Fórum RPG Players
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum RPG PlayersEntrar

Um fórum destinado aos jogadores de RPG

Quais jogos Não-RPG você está jogando?

power_settings_newInicie sessão para responder
+24
Hazuki
vico
Frankie Fountaine
Omni
Sorrowful-Shadow
danthrash
Pedro_Laharl
Aiden Cooper
Patolino
DeK
SquallxD
akapachi
grun
Saint Rafael
MrLinx
hawk666
rpgmaster
gizellechan
DeathMaster
Akiha
Sir Greg
apesfiu
Krod
Whitewolf
28 participantes

descriptionQuais jogos Não-RPG você está jogando? - Página 92 EmptyRe: Quais jogos Não-RPG você está jogando?

more_horiz
Foi anunciado um Port oficial do jogo de horror clássico Clock Tower, sendo assim a primeira vez, após mais de 30 anos de espera, que os fãs vão poder jogar o jogo de forma oficial, com idiomas em inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e japonês.
Esse jogo nunca tinha sido lançado oficialmente no Ocidente, contava apenas com uma versão traduzida por fãs, com uma tradução bem ruim.

Essa versão terá nova abertura, cutscenes estilo HQ, um tema musical cantado pela Mary Elizabeth McGlynn, conhecida pelos vocais em Silent Hill.
Vai manter os gráficos, mecânicas de gameplay, mas vai adicionar melhorias.
O jogo está planejado para lançar em 2024 e será publicado pelos Wayfoward e Limited Run Games.

Um dos precurssores do survival horror.

O primeiro Clock Tower foi lançado em 1995, para o SuperFamicon, depois foi portado para PC/Playstation/SNes.
É um dos primeiros jogos de survival-horror junto com Sweet Home e Alone in the Dark, antes de Resident Evil popularizar o gênero no final da década de 90.
Como comentado, o jogo nunca chegou de forma oficial no Ocidente, tendo somente tradução por fãs (e ficou assim por quase 30 anos!).
Quais jogos Não-RPG você está jogando? - Página 92 Clock-Tower-frame

A trama é sobre um grupo de garotas orfãs que vão para uma mansão na Noruega, junto com a mentora Mary, para serem adotadas.
Ao chegar na grande mansão, após um apagão, as amigas de Jennifer Simpson, nossa protagonista, desaparecem misteriosamente.
Cabe então à nossa heroína procurar pelas amigas, investigar os mistérios por trás da Mansão Barrows e, claro, tentar sobreviver do Stalker Scissorman, uma figura deformada que carrega um grande par de tesouras de jardineiro.
Quais jogos Não-RPG você está jogando? - Página 92 Screen-shot-2023-07-12-at-33224-pm-1
Quais jogos Não-RPG você está jogando? - Página 92 Dearbo10
Scissorman

A gameplay é no estilo Point&Click, onde nós clicamos em um local no cenário e a personagem se move automaticamente até ele.
Exploramos a imensa Mansão Barrows, coletando itens, lendo textos e pistas sobre a trama e desbloqueando novas áreas na mansão, tudo isso, é claro, com um assassino à solta.
Dependendo de certas rotas tomadas, certos eventos acabam sendo desencadeados, como causar a morte das amigas de Jennifer e fazer o Scissorman aparecer e nos perseguir incansavelmente.
A personagem não pode lutar contra a ameaça, apenas fugir e se esconder para despista-lo, seja se escondendo embaixo de camas, se trancar dentro do banheiro, trancar portas, etc. Mas em alguns casos, o Scissorman não pode ser parado, atacando a porta e conseguindo entrar e matar a personagem.
O máximo que podemos fazer é impedir o ataque mortal ao ficar apertando o botão de luta (que vai depender do console usado), onde a Jennifer consegue se livrar do ataque e fugir, mas o êxito da fuga vai depender do status mental dela: caso o avatar dela esteja em cor vermelha, significando estado de pânico, ela não conseguirá escapar do ataque e acabará sendo morta.
Azul é a cor que representa o status normal da personagem, e a cor vai mudando dependendo do desenrolar da jogatina. Tem que manter a cor sempre alta, pois caso fique em condição de perigo, ela pode acabar tropeçando e não conseguir fugir do ataque do Scissorman, como já comentado.
Quais jogos Não-RPG você está jogando? - Página 92 2695631-1
Quais jogos Não-RPG você está jogando? - Página 92 Ahhh-clock-tower-snes

