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A série Tales of (テイルズオブ, Teiruzu obu)(Relatos de, ou Contos de), é uma série de video games RPG publicada pela Namco. A série é muito popular no Japão; diversos títulos foram lançados na América do Norte e apenas quatro na Europa.
Tales of Phantasia foi desenvolvido pela Wolfteam em 1994, para ser lançado ao mercado em 1995 para o vídeo game SNES. A maioria da equipe de desenvolvimento envolvido abandonou Telenet Japan depois que o jogo foi publicado, formando tri-Ace, quem se encarrega de desenvolver as séries de jogos Star Ocean e Valkyrie Profile, publicadas pela Square Enix.
Os jogos Tales of continuaram a ser desenvolvidos pela Wolfteam e publicados pela Namco até o lançamento de Tales of Destiny 2, quando ambas companhias se uniram para formar o Tales Studio, e moveram toda a equipe Wolfteam para a nova companhia. Da equipe original que trabalhou em Tales of Phantasia, ficaram apenas o diretor da série Eiji Kikuchi e os compositores Motoi Sakuraba e Shinji Tamura. A Tales Studio tem, desde então, produzido todos os títulos da série principal, excluindo Tales of Legendia e Tales of Innocence, que foram produzidos, respectivamente, pelo Team MelFes e pela Alfa System. Todos os títulos da série possuem personagens desenhados por Kosuke Fujishima (Phantasia, Symphonia, Abyss e Vesperia ou os jogos desenvoldidos pelo Team Symphonia) ou Mutsumi Inomata (os jogos desenvolvidos pelo Team Destiny, ou seja, todos os outros com exceção de Tales of Legendia, que teve como desenhista Kazuto Nakazawa).
Em 2007, o produtor Makoto Yoshizumi anunciou dois tipos diferentes de jogos da série, os títulos da série-mãe ("Mothership Titles"), e os títulos secundários ("Escort Titles"). Todos os jogos principas até Tales of the Abyss foram classificados como "títulos da série-mãe", enquanto Tales of the Tempest foi classificado como "título secundário", removido da série principal. Tales of Innocence faz parte da série-mãe e é o primeiro título da série no Nintendo DS.
Sistema de Batalhas
A série possui um sistema de batalhas único para um RPG. Ele assemelha-se muito a um sistema de batalhas de um jogo de luta 2D (como Street Fighter) e é conhecido como "Linear Motion Battle System" (Sistema de Batalhas de Movimentação Linear, ou LMBS). Normalmente, o jogador tem o controle direto sobre um personagem (muitas vezes o protagonista), e pode movê-lo pelo cenário em qualquer sentido desejado. Ao apertar o botão de ataque ao mesmo tempo em que se pressiona o direcional, o personagem pode executar diversos ataques diferentes, de simples cortes com a espada à facadas horizontais ou verticais. Em alguns jogos, as armas dos personagem têm valores de força diferentes para cortes ("Slash") e facadas ("Thrust"). Existem três formas diferentes de se controlar cada personagem: Auto, Semi-Auto e Manual. A primeira opção permite que o personagem seja inteiramente controlado pelo computador e a segunda faz com que o personagem aproxime-se do inimigo antes de atacar e defenda-se automaticamente. Já a última opção oferece controle total ao jogador, sendo possível pular, semelhante a um jogo de luta de verdade. A qualquer momento, o jogador pode pausar a luta e abrir um menu, que possibilita o uso de items, a seleção de habilidades e magias a serem usadas (assim como o alvo), a modificação da "inteligência artificial" de seus companheiros durante a batalha (atacar de perto ou de longe, focar em defesa ou ataque, perseguir o mesmo inimigo que o jogador, proteger outros personagens, etc) além de outras opções.
