Shin Megami Tensei:Devil Survivor 2:Record Breaker finalizado!
Depois de 70 horas de gameplay, concluído o cenário principal + subcenário.
Essa versão "Record Breaker" é um porte do jogo original do DS, agora sendo exclusivo de 3Ds, acrescentando uma nova campanha, mostrando os eventos pós-campanha principal, com novos inimigos e uma nova personagem feminina.
Como comentei acima, levei cerca de 70 horas para terminar as duas campanhas, mas o jogo tem várias rotas e finais diferentes. Se o jogador fosse fazer todas as rotas e todos os finais, acho que a duração da gameplay chegaria em 100 horas.
Em termos de gameplay eu não vi tanta diferença com o primeiro jogo.
Tem as mesmas mecânicas: Comprar demônios novos no leilão, fundir e criar demônios novos na
Cathedral of Shadows (minha mecânica favorita), crackear e aprender as habilidades dos demônios, e a batalha é estilo Tactical-RPG, com as personagens se movendo pelo campo, bem estilo
Jeanne D'arc,
Final Fantasy Tactics.
A ação de controlar as personagens só acontecem nas batalhas. Todo o jogo é diálogos dublados e leitura meio Visual Novel.
Nós usamos os demônios que fazemos contrato para lutar, cada personagem podendo equipar e usar dois deles, cada um tem suas próprias habilidades, vantagens/desvantagens, fraquezas/forças etc.
E a parte que eu mais gosto é de adquirir e fundir novos demônios, combinando dois na
Cathedral of Shadows resulta em um demônio novo, e quanto mais fortes eles forem, mais forte será o novo demônio.
É muito legal ir criando e adquirindo demônios mais fodas e ir aumentando a Pokédex de esquerda.
Os demônios são entidades presentes na mitologia de diversos povos e culturas: Goetia, mitologia egípcia, asteca, anjos, até figuras históricas e criaturas fictícias do mundo de HP Lovecraft.
Algo novo que teve nesse segundo jogo é o
Fate System, onde o protagonista pode interagir com os personagens e aumentar a afinidade entre eles, fazendo eles se fortalerecem e desbloquando novas habilidades em batalha, e até demônios fortes que poderão ser adquiridos via
Fusion na
Cathedral of Shadows.
Também aprendemos sobre o background e conflitos internos deles.
Em
Persona 3 também tem essa mecânica de interagir os vínculos entre as personagens.
A história começa quando dois amigos estão conversando no metrô, depois de fazerem exames escolares.
Até que o Daichi, melhor amigo do protagonista e que tem personalidade de bobão e é o alívio cômico do grupo, vê uma estudante chamada Io Nitta, e como ele também é o personagem que dá em cima de todas as personagens femininas, ele acaba incentivando o protagonista a falar com ela.
Resumo da ópera: Ela acaba interagindo com os dois e é aí que acontece o ponto de virada: todos os três recebem um vídeo via celular mostrando um grande acidente no metrô onde eles estão, matando todos no local.
O vídeo misterioso apareceu em um site chamado
Nicaea, um app bastante popular e misterioso, onde as pessoas dizem mostrar "Death Videos", esse vídeo que os três protagonistas receberam no celular deles. Os "Death Videos" são mensagens proféticas mostrando como as pessoas neles irão morrer.
O acidente se torna real e todos acabam morrendo, mas, no local do acidente, nosso protagonista recebe uma visita de um avatar do site Nicaea, perguntando se ele quer viver. Obviamente a resposta tem que ser "sim" para a história começar e os três formarem contratos com demônios e se tornarem "Demon Tamers", ganhando poderes e a missão de proteger o Japão dos ataques dos demônios.
Assim começa a aventura do protagonista silencioso e seus amigos para salvar o Japão da destruição pelos demônios e dos seres invasores conhecidos de
Septentriones, em um cenário apocalíptico e, para piorar, além dos demônios e dos Septentriones, ainda tem o
Void, uma massa negra que está envolvendo e apagando vários lugares do Japão, e essa coisa continua a se espalhar por todo o país.
E também tem as pessoas desesperadas por conta da tragédia, vários civis "normais" começam a ser atacados pelos demônios ou fazem contrato com eles para fazerem coisas ruins, como roubar e oprimir os mais fracos. As pessoas mostrando a verdadeira natureza em situações trágicas.
Vários "Death Videos" vão continuar aparecendo ao longo do jogo, e sempre um personagem do grupo será a vítima, dependendo das ações do jogador, a tragédia mostrada no vídeo pode se tornar realidade e o personagem sendo morto no vídeo acaba morrendo permanentemente e não podendo mais ser recrutrado à fazer parte do grupo.
As ações terão consequências.
Como eu comentei também, existem várias rotas e finais diferentes, que serão obtidos e desbloqueados dependendo das escolhas do jogador. Mas isso só na campanha principal, a campanha nova da versão 3Ds tem um final ruim e um verdadeiro, que podem ser escolhidos pelo jogador.
Existem vários personagens com diferentes ideologias e visões de mundo, cada um defendendo seus ideais e o que acham ser a melhor solução para salvar não só o Japão, mas todo o mundo.
Existem vários embates e argumentos calorosos entre os diferentes grupos que se formaram.
E uma curiosidade: O jogo recebeu uma DLC, onde os jogadores poderiam baixar e jogar com três personagens de
Durarara!, uma adaptação em anime da Light Novel escrita por Ryogo Narita e ilustrada pelo Suzuhito Yasuda, character design de
Devil Survivor, e ele também é o character design das personagens de
Digimon Re:Digitize.
Só a premissa de "adolescentes colegiais ganhando super-poderes para salvar o mundo" já é suficiente para fazer muitas pessoas revirarem os olhos, e tem também a questão de o jogo e as personagens serem bem japoneses: As personagens têm perfis que a gente encontra em qualquer anime desse estilo: O melhor amigo bobão e cômico, a heroína e interesse romântico, a tsundere chata e insuportável, o cara ranzinza e estressadinho, enfim, são personalidades que eu já vi em várias outras obras similares, então isso pode acabar incomodando também.
Mas o jogo aborda temas legais e interessantes, mas é uma experiência longa e que vai exigir tempo do jogador.