Persona 2:Eternal Punishment finalizado!
Essa versão de PSP é um remake do jogo original lançado nos anos 90.
O jogo nunca foi lançado oficialmente no Ocidente, mas recebeu a tradução de fãs em 2022.
É a continuação de
Persona 2:Innocent Sin, se passando após os eventos do primeiro jogo, dessa vez com a Maya Amano sendo a protagonista silenciosa, ao invés do Tatsuya Sudou, protagonista de
Innocent Sin.
Inclusive, tem uma rota adicional onde o jogador pode jogar com o Tatsuya sozinho, mostrando o cenário pela perspectiva dele. Pois ele fica aparecendo para a Maya e o grupo principal em algumas partes do jogo.
Só na reta final que ele entra oficialmente no grupo.
A história se passa na cidade fictícia de Sumaru.
Rumores estranhos começam a aparecer sobre uma tal de "Maldição do Coringa(Joker)", que diz que, se uma pessoa telefonar para o próprio telefone, o Joker irá aparecer e amaldiçoar uma pessoa.
A pessoa amaldiçoada será morta pelo Joker e, de fato, vários misteriosos assassinatos começam a aparecer em Sumaru, fazendo o tal jogo do Joker não ser só um mero boato.
Além do Joker, rumores simples e que pareciam inofensivos começam a se tornar realidade, aumentando ainda mais a situação, se os assassinatos já não fossem o suficiente.
Como jornalisa, Amaya Amano é designada para fazer uma história sobre os Assassinatos do Joker, então ela e a colega de apartamento dela, Ulala Serizawa, uma mulher que gosta de "fortune telling", vão até a escola
Seven Sisters, onde há rumores e pistas sobre o Joker, já que uma das alunas de lá supostamente amaldiçoou alguém.
Lá, as duas encontram Katsuya Suou, o irmão policial do Tatsuya, o trio então se junta para investigar, até que, quando eles são chamados para a sala do diretor, eles encontram o homem morto, assassinado pelo Joker, ou seja, alguém da escola fez a maldição.
É aqui que o próprio Joker aparece para o trio, evocando demônios para ataca-los, no mesmo momento os três despertam como Persona-users, formando contrato com demônios para lutarem e sobreviverem.
Então a história começa, com Maya e companhia tentando descobrir o mistério sobre o Joker, rumores sinistros se tornando realidade, além de tentar descobrir sobre o próprio passado, que aconteceu no
Innocent Sin.
A gameplay é exploração de dungeons e pegando batalhas aleatórias, bem padrão e parecido com os dois primeiros jogos, a gente usa as Personas para lutar e tem a famosa mecânica de conversar com os demônios, dependendo do resultado os jogadores ganham cartas de Tarot, que são necessárias para fundir novas personas no icônico
Velvet Room.
As conversas com os demônios são bem lentas e fica pior porque nem sempre os demônios dão cartas, depende muito do resultado da conversa, e eles têm vários humores diferentes: se eles ficarem felizes, eles propõem um contrato com o jogador, aumentando o número de cartas recebidas quando a conversa dá certo.
As cartas são essenciais para criar novas Personas, então o jogador tem que fazer a conversa com os demônios, e isso pode acabar incomodando pois é algo bem lento e nem sempre termina com o resultado esperado.
As Personas vão evoluindo e ganhando ranks à medida que vão sendo usadas em batalha.
Elas aprendem novas Skills e Magias quando sobem de rank.
Dá até para fundir as Skills das Personas, fazendo a Fusion Skill, um ataque poderoso combinado usando as Skills de duas ou três Personas.
Uma mecânica legal e que está relacionada à trama é o "Rumour System", que é o lance dos rumores da cidade se tornarem realidade.
Quando o jogador descobre um rumor, ele pode espalhar ele na agência de detetives, fazendo o rumor se tornar realidade.
Exemplo: um NPC comenta sobre uma loja que vende armas boas, quando o rumor é espalhado ele se torna realidade e armas de qualidade começam a serem vendidas em lojas de equipamentos.
É um sistema bem legal e que está conectado com os temas da história.
Tem toda uma temática envolvendo misticismo, ocultismo, cartomancia, etc. Acho que foi porque esses interesses estavam em alta no Japão dos anos 90. E o jogo original foi lançado nessa década.
Outra mecânica de gameplay é ler a sorte consultando uma cartomante Sumaru Genie.
Dependendo do resultado da leitura, o efeito de batalha muda, se o jogador tirar um Dragon Dourado, o grupo ganha mais experiência, mas menos dinheiro.
Se tirar Dragão Preto, o grupo ganha mais dinheiro e menos experiência, são vários efeitos diferentes. Toda a temática do jogo foi implementada na gameplay e eu achei muito legal.
Outra coisa que me agradou é que o elenco é composto por adultos, ao invés de adolescentes colegiais tentando salvar o mundo, que é o elenco padrão da franquia do 3 em diante.
Os conflitos internos também são bem humanos e realistas, algumas dungeons focam bem o lado psicológico dos personagens, onde a Sombra dos personagens aparecem e eles precisam se confrontar com os sentimentos feios que escondem atrás da "Persona", a máscara social que as pessoas criam.
Tem uma dungeon na metade do jogo que manifesta os pensamentos dos personagens, então eles precisam resistir e tentar não pensar em coisas ruins, para poderem avançar e ficarem seguros.
Outros temas da história também vão desde conspiração à lavagem cerebral, onde uma organização conhecida como "New World Order(Nova Ordem Mundial)" está por trás dos Jokers, tentando manipular as pessoas, fazendo eles entrarem na Ordem, usando os sentimentos negativos delas para evocarem mais Jokers.
A Organização também tenta manipular a mídia, o governo e as massas em ordem para livrar o mundo do pecado, criando uma "mentalidade de Seita/Culto".
São antagonistas humanos e megalomâniacos agindo, e esse tipo de pessoa existe, não são só vilões cartunescos em jogo japonês.
Embora tenha o fator sobrenatural de a Ordem tentar fazer uma evocação para concluir o objetivo deles, mas fica tudo na questão da culpa humana.
Por isso que eu gosto muito dos temas abordados no jogo, saindo um pouco do genérico e clichê.
Persona 2:Eternal Punishment é uma sequência muito boa, eu já gostei da parte 1 então já estava animado para essa parte 2, e posso dizer que não me decepcionou.