Os jogos mais recentes permitem que até quatro jogadores participem de uma batalha (o acessório MultiTap é necessário nos jogos de Playstation e Playstation 2) controlando personagens que seriam normalmente controlados pelo computador (com a exceção de Tales of Legendia, que foi produzido por uma equipe diferente). O LMBS tem se desenvolvido progressivamente ao evoluir da série. Tales of Phantasia começou com o modo Semi-Automático (Semi-Auto), Tales of Destiny adicionou o modo Manual (com exceção da versão de GBA de Tales of Phantasia, onde é possível usar o modo Manual com um equipamento específico) e a opção Multiplayer, onde mais de um personagem pode ser controlado por jogadores, Tales of Eternia deixou as batalhas consideravelmente mais rápidas e retirou a pausa durante as magias encontradas nos títulos anteriores e introduziu os conhecidos Hi-Ougis (com nomes variados em cada jogo, mas chamados de Mystic Arts nos títulos mais recentes), que foram aproveitados ao máximo em Tales of Destiny 2. Além disso, um contador de hits passou a ser mostrado, levando a impressionantes combos que são gravados e popularmente circulados entre os fãs da série. Os Tales mais novos estenderam esse sistema de batalhas de formas diferentes: Tales of Symphonia adicionou um campo de batalhas 3D, mas manteve o encontro linear entre o personagem controlado e o inimigo; Tales of the Abyss foi além disso e oferece a modalidade "Free Run", onde é possível correr livremente pelo campo 3D, similar a Star Ocean 3. Já Tales of Rebirth incrementou o sistema 2D oferecendo três linhas de movimento ao campo de batalha, ao invés de apenas um. Tales of the Tempest aprimorou a modalidade de três linhas, combinando-o com um sistema completamente 3D. O novo sistema de batalhas apresentado em Tales of Destiny Remake (PS2) é o Aerial Linear Motion Battle System ("Sistema de Batalhas de Movimentação Linear Aérea", AR-LMBS) e oferece possibilidades infinitas de combos com o que chamamos de Chain Capacity. Usando a capacidade de criar "correntes", é possível combinar quantos ataques você quiser até seu CC acabar. Mais informação pode ser encontrada no Site oficial japonês de Tales of Destiny Remake.
Dublagem
A série Tales of frequentemente possui Seiyuus (dubladores japoneses) populares e bem conhecidos, tais como Takehito Koyasu (Jade Curtiss em Tales of the Abyss), Nana Mizuki (Colette Brunel em Tales of Symphonia, Hikaru Midorikawa (Leon Magnus em Tales of Destiny e Judas em Tales of Destiny 2), Nobuyuki Hiyama (Veigue Lungberg em Tales of Rebirth), etc. As versões americanas também tiveram dubladores conhecidos ou famosos, como Tara Strong (Presea Combatir em Tales of Symphonia e Norma Beatty em Tales of Legendia), Cam Clarke (Kratos Aurion em Tales of Symphonia e Will Raynard em Tales of Legendia), Heather Halley (Chloe Valens em Tales of Legendia e Tear Grants em Tales of the Abyss), Johnny Yong Bosch (Guy Cecil em Tales of the Abyss e Emil Castagnier em Tales of Symphonia: Dawn of the New World), etc.
A companhia de dublagem para o idioma inglês Cup of Tea Productions vem trabalhado com a Namco Bandai fielmente, fornecendo vozes aos personagens da série em todas as localizações a partir de Tales of Legendia.
Apesar de alguns jogos terem recebido traduções para outros idiomas na Europa, a dublagem nas localizações é sempre inglesa. Até o lançamento de Tales of the Abyss, todos os títulos da série possuiam Skits sem vozes em sua versão Ocidental (com exceção de Tales of Legendia, que possui Skits em menor duração e quantidade que o resto da série, mas teve seus Skits dublados na versão americana). A partir de Tales of Vesperia, a Namco prometeu brindar a América com Skits inteiramente dublados em suas próximas localizações. Curiosamente, os títulos lançados no Nintendo DS possuem dublagem de Skits apenas parcial. Acredita-se que seja devido a falta de espaço no cartucho.
Texto retirado do Wikipédia
Última edição por djcoston em 12/11/12, 03:44 pm, editado 2 vez(es)