Fórum RPG Players
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum RPG PlayersEntrar

Um fórum destinado aos jogadores de RPG

descriptionPhantasy Star IV EmptyPhantasy Star IV

more_horiz
Phantasy Star IV

Phantasy Star IV Phantasystar4boxus

Plataforma: Mega Drive


A nintendo sempre pôde contar com vários títulos de RPG para seu console 16 bit. Em compensação, a Sega, mesmo com suas limitações no ramo dos RPGs, conseguiu sobressair-se com um game do gênero. E esse game é Phantasy Star IV: The End of Millenium.


História:

PS IV ocorre durante o ano de AW 2284, ou seja, 1.000 anos após os acontecimentos do jogo PS II. O protagonista é o jovem Chaz Ashley, um aprendiz de mercenário, que contando com o apoio de diversos aliados, assumirá a difícil missão de salvar todo o sistema Algol da destruição… mais uma vez!

O jogo começa com Chaz levando uma carcada de Alys, sua instrutora. Assim que o personagem escuta a bronca, ele é informado que terá a sua primeira missão desde que entrou para a associação dos caçadores de recompensa de Motavia, e que a partir dali o treinando já não era mais um aprendiz, mas sim, um caçador oficial e parceiro de combate dela.

Phantasy Star IV Phanta1

Seguindo Alys, Chaz pergunta para onde ela pretende levá-lo. Ela informa que estão indo para a Universidade de Motavia, na cidade de Piata. Chaz ainda completa dizendo que essa cidade é a do Conhecimento, praticamente um campus, onde estudantes e mestres se reúnem. Ao chegarem ao local, os visitantes descobrem que algo muito suspeito e bizarro anda acontecendo pelos arredores.

Durante sua jornada, Chaz terá que derrotar o misterioso Mago Negro chamado Zio, que deseja a total aniquilação dos habitantes de Algol. Mas a derrota deste terrível inimigo revelará que ele é apenas a “ponta do iceberg”, e poderes malignos ainda mais poderosos estão por trás de tudo...

Phantasy Star IV Phanta3

Vejam só como Alys trata seu parceiro de batalha com carinho!!


Phantasy Star IV Phanta5

Avistando a cidade de Piata. essa jornada vai ser longa...


Prepare-se para surpresas e decepções, porque o desenrolar da história tem muito a oferecer com um ambiente divertido e cativante, e os personagens mostrando suas verdadeiras intenções no decorrer da trama!

Nota: 9/10


Gráficos:

Um dos pontos fortes do game sem sombra de dúvidas. Cada cenário e personagens estão muito bem desenhados. O detalhe principal fica para os desenhos das cenas de diálogo entre os personagens durante o game, que usam e abusam da capacidade gráfica do console.

Phantasy Star IV Phantasystarivcutscene

Phantasy Star IV Phanta9

Phantasy Star IV Phanta8

Phantasy Star IV Phanta10

Algumas sequências de diálogos. Zio aparece desafiando os heróis na última imagem.


Nota: 9.5/10


Dificuldade:


Em termos de dificuldade, não espere por grandes desafios ou outras tarefas que possam exigir muito treino ou tempo para serem realizadas. É possível fazer todas as sidequests desse game sem grandes problemas. Pode ocorrer o fato de “ficar perdido”, mas os próprios personagens do jogo dão as dicas para você prosseguir na jornada.

Nota: 6.5/10


Jogabilidade:


Outro ponto importante a ser destacado. Phantasy Star IV segue o estilo padrão de controle da grande maioria dos RPGs: viajar por cidades, cavernas, montanhas, templos; tudo isso através de um mundo (melhor dizendo, 3 mundos, pelos quais você precisará de um foguete para chegar até eles!!) Porém a Sega reuniu tudo o que tinha de bom e o que faltava nos outros games da série e não mediu esforços em combinar tudo isso além de adicionar algumas coisas novas.

Os controles são precisos, principalmente na movimentação dos personagens pela tela, que ocorre de maneira simples e com notável diferença em relação aos games anteriores. Os menus do game não são complexos, e os diálogos ocorrem de maneira rápida durante o game. As batalhas são visualizadas de modo frontal (o personagem enxergando o inimigo de frente) e os heróis possuem uma boa variedade de técnicas e magias.

O destaque fica para o comando “macro”, que consiste em programar os ataques dos personagens nas batalhas. Ao utilizar certas sequências de ataques, através do comando, dois personagens podem combinar suas técnicas formando uma mais poderosa, causando mais estragos nos monstros.

Phantasy Star IV Phanta11

Cena de batalha do game


Por fim, os veículos do game também têm seu destaque: para chegar a certas áreas dos mundos, é necessário o uso do Land Rover (uma espécie de veículo blindado). Mas mesmo dentro da máquina é possível ser desafiado por monstros, porém, ao invés de usar as técnicas de ataque dos heróis, utilizam-se os comandos do veículo, disparando alguns mísseis ou raios laser contra os inimigos!

Phantasy Star IV Phanta13

Phantasy Star IV Ps4435

Phantasy Star IV Phanta7

Em cima, o Land Rover passando por lugares impossíveis de se andar a pé; no meio, uma cena de batalha do veículo; e, por fim, o foguete para viajar para os outros mundos do game.


Nota: 9.0


Trilha sonora:

Cada música do game é adequada e condizente com os eventos durante o desenrolar da história do mesmo. Os barulhos de cortes, pancadas, magias e outros são, em boa parte, de outros games da Sega (eu mesmo escutei alguns do game Alien Storm e outros do The Revenge of Shinobi). E pra variar, temos algumas músicas do primeiro Phantasy Star remixadas, como a dungeon theme do jogo mencionado.

Nota: 9.0


Avaliação geral e considerações finais:

Ai está um grande clássico a ser jogado por qualquer pessoa. Eu tive a chance de jogar essa pérola no meu Mega Drive, porém, não consegui finalizar o game no aparelho. Quando dizem que este jogo é, DE FATO, o melhor RPG do console, não é mera rasgada de seda. Assim como grandes séries como Breath of Fire e Tales of possuem seus títulos de grande renome, Phantasy Star IV tem seu lugar garantido entre os jogadores. Caso você tenha sido dono de um Mega Drive, este game torna-se obrigatório.

Caso tenham a oportunidade de jogar esse game, não pensem duas vezes!! E se alguém de vocês ainda possuir o cartucho, guardem essa raridade com muito esmero!

Nota Final: 8.75/10 (chegando ao ótimo!)


Detalhe extra sobre o game:


O game foi planejado inicialmente para o Sega CD. Porém, devido ao alto custo do acessório e da popularidade que o mesmo possuía, o projeto foi alterado e o resultado é a versão que conhecemos no Mega Drive. Considerando as capacidades da plataforma Sega CD, existem os boatos de que haveriam cenas animadas, ações e diálogos com vozes e outras coisas revolucionárias para a época. Imaginem como seria a cena da Alys dando uma bronca no Chaz logo no início do game... Com o Mega Drive já temos as belas exibições dos diálogos entre os personagens durante o jogo. Agora se isso fosse adiante e chegasse no Sega CD... Bem, isso é outra história...

Segue agora um pequeno vídeo do jogo para conferência!! Espero que gostem!!


Gostou? Então prepare-se para a jornada que o aguarda, reúna seus companheiros, viaje por outras cidades e planetas, acabe com Zio e sua horda de monstros, garantindo que a paz se estabeleça definitivamente em Algol!!


"Embrace your dreams... And, whatever happens, protect your honor... AS SOLDIER!!".

descriptionPhantasy Star IV EmptyRe: Phantasy Star IV

more_horiz
Parabéns pelo belo review Greg!! Na minha opinião Phantasy Star IV parece ser o melhor RPG do Mega Drive! Um dia irei jogá-lo, ja tentei o 3 mas desanimei com a toada do personagem!! Laughing


Meus RPGs Finalizados

"We keep playing!"

descriptionPhantasy Star IV EmptyRe: Phantasy Star IV

more_horiz
Único da série que terminei - sem contar os spinoffs - e gostei muito.

Os Macros encaixados no sistema de batalha são incríveis, e uma boa pedida para quem gosta de agilizar os combates.
É um grande jogo, sem dúvida Phantasy Star IV 1948895123


beaten Meu Backloggery
STAR MAL My anime list
STARAZUL MAL My mangá list

descriptionPhantasy Star IV EmptyRe: Phantasy Star IV

more_horiz
Grande rpg ! Acho que na época o pessoal deve ter ido a loucura com essas "ceninhas" em anime.
História muito boa e personagens carismáticos, uma ótima recomendação pra qualquer um.
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder