Fórum RPG Players
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum RPG PlayersEntrar

Um fórum destinado aos jogadores de RPG

The Legend of Zelda: Oracle of Ages & Seasons

power_settings_newInicie sessão para responder
+5
Daniel
MrLinx
Whitewolf
hawk666
Hazuki
9 participantes

descriptionThe Legend of Zelda: Oracle of Ages & Seasons - Página 2 EmptyRe: The Legend of Zelda: Oracle of Ages & Seasons

more_horiz
Terminei os dois primeiros do Nes e mais o DX do Game Boy, esse último, foi o que mais gostei.

Em termos de gênero, apenas o segundo considero mais para o ramo, e é o único dos três que deixo na minha lista de RPGs finalizados, e com o nariz bem torcido ainda innocent

Quero muito jogar o Skyward Sword e o Ocarina.


beaten Meu Backloggery
STAR MAL My anime list
STARAZUL MAL My mangá list

descriptionThe Legend of Zelda: Oracle of Ages & Seasons - Página 2 EmptyRe: The Legend of Zelda: Oracle of Ages & Seasons

more_horiz
Hazuki escreveu:
De fato a Nintendo não caracteriza Zelda um RPG, é uma Aventura de Ação. Particularmente sempre o considerei também um RPG de Ação. A linha quanto a definição sobre um RPG é tênue ao meu ver pois na tradução de role playing game temos um jogo de interpretação, e se fossemos levar isso ao pé da letra interpretamos personagens em diversos gêneros. Mas são os outros padrões que contam, creio.

Só não concordo com o ponto de vista, independente de Zelda ser ou não RPG, que engloba a série Zelda com tramas pouco elaboradas ou mesmo falta de personalização. Ao menos não, e principalmente, se colocamos Skyward Sword em vista.


Sim, Hazuki. Se formos levar o termo ao pé da letra, pela raíz, ironicamente vai ter muito mais jogo de outro gênero sendo RPG que os próprios ditos-RPG. Mas, no caso, seria a definição de RPG eletrônico mesmo. Os ditos hoje JRPGs definiram certos pontos (de maneira geral, os de gameplay), assim como os "recém-nascidos" WRPGs definiram outros (novamente de maneira geral, no quesito enredo/personagem, sendo esse gênero mais próximo do RPG original). Então, levando por pontos técnicos, dá pra dizer sim que a série hoje está fora do gênero.

E, galera, discordo de que "cada um considera o que quer". Se for assim, posso considerar FIFA 13 um tactics porque eu quero? Claro que cada um tem a liberdade de achar o que quiser e se importar com o que quiser, mas, se tá expondo isso e rolar debate, vamos apresentar pontos plausíveis, acho que pra isso que serve o fórum.


www.jogadorpensante.wordpress.com

descriptionThe Legend of Zelda: Oracle of Ages & Seasons - Página 2 EmptyRe: The Legend of Zelda: Oracle of Ages & Seasons

more_horiz
Daniel Z escreveu:
Terminei os dois primeiros do Nes e mais o DX do Game Boy, esse último, foi o que mais gostei.

Em termos de gênero, apenas o segundo considero mais para o ramo, e é o único dos três que deixo na minha lista de RPGs finalizados, e com o nariz bem torcido ainda innocent

Quero muito jogar o Skyward Sword e o Ocarina.


Se eles continuarem tomando um rumo como em Skyward Sword acho que poderemos considerá-lo ainda mais também, mesmo não sendo oficialmente. E DX é awesome! I love you

hawk666 escreveu:

Sim, Hazuki. Se formos levar o termo ao pé da letra, pela raíz, ironicamente vai ter muito mais jogo de outro gênero sendo RPG que os próprios ditos-RPG. Mas, no caso, seria a definição de RPG eletrônico mesmo. Os ditos hoje JRPGs definiram certos pontos (de maneira geral, os de gameplay), assim como os "recém-nascidos" WRPGs definiram outros (novamente de maneira geral, no quesito enredo/personagem, sendo esse gênero mais próximo do RPG original). Então, levando por pontos técnicos, dá pra dizer sim que a série hoje está fora do gênero.

E, galera, discordo de que "cada um considera o que quer". Se for assim, posso considerar FIFA 13 um tactics porque eu quero? Claro que cada um tem a liberdade de achar o que quiser e se importar com o que quiser, mas, se tá expondo isso e rolar debate, vamos apresentar pontos plausíveis, acho que pra isso que serve o fórum.


Entendo seu ponto de vista hawk, e entendo também que Zelda pode não apresentar os padrões que fortemente levam a definir um RPG virtual hoje para a maioria. Todavia vai do pessoal de cada também, afinal embora ele não seja oficialmente o deixo na mesma categoria de outros RPGs com ação inclusa, principalmente, friso, após Skyward Sword e inclusões mais reconhecíveis à nossa comunidade.

Mantendo nossas opiniões só peço que deixemos a discussão num nível saudável. Vamos debater sempre, concordando ou não, afinal cada um carrega um DNA, mas sempre sendo acima de tudo uma comunidade unida. The Legend of Zelda: Oracle of Ages & Seasons - Página 2 1562904799

descriptionThe Legend of Zelda: Oracle of Ages & Seasons - Página 2 EmptyRe: The Legend of Zelda: Oracle of Ages & Seasons

more_horiz
hawk666 escreveu:
E, galera, discordo de que "cada um considera o que quer". Se for assim, posso considerar FIFA 13 um tactics porque eu quero? Claro que cada um tem a liberdade de achar o que quiser e se importar com o que quiser, mas, se tá expondo isso e rolar debate, vamos apresentar pontos plausíveis, acho que pra isso que serve o fórum.


Concordo com nosso amigo.
Antigamente, possuía conceitos muito errados sobre os jogos.
Claro, grande influência de sites "especializados", digamos assim, e também desse famoso movimento conhecido como RPGnilização, onde um jogo de ursinho que pula na cabeça de abelhas recebe um título de RPG Action pois no final de uma fase, recebe uma cartola que aumenta seu pulo em 1.5X e ele conversa, veja só, com outros personagens.
innocent
E, se de alguma forma, não se consegue ter uma boa definição com argumentos, aí basta criar mais um dos famosos sub-gêneros.

Mas, isso será uma discussão para um outro tópico que será criado logo, logo, pois virá coisa boa daí... innocent

E, Hawk, gostei da elegância e cavalheirismo de sua resposta em alto nível, colocando fatos contundentes como argumentos The Legend of Zelda: Oracle of Ages & Seasons - Página 2 3217733423


beaten Meu Backloggery
STAR MAL My anime list
STARAZUL MAL My mangá list

descriptionThe Legend of Zelda: Oracle of Ages & Seasons - Página 2 EmptyRe: The Legend of Zelda: Oracle of Ages & Seasons

more_horiz
hawk666 escreveu:


Sim, Hazuki. Se formos levar o termo ao pé da letra, pela raíz, ironicamente vai ter muito mais jogo de outro gênero sendo RPG que os próprios ditos-RPG. Mas, no caso, seria a definição de RPG eletrônico mesmo. Os ditos hoje JRPGs definiram certos pontos (de maneira geral, os de gameplay), assim como os "recém-nascidos" WRPGs definiram outros (novamente de maneira geral, no quesito enredo/personagem, sendo esse gênero mais próximo do RPG original). Então, levando por pontos técnicos, dá pra dizer sim que a série hoje está fora do gênero.

E, galera, discordo de que "cada um considera o que quer". Se for assim, posso considerar FIFA 13 um tactics porque eu quero? Claro que cada um tem a liberdade de achar o que quiser e se importar com o que quiser, mas, se tá expondo isso e rolar debate, vamos apresentar pontos plausíveis, acho que pra isso que serve o fórum.


Pois é Hawk, como eu havia dito cada um tem sua opinião sobre o que considera ser ou não ser e respeito a opinião individual de cada um, e como eu tinha dito antes, não me baseio apenas na minha opinião, como eu disse tenho sites que julgo serem confiáveis para avaliar o quesito gênero. Como você disse se formos levar em conta a opinião sem olhar a ficha técnica eu estaria considerando Warcraft 3 como RPG até hoje (a própria Blizzard diz ser um RTS com elementos de RPG). Wink Quanto a Zelda, os jogos da série seguem todos a mesma base desde o primeiro evoluído é claro o sistemas de comando, gráficos, sons e etc. mas a base do jogo é a mesma, e se consideram os primeiros como RPGs, creio que devem considerar também os mais novos. Confesso que A Link to the Past é o que me passa mais a imagem de ser RPG porém fico sismado em considerar Twilight Princess sei la, quando jogo Assassins Creed tenho a impressão que ele é do mesmo tipo de Zelda Tongue (claro que são dois jogos totalmente distintos, mas acho que vocês entendem o que eu quero dizer).

Hoje em dia os jogos estão cada vez mais dispersos em questão de gênero, quase todos os gêneros pegam elementos que antes eram exclusivos de RPG (Exemplo, o próprio PES que usa sistema de exp disfarçado).


Meus RPGs Finalizados

"We keep playing!"

descriptionThe Legend of Zelda: Oracle of Ages & Seasons - Página 2 EmptyRe: The Legend of Zelda: Oracle of Ages & Seasons

more_horiz
Daniel Z escreveu:

Concordo com nosso amigo.
Antigamente, possuía conceitos muito errados sobre os jogos.
Claro, grande influência de sites "especializados", digamos assim, e também desse famoso movimento conhecido como RPGnilização, onde um jogo de ursinho que pula na cabeça de abelhas recebe um título de RPG Action pois no final de uma fase, recebe uma cartola que aumenta seu pulo em 1.5X e ele conversa, veja só, com outros personagens.
innocent
E, se de alguma forma, não se consegue ter uma boa definição com argumentos, aí basta criar mais um dos famosos sub-gêneros.

Mas, isso será uma discussão para um outro tópico que será criado logo, logo, pois virá coisa boa daí... innocent

E, Hawk, gostei da elegância e cavalheirismo de sua resposta em alto nível, colocando fatos contundentes como argumentos The Legend of Zelda: Oracle of Ages & Seasons - Página 2 3217733423


É isso mesmo, Daniel. Há uma confusão enorme hoje em dia em "ser" um RPG com "ter elementos" de um RPG. Se ter um elemento apenas fosse o suficiente pra ser considerado do gênero, ao mesmo tempo muitos outros (e legítimos) RPGs seriam considerados outras coisas, já que possuem elementos de outros gêneros, principalmente os action-rpg como Ys e os tactics-rpg como Summon Night, que seriam adventure e puzzle (table game), respectivamente.

E obrigado pelo elogio. Brigar pela internet, ainda num ambiente tão amigável como esse, acho uma tremenda bobagem, mas também não vamos pacificar DE MAIS a ponto de todo mundo concordar com tudo, aceitar tudo, se não o fórum perde seu sentido, na minha opinião. XD

Marcos R. escreveu:

Pois é Hawk, como eu havia dito cada um tem sua opinião sobre o que considera ser ou não ser e respeito a opinião individual de cada um, e como eu tinha dito antes, não me baseio apenas na minha opinião, como eu disse tenho sites que julgo serem confiáveis para avaliar o quesito gênero. Como você disse se formos levar em conta a opinião sem olhar a ficha técnica eu estaria considerando Warcraft 3 como RPG até hoje (a própria Blizzard diz ser um RTS com elementos de RPG). Wink Quanto a Zelda, os jogos da série seguem todos a mesma base desde o primeiro evoluído é claro o sistemas de comando, gráficos, sons e etc. mas a base do jogo é a mesma, e se consideram os primeiros como RPGs, creio que devem considerar também os mais novos. Confesso que A Link to the Past é o que me passa mais a imagem de ser RPG porém fico sismado em considerar Twilight Princess sei la, quando jogo Assassins Creed tenho a impressão que ele é do mesmo tipo de Zelda Tongue (claro que são dois jogos totalmente distintos, mas acho que vocês entendem o que eu quero dizer).

Hoje em dia os jogos estão cada vez mais dispersos em questão de gênero, quase todos os gêneros pegam elementos que antes eram exclusivos de RPG (Exemplo, o próprio PES que usa sistema de exp disfarçado).


Pra contra-ilustrar seu modo de considerar Zelda, vou falar sobre Parasite Eve. No 1, ele é RPG "semi"-action, com diversas características que o fizeram único. No 2, muitas características foram mantidas, mas o jogo é completamente diferente, com jogabilidade de Resident Evil e uma Aya que parece dançarina do É o Tchan. Mas o jogo continua com sistema de armas e de customização, continua falando sobre mitocôndrias, continua com a protagonista, com o uniiverso sombrio, sistema de magias e tudo mais. Anos depois teve The 3rd Birthday, que os produtores dizem ser uma espécie de Reboot. O jogo passou a ser completamente action, um shooter puro com pitadas de RTS. Mas a Aya ainda tá aí, e muito mais próxima da original, do Parasite Eve 1. O sistema de armas, a atmosfera densa e obscura são as mesmas. Mas é um shooter.

Aí, se for analisar, Parasite Eve do 1 pro 3rd ainda é bem característico, você olha por alto e vê o mesmo universo, mesma personagem, mesmo core no gameplay (armas). Mas em gêneros? 1 é RPG, 2 é survival horror e 3 é action. Considerar os 2 posteriores RPG eu até posso, mas daí vem a pergunta: cadê as características *primárias* de um RPG de videogame pra ele poder ser considerado? 3rd sequer tem magia, nem sistema de levels tem. Não possui sequer elementos de RPG. Como vou considerar um?

E isso acaba valendo pros Zeldas atuais.


www.jogadorpensante.wordpress.com

descriptionThe Legend of Zelda: Oracle of Ages & Seasons - Página 2 EmptyRe: The Legend of Zelda: Oracle of Ages & Seasons

more_horiz
Quanto ao Parasite eu concordo com você Hawk. A primeira vez que vi nem sabia que era RPG, pensei que era Survival Horror/Action que nem Dino Crisis. O de PSP só testei mas não posso dizer nada dele ainda. Quanto a falta de sistema de levels, isso é uma das caracteristicas primordiais dos RPGs, mas muitos RPGs não usam isso (será que devemos considerar RPG apenas se houver evolução por sistema de levels, já cheguei a pensar nisso, porem considero Okami e Harvest Moon, RPGs). Bem, pra não ficar preso a duvida se tal jogo pode ou não ser considerado RPG eu confiro pelo RPGamer, como a franquia de Zelda é listada la, eu posso considerar como RPG. smartass

Enfim, como eu havia dito esse é um fórum voltado a discussões sobre RPGs, como não há regras dizendo o que deve ser considerado ou não, fica a cargo da opinião e do bom senso de cada um se é pra ter liberdade pra expor e compartilhar opiniões, só não acho certo chegar e bater o martelo sobre a opinião do outro. Apenas chego e exponho a minha opinião se concordo ou não com o assunto abordado e o que acho, como estou fazendo agora. Eu fico com o pé atras nessa questão do Zelda e isso vai ser uma eterna discussão, mas também não vou dizer que ele não é RPG.


Meus RPGs Finalizados

"We keep playing!"

descriptionThe Legend of Zelda: Oracle of Ages & Seasons - Página 2 EmptyRe: The Legend of Zelda: Oracle of Ages & Seasons

more_horiz
Mas ninguém está "Martelando a opinião alheia", Marcos. Só estou dizendo o que eu acho, e apresentando todos os fatos que comprovam o meu ponto de vista. Como você mesmo disse, o fórum é pra se ter discussões, pra gente trocar pontos de vista e todos nós absorvermos informações diversas...mas não vai ser com "é a minha opinião, foda-se não vou explicar" que isso vai acontecer, infelizmente. Um lugar em que todos "devem" concordar e/ou aceitar uns aos outros não vai se diferenciar muito de um site de notícias.


www.jogadorpensante.wordpress.com

descriptionThe Legend of Zelda: Oracle of Ages & Seasons - Página 2 EmptyRe: The Legend of Zelda: Oracle of Ages & Seasons

more_horiz
Ora, concordo com o Rapeede, as vezes é necessário debater, vou lhes ensinar a identificar um rpg..é uma forma infalível

Passo 1 - se aproxime de um monstro e inicie um combate
Passo 2 - ataque o monstro

Resultados:
- Saiu sangue ou nada - excomungue não é RPG, não acredite em nada que lhe disserem nunca será rpg The Legend of Zelda: Oracle of Ages & Seasons - Página 2 1036251537
- Subiram números - é RPG!

The Legend of Zelda: Oracle of Ages & Seasons - Página 2 277638789

descriptionThe Legend of Zelda: Oracle of Ages & Seasons - Página 2 EmptyRe: The Legend of Zelda: Oracle of Ages & Seasons

more_horiz
Também sou da filosofia que o critério maior para definir se é um RPG é se subir os números no combate Laughing
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder