Talvez seja aquela sensação de um Castlevania do GBA falando mais alto, a exploração também no estilo metroidvania, ou simplesmente o "level up" acima da cabeça do personagem quando passa de nível. O que tenho certeza é que quero manter Chasmno meu radar, pois acima de tudo me parece divertido.
O que é triste é que a Discord Games o planeja lançar aos PCs, Mac e Linux (todos com suporte a controle) só no início do ano que vem. O que podemos fazer para que não deixem a peteca cair é auxiliá-los tanto no Greenlight do Steam, dando voto positivo quanto ao lançamento por lá, como aguardamos o Kickstarter em Abril para ajudar o restante do desenvolvimento.
A caminho de casa um soldado, depois de uma guerra, fica preso numa cidade por poderes sobrenaturais. Ele acaba descobrindo que mineradores acharam um templo nas profundezas da cidade que ocasionou no despertar dum mal ancestral.
Dentre algumas das propriedades Chasm tem suas dungeons criadas a medida que os jogadores avançam, ou seja não existem mapas exatamente iguais. Aleatórios são também os drops inimigos, assim como mini-bosses. Você pode atravessá-lo no Normal ou Hardcore, mas neste último prepare-se para a morte permanente!
Desde que vi pela primeira vez Chasmfiquei bastante empolgado em conhecê-lo. Foi aquele sentimento de poder estar prestes a jogar um equivalente, tanto graficamente quanto em termos de jogabilidade, aos clássicos Castlevania do GBA, ou PSOne.
Em prol de divulgar Chasm, que é o primeiro projeto do estúdio Indie Discord Games no ramo dos RPGs, sentei (figurativamente) com James Petruzzi, Fundador, e lhe fiz umas perguntas para matar algumas de minhas curiosidades.
De antemão agradeço a James pela atenção e respostas via e-mail e desejo toda sorte com seu RPG!
Spoiler :
Critical Hit — Olá. Antes de mais nada: Chasmestá me parecendo mais interessante que a última entrada portátil na franquia Castlevania, Mirror of Fate (3DS). Estou realmente ansioso de poder jogar esse título retrô sob o estilo metroidvania!
Pode-se ver claramente o antes mencionado estilo metroidvania revivido e vivendo através de Chasm. Vocês provavelmente jogaram clássicos como Symphony of the Night(PSOne)pacas. Certo?
James Petruzzi (Discord Games) — Sim! Symphony of the Night é um dos meus jogos favoritos sempre. Chasm é o nosso esforço por um jogo no estilo Metroidvania com valor em replay.
Critical Hit — Você poderia nos dizer se há qualquer chance de vê-lo lançado no eShop da Nintendo? Eu amaria passar um tempo com ele no meu 3DS — e aposto que não sou o único. Acho que o efeito 3D seria uma grande adição também aos mapas e afins.
James Petruzzi — Atualmente não temos nenhuma relação com a Nintendo, mas amaríamos lançá-lo em qualquer coisa com um d-pad. A tela extra no 3DS e Wii U seria com certeza perfeita para o mapa
Critical Hit — A parte da trama até então nos conta quanto a um mal redespertado, mas o protagonista, ele terá maiores detalhes quanto e a si próprio e seu retorno da guerra, ou a Discord Games está deixando o personagem e enredo em segundo plano para se focar quanto a jogabilidade?
James Petruzzi — Queremos focar na situação e conhecimento do mundo ao invés do protagonista. Ele é meramente um protagonista silencioso, um receptáculo para as ações do jogador no mundo. Em vez disso, você será focado em unir a história do que aconteceu tanto mil anos atrás, como também recentemente. Achando notas e diários de soldados, mineradores, e arqueologistas, você terá vislumbres de uma história muito mais ampla.
Critical Hit — Pelo trailer alguém pode dizer que o lado da jogabilidade será bem amigável, ou simples diria. Essa é uma grande implementação para novatos, mas o modo hardcore e sua permadeath não serão tanto assim de forma alguma aos que procuram desafio. Acho que é a primeira vez que alguém usa a morte permanente a este tipo de jogo; há alguma razão em particular por isso?
3º vídeo de desenvolvimento com mais do gameplay
James Petruzzi — Estamos usando muitas ideias de jogos no estilo roguelike e Diablo para manter as coisas novas depois de sua primeira finalização. O modo Hardcore com a permadeath é apenas outra forma de experimentar o jogo (embora num estilo muito mais desafiador) depois de você ter conquistado o modo Normal.
Espero que tenha respondido suficientemente suas perguntas! Se precisar de mais alguma coisa, me comunique!
Pode ter certeza que o farei, James!
Neste mês de Abril a Discord Games irá também arrecadar fundos com um Kickstarter para auxiliá-los nos gastos do desenvolvimento. Mas enquanto a página não é lançada, que trará ainda uma demo pra download (mal posso esperar!), aos que se interessaram já podem dar um voto de confiança lá no Greenlight do Steam.
Ainda não há infelizmente uma previsão de lançamento, mas ele pode ser aguardado para PC, Mac e Linux, todos com suporte a controle.
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Página oficial de Chasm, canal no Youtubeda Discord GameseTumblr com posts sobre o desenvolvimento (e de onde retirei muito do conteúdo aqui postado).
Realmente parece muito promissor! Espero que os caras consigam atrair mesmo a atenção das grandes produtoras para lançar fora dos PCs. Seria bem interessante ter o mapinha no 3DS mesmo.
Obrigado Gi! Mas dei sorte de ir a encontro com uma pessoa simpática como James Petruzzi. O cara se prontificou muito rapidamente a responder meu e-mail com as perguntas que tinha. Tô realmente animado em jogar Chasm.
Com mais da metade dos U$150mil pedidos Chasm tá firme e forte lá no Kickstarter! Quem quiser ajudá-lo, nem que com 1 dólar, pode seguir até a página oficial:
Opiniões pessoais: Beeeemmm... dá pra dizer que o criador tem uma base pra criar o resto do jogo... Pelo que dá para se jogar na demo, parece um castlevania para pobre feito por uma única pessoa. Até aí eu diria que era o que eu esperava, mas quero ver o que ele vai fazer com o dinheiro do kickstarter, pois tem pra essa demo aí, tem muito jogo independente de qualidade similar ou até melhor feito sem se gastar um tostão. Achei o mapeamento dos controles no teclado meio ruim.
Sei lá, tem que esperar para ver, pois não me impressionei muito. Quem quiser jogar, leia o readme pois precisa instalar um negocinho do XNA da microsoft antes.