Um grande problema e que frusta muito é que, apesar dos designs da mansão serem bonitos, todos os cenários externos são iguais, o que deixa a exploração confusa, e pra piorar não tem mapa.
Temos que memorizar de cabeça qual cômodo fica atrás das portas.
A lentidão do movimento da personagem também não ajuda, subir e descer escadas é um suplícico de tão demorado.
A Jennifer consegue correr durante a exploração, pelo menos.
Por ter vários finais, tem que se fazer muita coisa para desbloquea-los. Verificar item X desencadeia evento Y. Há ordens corretas para fazer as coisas, então fazer todos os finais pode acabar demorando.
Muito da gameplay é somente pegar tal item em local A e leva-lo para o local B. É um vai e volta, sobe escada, desce escada, no final o jogador se sente um maratonista das Olimpíadas.
Quais jogos Não-RPG você está jogando? - Página 92 Hq720

Embora a gameplay possa ser difícil ou irritante para os padrões de hoje, o jogo tem uma boa atmosfera e cenários bons. Prezando mais pelo suspense e mistério, a quase falta de trilha sonora ajuda, pois a maioria dos sons são apenas os rangeres das portas abrindo, os passos da Jennifer andando pelo assoalho, e o barulho das lâminas das tesouras do Scissorman batendo.
Pouca música é usada, só em momentos chaves e cutscenes.
A música tema de perseguição Don't Cry Jennifer toca sempre que o Scissorman aparece e persegue a personagem. É um tema muito bom e icônico.

Inspirações no Cinema de Horror Italiano

Dario Argento é um diretor italiano que serviu de inspiração para Clock Tower, inclusive influenciou Silent Hill também.
Duas obras do diretor mais notadas no jogo são Suspiria (1977) e Phenomena (1985), o último sendo o mais óbvio, por ter várias referências e semelhanças na trama do jogo.
É nítida a semelhança da atriz Jennifer Connely com a protagonista Jennifer Simpson. Ambas as obras têm muito em comum em termos de enredo, mas não irei comparar por causa de spoilers.
Quais jogos Não-RPG você está jogando? - Página 92 JenniferComparison
Esquerda: Jennifer de Phenomena, Direita: Jennifer de Clock Tower.

O Legado de Clock Tower

O jogo recebeu várias sequências, uma intitulada Clock Tower, mesmo nome do primeiro jogo e por causa disso houve confusão entre o público, pois como o primeiro jogo não chegou no Ocidente, apenas esse, muitos pensavam que era o primeiro Clock Tower e jogaram sem saber que se tratava de uma sequência.
Para diferenciar os dois, o Clock Tower original recebeu o subtítulo de The First Fear.
Quais jogos Não-RPG você está jogando? - Página 92 Maxresdefault

Clock Tower 2: The Struggle Within, apesar de ter o "dois" no título, esse jogo não tem relação nenhuma com os dois primeiros, que são o começo e continuação, por isso houve mais confusão entre o público.
A protagonista é diferente e a história não tem nada a ver com os outros jogos.
Os fãs consideram esse o pior jogo da franquia, e eu devo concordar, porque foi uma experiência mais irritante do que divertida.
Quais jogos Não-RPG você está jogando? - Página 92 Maxresdefault

Clock Tower 3 foi lançado para o Playstation 2. Também não tem relação com os outros jogos, nova protagonista e nova história.
Aqui a protagonista viaja para vários períodos diferentes da história para salvar a alma de espíritos inquietos, têm vários perseguidores com visual inspirado em vilões de filme slasher, tipo Michael Myers, Jason, Leatherface, etc.
Tem magia e, inclusive, a protagonista se transforma a lá Sailor Moon.
Quais jogos Não-RPG você está jogando? - Página 92 Maxresdefault

