Fórum RPG Players
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum RPG PlayersEntrar

Um fórum destinado aos jogadores de RPG

descriptionIb (Mini Review) EmptyIb (Mini Review)

more_horiz
~ Ib ~

Ib (Mini Review) 2h3tr2p
Fanart pega no site Zerochan

Um conto sobre três rosas

Ib é uma garota de nove anos de idade visitando uma exposição de um famoso artista em um museu junto com seus pais. Enquanto anda sozinha apreciando as diversas obras expostas, ela percebe que de súbito o local ficou vazio e as luzes se apagaram e que agora ela está presa na galeria, que se transformou em um bizarro labirinto assombrado pela própria arte da exposição. Ao encontrar um jovem chamado Garry, ambos partem em busca de uma saída.

O roteiro de Ib é simples e bem curtinho, focando mais na interação dos personagens do que no mistério do local. Graficamente para um jogo de Rpg Maker ele é bem detalhado, com cenários criativos e boa ambientação. Os personagens possuem sprites em um estilo singular sem muitos detalhes, mas que se adaptam perfeitamente aos seus retratos. O jogo possui pequenos detalhes agradáveis, como alguns diálogos e cenas mudarem devido ao que você explora ou conversa com outros personagens.

Ib (Mini Review) 2py9bifIb (Mini Review) 2wqelua

Embora a princípio o jogo aparente possuir um certa inspiração em Yume Nikki (um jogo famoso feito no Rpg Maker) em questão da arte e ambientação, o gameplay do jogo é bem simples e direto, sendo que o jogador não precisa fazer longos backtracings pelo mapa e muito menos longas explorações. Apesar de existirem alguns inimigos que perseguem Ib, o máximo que o jogador pode fazer é fugir, já que não existem armas.

A quantidade de vida que Ib possui é representada pelas pétalas da Rosa que ela encontra no começo do jogo, para recuperar pétalas é preciso encontrar vasos de água para revitalizar a flor, porém a maior parte dos vasos pode ser utilizado apenas uma única vez, forçando o jogador a manter um ritmo de exploração.

Em geral, o jogo conta com alguns puzzles simples de procurar objetos ou de usar um pouco de lógica e dura cerca de duas horas e meia, contanto com alguns finais diferentes dependendo das decisões do jogador, não sendo muito difíceis de se descobrir e nem precisando de replay.
Ib é um jogo a ser jogado a favor da experiência em si, devido a simplicidade de seu gameplay e duração. É uma pequena história para se ler no tempo livre, sem muito compromisso.

Recomendo para quem não se importa em apenas jogar super produções. É um jogo interessante.


Nota pessoal: 3,75 / 5

Para quem se interessar: O jogo original é em japonês mas existe a versão traduzida. Assim como nos outros games de maker, é capaz de você ter problemas relacionados ao RTP, para resolver isso basta seguir o que está escrito no Readme. Para mudar jogar em modo janela (que é bem mais agradável) basta apertar F4. F5 altera o tamanho da janela.

descriptionIb (Mini Review) EmptyRe: Ib (Mini Review)

more_horiz
Parece ser muito interessante mesmo! Smile
Ainda tenho que jogar o Yume Nikki e alguns outros games feitos pelo RPG Maker...

descriptionIb (Mini Review) EmptyRe: Ib (Mini Review)

more_horiz
Que arte foda!


www.jogadorpensante.wordpress.com

descriptionIb (Mini Review) EmptyRe: Ib (Mini Review)

more_horiz
Não sou muito fan fã de jogos de RPG Maker nem jogos parecidos q sairam de um mas alguns me despertam interesse!! Esse Ib parece bem bacana e conheço tambem um tal de Fortune Summoners que achei massa!!! Smile


Meus RPGs Finalizados

"We keep playing!"

descriptionIb (Mini Review) EmptyRe: Ib (Mini Review)

more_horiz
A função desses gamezinhos indies japoneses é criar fanbases que fazem artworks fodas XP
Vide Touhou por exemplo

No jogo em si, O Ib tem a arte dos personagens bem simplezinha e não tem CGs... mas achei muito bem feitinho o jogo. Yume nikki eu "zerei" uma vez, mas haja paciência. Recomendo os outros fangames baseados nele pois costumam ter um ritmo mais rápido.

descriptionIb (Mini Review) EmptyRe: Ib (Mini Review)

more_horiz
Parece interessante, um bom programa para uma sexta a noite sem nada melhor para fazer.

ainda tenho a curiosidade em saber como se criam jogos por RpgMaker, devíamos criar um tópico para juntar jogos interessantes feitos por fãs


Ib (Mini Review) 1041290732
https://youtu.be/iwSYQGwyjPg

descriptionIb (Mini Review) EmptyRe: Ib (Mini Review)

more_horiz
Uma vez tentei criar algo no RPG Maker do PSone, ficou pior q Pong do Odyssey!!! Laughing


Meus RPGs Finalizados

"We keep playing!"

descriptionIb (Mini Review) EmptyRe: Ib (Mini Review)

more_horiz
Bom, fui admnistrador/dono de uma comunidade de maker por uns 4 anos...
Criar games no Maker é ridiculamente fácil, variando de versão para versão. Agora, criar um jogo que consiga um certo status na comunidade gamer é diferente.
Tem um conhecido meu da época que recentemente teve o jogo exposta naquela amostra chamada File, se não me engano.
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder