidade muito superior usando a tecnologia de audio da Sony. Cenas em computação gráfica e uma seção de bestiário com informações e artes de cada monstro foram as adições mais significativas desta versão.

No ano seguinte, outra compilação com os dois primeiros games da série foi lançado para Game Boy Advance, chamado aqui no ocidente de Final Fantasy I & II Dawn of Souls. Apesar de esta versão não contar com as CGs avançadas da versão de Playstation, um longo extra foi adicionado chamado Soul of Chaos. Neste extra você poderia explorar quatro dungeons novas, cada uma homenageando um jogo diferente da série (Final Fantasy III, IV, V e VI). E a homenagem se dava no confronto com os chefes mais conhecidos de cada jogo como Gilgamesh de Final Fantasy V e Ultros de Final Fantasy VI.

Completando 20 anos da série, a Square-Enix decide então refazer mais uma vez o jogo de origem, dessa vez para o PSP. Final Fantasy 20th Anniversary Edition foi lançado em 2008 com gráficos em alta resolução e muito superiores a todas as outras versões lançadas até então, e um novo logo foi criado. Além do jogo contar com todos os extras das versões de Playstation One e Game Boy Advance, mais uma dungeon nova foi adicionada - The Labyrinth of Time - com uma dificuldade ainda maior e um novo super chefe de codinome Chronodia.

Sua ultima versão deu as caras nos aplicativos da Apple, bem parecida com a versão de PSP mas com algumas funções próprias para os aparelhos como jogabilidade à toque na tela e um Quick Save para você salvar o jogo em qualquer ponto que esteja ao receber uma ligação ou verificar a home, retornando no ponto salvo assim que voltar para o jogo.


Imagens de comparação


World Map:

A série de RPGs mais conhecida de todos os tempos... Ff1-msx-mapA série de RPGs mais conhecida de todos os tempos... Ff1-nes-mapA série de RPGs mais conhecida de todos os tempos... Ff1-ws-map

A série de RPGs mais conhecida de todos os tempos... Ff1-gba-mapA série de RPGs mais conhecida de todos os tempos... Ff1-psx-mapA série de RPGs mais conhecida de todos os tempos... Ff1-map-pspa


Batalha:

A série de RPGs mais conhecida de todos os tempos... Ff1-msx-battleA série de RPGs mais conhecida de todos os tempos... Ff1-nes-battleA série de RPGs mais conhecida de todos os tempos... Ff1-ws-battle

A série de RPGs mais conhecida de todos os tempos... Ff1-gba-battleA série de RPGs mais conhecida de todos os tempos... Ff1-psx-battleA série de RPGs mais conhecida de todos os tempos... Ff1-battle-pspa



Última edição por djcoston em 27/06/12, 01:35 pm, editado 9 vez(es)

descriptionA série de RPGs mais conhecida de todos os tempos... EmptyFinal Fantasy II

more_horiz
A série de RPGs mais conhecida de todos os tempos... Ff2_logo

Lançamento original:
17 dezembro de 1988
Plataformas:
Nintendo Enternainment System, WonderSwan Color, Playstation, Game Boy Advance e PSP.

Em um mundo
além do horizonte
O último pedaço de paz estava
para terminar
O imperio de Palakia
começou a consquistar o mundo
invocando demonios.
... 4 jovens de Fin
perderam suas famílias...
E tentam escapar
da perseguição dos inimigos....

A mesma equipe do primeiro faz o segundo jogo e melhora a caracterização dos personagens, dando falas exclusivas e personalidades para cada um deles alem de um roteiro um pouco mais complexo que o primeiro. A idéia de lançar Final Fantasy II nos EUA em 1991 foi cogitada, e um cartucho protótipo foi feito para o jogo totalmente traduzido, no entanto, o projeto foi cancelado para dar chances ao mais novo Final Fantasy da época (Final Fantasy IV). FFII teria o subtitulo de “Dark Shadow over Palakia”. Dizem que o que teria ocorrido era um desentendimento com a Square dos EUA, e isso teria também influenciado o “não” lançamento de Final Fantasy III para o ocidente. O jogo nunca foi lançado fora da Ásia na sua forma original. Vários “remakes” foram feitos, para GBA, Sony Playstation entre outros e só em 2003 o jogo veio para o ocidente através dos remakes. FFII também ganhou uma versão para o Family Computer Disk System mas não foi licenciada pela Square.

Final Fantasy II começou a se firmar com uma história cada vez mais bem trabalhada, personagens marcantes, e também por ter sido o primeiro a implantar elementos que depois nós veríamos em todos os Final Fantasy, como Chocobos, e um personagem de nome Cid. Inovou pelo fato de não possuir level, os personagens evoluíam através de um sistema diferente, onde quanto mais você usa sua espada, mais você ganha força. Para alguns um sistema irritante, e cansativo, mas muito inovador. Tem gente que até hoje pensa que Final Fantasy X foi o primeiro a não ter level. Um sistema semelhante a esse de FFII foi adotado na série SaGa da Square. Esse jogo foi na realidade desenvolvido por Akitoshi Kawazu, criador da série SaGa.

Por causa da popularidade de Final Fantasy durante os anos 90, Final Fantasy II foi um dos primeiros jogos a ter tradução feita por fãs da série pelo grupo NeoDemi Force.

Firion, Gus, Maria e Leon são quatro personagens principais que agora passam a ter não só nome, mas uma história própria. Em sua vila, onde os quatro moravam, inclusive seus familiares, todos foram mortos pelo império de Palamecia. Hilda, rainha do reino de Altair, resgata os heróis e se junta ao grupo na empreitada de vingar a morte de seus pais. O jogo não virou apenas uma luta entre os impérios, mas uma busca pelo irmão desaparecido de Maria (Leon), que sumiu logo após eles fugirem do ataque do império de Palamecia. No final de sua jornada, os heróis derrotam o Imperador mas notam que ele ressurgiu do submundo como o comandante do Inferno..

Além do sistema de evolução de personagens, Final Fantasy II contava também com outro sistema inovador, o de palavras-chave. Com ele você tinha que decorar algumas palavras especificas e usá-las sabiamente em algum momento da história em busca de cumprirem objetivos.

Última edição por djcoston em 27/06/12, 01:42 pm, editado 3 vez(es)

descriptionA série de RPGs mais conhecida de todos os tempos... EmptyFinal Fantasy III

more_horiz
A série de RPGs mais conhecida de todos os tempos... Final_fantasy_III_logo

Lançamento original:
27 de abril de 1990
Plataformas:
Nintendo Enternainment System e Nintendo DS.

Ainda produzido pela mesma equipe, FFIII trás novamente a história de quatro jovens como base do roteiro principal. Final Fantasy III foi o primeiro a implantar um sistema jobs aperfeiçoado e mais complexo que em FFI. Foi um dos maiores rpgs lançados para o “Nintendinho” e um dos FF mais conceituados no oriente. Ele lançou vários elementos conhecidos na série como as Summons, Fat Chocobo e Moogles. O jogo nunca teve uma versão americana, em 2005 a Square-Enix anunciou estar fazendo um remake de Final Fantasy III para o portátil da Nintendo, o Nintendo DS, mas nada foi dito sobre uma versão americana. O presidente da Square afirmou que já havia planos de lançar um remake dessa versão, mas por várias complicações isso nunca foi feito.

Uma das complicações referidas foi na versão para WonderSwan Color, pouco conhecido aqui no ocidente, mas era um portátil da Bandai. O jogo começou a ser produzido para o portátil, mas devido à própria morte do console, o lançamento nunca ocorreu, ainda assim a Bandai queria que a Square o lançasse. Muito mais tarde a Nintendo queria uma versão de FFIII para o Game Boy Advance, mas a Square tinha projetos demais na fila.

Em 1999 Final Fantasy III teve uma tradução não oficial para o inglês por Neill Corlett e Alex W. Jackson.

A versão para Nintendo DS será lançada em 2006, o produtor executivo de Final Fantasy XI está cuidando do projeto, e membros da “staff” original estão juntos, como Kazuhiko Aoki e Koichi Ishii estão supervisionando o projeto para que o jogo fique com os padrões do original. O jogo será totalmente em 3D, será o primeiro “remake de verdade” que um Final Fantasy recebe. No entanto, ao que parece, os cenários serão iguais ao original, só transportados para o 3D. Akihiko Yoshioda é quem está por trás do “character design”, agora os personagens serão 3 homens e uma mulher. Os nomes que se tem noticia são: Lunes, Alku Lefia e Ingus. Todos os personagens terão nova personalidade e também uma nova história, no entanto, a história principal do jogo não será mudada.

Há muitos anos Noah, um arquimago muito poderoso concedeu suas técnicas para três jovens estudantes. A Dorga ele concedeu o reino da magia, a Unne o reino dos sonhos e a Zande o reino dos humanos. No entanto, o poder se tornou a cegueira de Zande que passou a desejar dominar os três reinos.
Muitos anos depois, quatro heróis por brincadeira foram parar no Templo do Cristal de Vento. Em meio a esse fenômeno, os jovens guerreiros conhecem a história de Noah e encontram uma feiticeira chamada Elia. Juntos, são incumbidos de restabelecer o equilíbrio entre o bem e o mal e acabar com o terrível Zande.

Eles combatem o mal no mundo e descobrem que o continente voador onde vivem é apenas uma pequena parte de um planeta submerso em água. Com a ajuda da feiticeira Elia e o cristal da água, eles salvam o mundo e viajam até a torre de cristal.
Lá eles lutam contra o feiticeiro Zande, supostamente a fonte do mal no mundo. Só que ao derrotá-lo, eles são atacados e vencidos pela Nuvem da Escuridão. Eles seguem essa entidade demoníaca até o Mundo Negro, onde devem combater os quatro cavaleiros negros: cópias malvadas deles mesmos - para então enfrentar a perversa entidade.

Alguns jogos da Square fazem referencias a FFIII. Como “Chocobo Racing” que usa varias musicas do jogo, incluso a abertura e FFIX que tem itens especiais chamados ”Doga`s Artifact” e “Une`s Mirror”.


Última edição por djcoston em 02/06/12, 05:48 pm, editado 2 vez(es)

descriptionA série de RPGs mais conhecida de todos os tempos... EmptyFinal Fantasy IV

more_horiz
A série de RPGs mais conhecida de todos os tempos... Ff4_logo

Lançamento original:
19 de abril de 1991
Plataformas:
Super Nintendo, WonderSwan Color, Playstation, Game Boy Advance, Nintendo Wiiware e PSP

Inicialmente FFIV era para ser desenvolvido para o Nintendinho, mas veio para os 16 bits devido a insistência da Nintendo. Aqui Hiromichi Takada sai da direção e entra Yoshinori Kitase.

Final Fantasy IV marca muitas novas coisas na série Final Fantasy, começando pelos personagens cada vez mais trabalhados, e também pela capacidade do novo console de 16-bits. As múscas de Nobuo Uematsu em FFIV são consideras as melhores por muitos fãs e críticos.

A história fica mais focada no enredo que aumenta mais em profundidade e drama.

O sistema de jogo muda completamente, e é adicionado o famoso Active Time Battle System (ATB). Que ficaria então famoso e usado em praticamente todos os outros FFs, e copiado até mesmo por muitos outros RPGs. O sistema de habilidade é considerado um dos mais simples de toda a série. Final Fantasy IV é um jogo bastante linear na maior parte do tempo, você só chega no fim por um caminho. No entanto, algumas quests podem ser feitas. Existe uma quest, onde você encontra uma sala secreta, dentro dessa sala existem personagens que representam os programadores do jogo. No subsolo do castelo de Baron, existe um inimigo, que, se for derrotado, pode ser invocado como aliado depois.

O protagonista desse capítulo é Cecil, um cavaleiro negro responsável por vários crimes em nome de seu reino, mas que se arrepende de seus pecados.
Os personagens de Final Fantasy IV fazem parte do primeiro elenco da série realmente memorável, todos são extremamente carismáticos e tem seus momentos marcantes.

Do lado da vilania temos Golbez um dos vilões mais odiados de toda a série. Ele acaba manipulando Kain para trair e tentar matar seu melhor amigo, Cecil.

Este foi o primeiro game onde os Chocobos tinham varias raças, os amarelos, corredores, brancos, que curam o MP e os negros, que voam. Foi também, o único a por 5 personagens por batalha ao mesmo tempo.

A versão americana foi extremamente criticada por sua tradução que tirou qualquer tipo de referência que pudesse irritar mães de jogadores mais novos, assim como facilitar incrivelmente o jogo.

Ele inicialmente seria lançado para o GBA mas foi lançado antes para o WonderSwan Color, que se mostrou muito limitado e nem a Square achava que o portatil suportaria rodar o jogo. Só agora FFIV veio para o GBA.



Expandir esta imagemReduzir esta imagem Ver em tamanho real
A série de RPGs mais conhecida de todos os tempos... Final-Fantasy-IV-2007-Characters-Illustration

Final Fantasy IV (conhecido como Final Fantasy II nos EUA) é um dos maiores clássicos do gênero. Com uma história surpreendente, uma ótima trilha sonora, e uma jogabilidade simples, revolucionou a indústria dos RPGs na data de seu lançamento.

Gráficos: Para a época, os gráficos do jogo não eram dos melhores. O jogo originalmente seria lançado para o Nintendo original,no entanto, foi tomada uma decisão que FF4 sairia para o Super Nintendo em vez do NES. A Square desesperadamente tentou atualizar os gráficos do jogo, mas como eles não tinham muito tempo para isso, o jogo meio que foi lançado "as pressas" (neste quesito) , os gráficos melhoraram com as devidas modificações, mas não tanto quanto eles esperavam. No entanto, ainda assim eram muito bons em comparação com os outros jogos de SNES da época.

Som: Se por um lado os gráficos do jogo não eram o ponto forte, já a parte sonora é impecável. Produzida pelo genial mestre Nobuo Uematsu, a música de Final Fantasy IV é adequada a cada situação no jogo. O tema principal "Theme of the Red Wings" é algo memorável, que logo de cara faz com que o jogador já entre no clima inicial da história. Algumas destas músicas garantem a emoção, como por exemplo a "Battle With the Four Fiends"