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Illusion of Gaia - Review OdlmuEQ

Jogo: Illusion of Gaia
Sistema: Super Nintendo
Jogabilidade: Action RPG
Desenvolvedora: Quintet
Lançamento: 27/11/93
Idioma: Illusion of Gaia - Review KhQH3j5 Illusion of Gaia - Review MeBBS6u
Tempo de gameplay: 12~15 horas

Illusion of Gaia faz parte de uma trilogia de jogos que inclui Soul Blazer e Terranigma e foi desenvolvida pela Quintet, publicada pela Enix e lançada no ocidente no final de 1994. Ele apresenta muitos aspectos de jogabilidade que mais tarde seriam duplicados em Terranigma, e representa uma grande melhoria do que no seu antecessor, Soul Blazer.

A história se passa em um mundo quase como o nosso. Você interpreta o papel de Will, um jovem camponês armado com a flauta de seu pai e um senso de curiosidade muito grande. O Pai de Will, Olman, um famoso arqueólogo, está desaparecido. Ele estava procurando ruínas ao redor do mundo com seu filho e, eventualmente, partiu para explorar a Torre de Babel. No entanto, ele nunca mais voltou. Will de alguma forma escapou e voltou para casa, mas não se lembra do que havia acontecido.

Will mora com seus avós agora em South Cape. Sua vida se tornou pacífica no momento, mas um dia, o rei envia uma convocação para o menino. Os mistérios abundam ainda mais quando Will descobre que foi escolhido para um destino perigoso em uma voz misteriosa. Ele sai com seus amigos na esperança de descobrir o que o espera e, talvez, o destino de seu pai.

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Este jogo foi feito perto do final do reinado de glória do Super Nintendo. Embora semelhante a Secret of Mana, Illusion of Gaia definitivamente não é um clone ou um jogo semelhante à outros RPGs Action. Embora você controle apenas um personagem, ele eventualmente ganha a habilidade de se transformar em um cavaleiro (Freedan) e em uma grande aura azul (Shadow). O jogo consiste em cidades e masmorras, sem um mapa do mundo real para explorar. Como em Final Fantasy Tactics, você simplesmente decide para qual área se mover.

Uma das primeiras coisas que se nota em Illusion of Gaia, é que a animação do Will é excelente. Seus movimentos para cada ação são explicitamente detalhados e esse nível de qualidade é transferido para suas formas alter-ego, Freedan e Shadow, também. É incrível ver o vento soprar no cabelo de Will ou na capa de Freedan. Outros efeitos são realmente atraentes, como o campo estelar flutuante no Dark Space e os enormes chefes coloridos. A alta qualidade dos sprites dos personagens também ajuda a dar vida aos elementos que os formam, fazendo com que você se importe ainda mais com eles.

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Este é um RPG de ação e as lutas são muito diretas. Você começa como Will, com sua flauta e, eventualmente, ganha a habilidade de se transformar em Freedan e, muito mais tarde, em Shadow. Freedan é muito maior, mais poderoso e tem um alcance mais longo, o que ajuda a resolver alguns dos quebra-cabeças do jogo que são impossíveis de resolver com Will, mas Freedan é incapaz de deslizar sob algumas barreiras ou usar o giro especial para se mover sobre algumas rampas. Mais tarde, você ganhará os poderes de um terceiro personagem jogável, Shadow, que pode se infiltrar pelos andares para chegar a áreas inacessíveis a Will ou Freedan.

A experiência em forma de pontos não é utilizada no jogo. Em vez disso, os inimigos soltam gemas escuras e, se você coletar 100 delas, receberá uma vida extra. Para melhorar sua vida, ataque e defesa, você precisa de joias de vida, ataque ou defesa, e elas estão escondidas dentro de cada sala com inimigos no jogo. Ao matar todos os inimigos na sala, a jóia escondida será dada a você e a estatística correspondente aumentará. Cada quarto tem apenas uma jóia, por isso é descessário investir tempo tentando vencer inimigos já derrotados, pois o bônus será dado apenas uma vez.

O jogo tem um desafio decente, não apenas por causa dos inimigos difíceis, mas também por causa dos quebra-cabeças. Você será forçado a encontrar portas secretas com bastante frequência, e abri-las requer um dos primeiros movimentos especiais que você aprende. Outras vezes, o jogo só quer que você faça algum bloco criativo puxando/empurrando. Embora a maioria seja simples, às vezes você passará horas explorando uma masmorra apenas para encontrar a chave que precisa ou que perdeu. Existem até alguns mini-jogos para jogar.

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Algumas das músicas em Gaia são surpreendentes. Orquestras sinfônicas, tambores, flautas nativas e harpas aparecem nas OSTs. Começando com a música alegre de South Cape e terminando com o tema do chefe final, excepcionalmente dramático, a música de Gaia certamente tem seus pontos altos. Há uma melodia dirigida por flauta em particular que é tão assombrosa que literalmente pode pegar os menos avisados de surpresa para os padrões 16-bits. A música usada nas masmorras posteriores não soa muito diferente da música usada nas masmorras anteriores, e isso é um pouco fraco que o jogo carrega, mas que não o desqualifica.


Utiliza flautas na OST para espelhar o herói, usuário de flauta.

Illusion of Gaia é um jogo decente que me manteve entretido por muitas horas na época em que joguei. Segundo o site “how long to beat”, é um jogo com uma média de 13 horas para finalizar. Deve-se notar também que, embora o jogo termine em uma espécie de teaser de sequência, os eventos de Terranigma são totalmente removidos do enredo deste e, de fato, todos os três jogos da trilogia são bastante independentes. Este jogo é provavelmente o melhor para começar, possuindo o enredo mais intrigante. Provavelmente acabará sendo um jogo que você terá que experimentar mais de uma vez para tirar tudo dele e entender todas as dimensões de sua história. No geral, Illusion of Gaia é um RPG digno de uma época notável.

Além de todas essas peculiaridades, o jogo é conceitualmente um dos melhores que o Super Nintendo tem a oferecer. Sua obscuridade o prejudica, mas merece estar ao lado de Secret of Mana e outros jogos de sua época.

Com seu segundo RPG de ação para o Super Nintendo, a desenvolvedora de Quintet entregou uma grande melhoria em relação a Soul Blazer. Ele consegue se manter fiel aos padrões do gênero e oferece vários elementos únicos ao mesmo tempo, tornando-o um excelente jogo no Super Nintendo que nenhum fã de RPG de ação deve perder.

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Notas:
História: 8,5/10
Gráficos: 9/10
Som: 8,5/10
Sistema de Batalha: 8,5/10
Dificuldade: 9/10
Total: 8,7
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Agora falta Soul Blazer para fechar a trilogia dele com Illusion of Gaia e Terranigma.
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