Haunting Ground Jogo com gameplay parecida, onde a protagonista estar em um grande castelo gótico e é perseguida por stalkers.
Não sei muito sobre o desenvolvimento desse jogo por ainda não ter jogado, mas muitos consideram ele o "Clock Tower da Capcom".
Quais jogos Não-RPG você está jogando? - Página 92 Fionahewie2

NightCry Jogo do criador de Clock Tower, Hifumi Kono. Era para ser um sucessor espiritual, inclusive, Masahiro Ito, conhecido pelo design dos monstros dos primeiros 3 Silent Hills, desenhou o Monstro Stalker do jogo, chamado Scissor Walker.
O jogo teve péssima recepção de crítica e público.
Quais jogos Não-RPG você está jogando? - Página 92 DSC00215
Hifumi Kono (esquerda), criador de Clock Tower

Remothered Esse projeto começou como sendo um remake de fã do primeiro Clock Tower, existem imagens e vídeos sobre o projeto, mas ele acabou sendo cancelado e virou um jogo original.
É um "Jogo de Stalker", assim como os outros, onde não podemos lutar e só fugir e se esconder.
Também é inspirado nos filmes de Dario Argento, inclusive, há uma homenagem à Clock Tower envolvendo um item colecionável mostrando o poster de um filme com um par de tesouras.
Remothered estava planejado para ser uma trilogia, mas, devido à problemas no desenvolvimento, o terceiro capítulo do jogo foi cancelado, ficando somente dois jogos lançados: Remothered: Tormented Fathers e Remothered: Broken Porcelain.
Quais jogos Não-RPG você está jogando? - Página 92 Remothered-Tormented-Fathers-header
Quais jogos Não-RPG você está jogando? - Página 92 Screen01or0
Quais jogos Não-RPG você está jogando? - Página 92 Tumblr_pppca5vfqI1uka1g6_640
Quais jogos Não-RPG você está jogando? - Página 92 Remothered_scissorman

Conclusão: Clock Tower é um clássico do survival-horror e que acabou influenciando várias obras com o passar do tempo. O próprio Outlast, que é um "Jogo de Stalker", mas não foi o primeiro a usar esse estilo de gameplay.
O jogo original tem problemas, principalmente na jogabilidade, que pode ser lenta e datada para os padrões de hoje, e que pode exigir paciência por parte dos jogadores.
Esse Port foi um anúncio que ninguém esperava, mas foi uma surpresa muito bem-vinda.
Quais jogos Não-RPG você está jogando? - Página 92 Nfkl

descriptionQuais jogos Não-RPG você está jogando? - Página 92 EmptyRe: Quais jogos Não-RPG você está jogando?

more_horiz
@Thiago 
Clock Tower é show mesmo
Se lembro bem foi a AGTP que traduziu, e muita gente estava ansiosa para jogar naquela época.

O jogo do PS2 parece ótimo também.
Vi uns vídeos só jogo e gostei.

Obrigado por compartilhar Quais jogos Não-RPG você está jogando? - Página 92 1562904799

descriptionQuais jogos Não-RPG você está jogando? - Página 92 EmptyRe: Quais jogos Não-RPG você está jogando?

more_horiz
Texto muito legal sobre Clock Tower @Thiago! Eu tinha visto o anúncio da nova versão pela WayForward e gostei da escolha do estúdio, o mesmo que desenvolveu Shantae que é uma série de metroidvanias bem charmosa. Não fazia ideia do legado que Clock Tower tinha, nem suas inspirações, mas ao olhar por alto o que as produções que se basearam nele eu ainda acho o original mais interessante principalmente na parte visual. Talvez espere o novo pra enfim conhecê-lo já que adoro survival horrors.

Aproveitando, comecei aqui Need For Speed: Unbound no Xbox Series S. É um dos jogos que reservei pra finalizar durante as férias e estou curtindo a correria por Lakeshore City. Na verdade tá sendo uma experiência diferenciada jogar um NFS novamente após tanto tempo jogando Forza Horizon 4 que, pra mim, é o melhor jogo de corrida da atualidade dada a liberdade e diversão que ele proporciona. Ainda assim o visual de Unbound que mescla uma estética estilizada com cel-shading para personagens e efeitos é uma das partes que mais curti, enquanto o manejo dos carros não estejam longe do que já estou habituado na franquia; entre novidades porém tem o elemento de risco x recompensa uma vez que aceitar corridas e desafios em sequência aumenta a atenção das autoridade, então embora possamos ganhar mais dinheiro a polícia pode nos prender e tirar uma grana bem gorda — das vezes em que fui pego eu perdi quase toda minha grana!



Quais jogos Não-RPG você está jogando? - Página 92 Daibokem-logo

descriptionQuais jogos Não-RPG você está jogando? - Página 92 EmptyRe: Quais jogos Não-RPG você está jogando?

more_horiz
@Daniel Os personagens do Clock Tower 3 se movem de forma exagerada e teatral, beirando o cômico. É engraçado e acaba não tendo um clima mais sério. E o Ronnie Weasley aparece no jogo Quais jogos Não-RPG você está jogando? - Página 92 1987017162


@Hazuki O primeiro é o melhor de todos. Só a gameplay mais lenta que pode acabar incomodando. Mas eu gosto do 2, a sequência, não o Struggle Within (que é muito ruim rs).
E eu quero muito ouvir a música tema cantada pela McGlynn.

Sobre jogos de carro, eu jogava muito o Top Gear, de Snes.
Essa música aqui é muito boa, todo mundo só escolhia o carro branco, porque era o mais rápido.


E eu jogava também o Pickup Express.
Quais jogos Não-RPG você está jogando? - Página 92 00495de2-ab8b-11ed-8048-02420a000198
Quais jogos Não-RPG você está jogando? - Página 92 1c6d67ee9616cecd5fac06078232c2d9

descriptionQuais jogos Não-RPG você está jogando? - Página 92 EmptyRe: Quais jogos Não-RPG você está jogando?

more_horiz
Ano passado eu lembro de conversar sobre Corpse Party por aqui, e recentemente anunciaram um jogo novo da franquia, que será considerado a "verdadeira sequência" do primeiro jogo. Será lançado em 2024. Dois títulos promissores para o ano que vem.
Quais jogos Não-RPG você está jogando? - Página 92 Corpse-Party-II-Ann_08-11-23_001-768x432

Site Oficial

descriptionQuais jogos Não-RPG você está jogando? - Página 92 EmptyRe: Quais jogos Não-RPG você está jogando?

more_horiz
@Thiago
Se você curte Top Gear, uma boa recomendação é jogar os primeiros jogos da série quando ainda se chamavam Lotus.

Fizeram muito sucesso em computadores como Amiga e Commodore, mas você consegue jogar no mega drive também.

descriptionQuais jogos Não-RPG você está jogando? - Página 92 EmptyRe: Quais jogos Não-RPG você está jogando?

more_horiz
@Daniel Não sabia disso. Até hoje eu descubro coisas novas sobre jogos gba

descriptionQuais jogos Não-RPG você está jogando? - Página 92 EmptyRe: Quais jogos Não-RPG você está jogando?

more_horiz
Quais jogos Não-RPG você está jogando? - Página 92 20230202-ovicio-resident-evil-4-remake-61-1050x525

Terminei o remake de Resident Evil 4.
Eu acompanhei o desenvolvimento do jogo de perto, e eu estava muito animado vendo as entrevistas dos desenvolvedores e o foco deles em se focar mais no "horror", prezando pela atmosfera, já que o original se afastou das raízes do Survival Horror para focar mais em ação e Shooter.
A Direção de Arte desse jogo é deslumbrante! Todos os cenários são bem detalhados e bonitos de ver: Desde o vilarejo, às igrejas em ruínas ao castelo gótico cheio de câmaras secretas, objetos de tortura, monstros sinistros, sendo ele uma das minhas seções favoritas.
A atmosfera de suspense é boa, embora em termos de ação, ele tem muito mais que o original, principalmente na reta final, que rola muita explosão e destruição.
Quais jogos Não-RPG você está jogando? - Página 92 Resident-Evil-4_20230319145610

A Ashley do original é insuportável, mas eu achei a do remake bem melhor.
Inclusive, ela tem um papel mais ativo na narrativa, pois tem toda uma parte em que nós jogamos com ela, essa parte sendo o mais Survival Horror do jogo, já que a Ashley não usa armas para se defender (além de uma lanterna que paralisa os inimigos) e morre com um golpe. Essa parte é muito tensa.
Quais jogos Não-RPG você está jogando? - Página 92 4115511-residentevil4ashleytreasurekeyspuzzlesguide-1

Claro, ela ainda precisa ser protegida, pois os Ganados ainda podem pegar e carregar ela, ela leva dano e fica incapacitada precisando de ajuda urgente. Outra coisa é que, caso a gente acerte um tiro nela, ela morre e dá Game Over. Ainda podemos dar comandos à ela para se esconder, facilitando as partes em que temos que lidar com hordas de inimigos e ela não fica no meio do tiroteio, atrapalhando.
Quais jogos Não-RPG você está jogando? - Página 92 6

Teve muita coisa nova e original adicionada, aumentando a duração do jogo em comparação ao original. Mas a velha maleta continua firme, ainda podendo aumentar o tamanho dela e ainda podemos customiza-la, equipando certos itens com diferentes efeitos, desde aumentar a cura da erva, dano etc.
O famoso mercador também voltou, vendendo várias armas e outros itens.
Podemos customizar as armas, vender tesouros que encontramos ao longo da aventura, gerenciar os itens etc.
Quais jogos Não-RPG você está jogando? - Página 92 Re4brokenbutterflymagnum

Outra coisa para se elogiar é que eles tiraram cenas mais absurdas, tipo o Leon se esquivando dos lasers a lá Matrix e as estátuas gigantes.
Esse tipo de coisa que eu não curto muito e tem muito disso no 5 e 6.
Quais jogos Não-RPG você está jogando? - Página 92 Resident-Evil-4-Remake-3

Muitos fãs consideram o remake melhor que o original, se eu tivesse que escolher, acho que ficaria com o remake (eu já não era apegado ao original mesmo).
Ele melhorou muita coisa e adicionou muita coisa legal.
Eu acho que esse jogo e o Zelda: Tears of the Kingdom têm grandes chances de ganhar o Game of the Year.
Acho que um desses dois jogos levam.
Enfim, mais um acerto da Capcom.

Agora resta saber qual será o próximo remake. Muitos querem o do 5, mas eu faço parte do grupo que preferiria um remake de Code Veronica.
Jogamos em tuas mãos, Capcom.
Quais jogos Não-RPG você está jogando? - Página 92 Resident-evil-4-remake-new-game-plus

descriptionQuais jogos Não-RPG você está jogando? - Página 92 EmptyRe: Quais jogos Não-RPG você está jogando?

more_horiz
@Thiago
Legal seu depoimento do RE4.
Parece super caprichado mesmo.

Eu gosto muito do Code Veronica, só o final boss que esperava um pouco mais. Mesmo assim, joguei muito ele.

Eu acho que tem um filme que eles reproduzem essa cena dos lasers. Como faz muitos anos que assisti, já não lembro muito bem, mas era bem forçado.

Parabéns Quais jogos Não-RPG você está jogando? - Página 92 3817302838

descriptionQuais jogos Não-RPG você está jogando? - Página 92 EmptyRe: Quais jogos Não-RPG você está jogando?

more_horiz
@Daniel Hoje eu não ligo mais para RE. Então se jogos da franquia que eu gosto não receberem remakes vai ser tanto faz e, se tiver, serão bem-vindos.

Enfim, ainda tenho que jogar o remake do 2.
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder