Fórum RPG Players
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum RPG PlayersEntrar

Um fórum destinado aos jogadores de RPG

Final Fantasy IX

power_settings_newInicie sessão para responder
+5
Krod
Pedrohk
Sir Greg
Daniel
hawk666
9 participantes

descriptionFinal Fantasy IX EmptyFinal Fantasy IX

more_horiz
Final Fantasy IX Logo4

Final Fantasy IX, lançado em 2000, foi o último jogo da franquia para o Playstation, assim como um dos últimos jogos lançados para o primeiro console da Sony.

Final Fantasy IX 16
A trupe

Final Fantasy IX pode ser facilmente resumido em uma palavra: equilíbrio. E a mesma pode ser interpretada de inúmeras maneiras. Acertando em cheio sua proposta, que é a de agradar todo o tipo de fã, o jogo conta com sistemas clássicos de outros jogos da franquia, mas recriados com o que existia de melhor em tecnologia e mecânicas de sua época, resultando em um verdadeiro clássico moderno. Gráficos, arte, cenas em computação gráfica...todos os detalhes visuais foram tratados com todo o cuidado para fechar a quinta geração de videogames com chave de ouro. Não apenas na parte visual, como a parte sonora também foi muito bem trabalhada e, de quebra, com o lema do jogo, resultando em muitas versões remixadas de faixas clássicas de outros Final Fantasies, além das óbvias inéditas, sendo a grande maioria delas variadas entre belas melodias tristes ou relaxantes. Para completar, o título carrega inúmeras referências aos episódios anteriores da série, tendo desde nomes de itens e locais a personagens e acontecimentos.

Tema do jogo:


Qual o sentido da vida? E da morte? O que é certo e o que é errado? O que é preciso saber, o que é preciso ser feito e o que não é? Filosofia é o termo certo quando o assunto é enredo em Final Fantasy IX. Não fugindo da proposta principal, o jogo conta com uma trama simples e volta com a importância dos cristais à tona, mas essas características não passam de um simples pano de fundo para o mais importante: narrativa e personagens. Final Fantasy IX resgata o story-telling mais adulto e dramático de Final Fantasy IV, apostando bastante nos personagens, que apesar dos aspectos infantis (com direito a visual semi-superdeformed) e história de fundo simples, esbanjam carisma e características únicas graças à personalidade bem trabalhada de cada um deles. Como resultado, foi criado um jogo com história fácil de entender, sem que isso signifique ser menos interessante. É difícil não gostar pelo menos de um personagem quando existe um elenco com figuras como Vivi, o jovem black mage que busca o sentido de sua existência, Garnet "Dagger", a princesa aventureira e Zidade, o hábil gatuno e protagonista do jogo. Vale lembrar que alguns deles tiveram a aparência, e até um pouco de sua personalidade, baseados em personagens do clássico Mágico de Oz.

Final Fantasy IX 26
Vivi, Steiner, Garnet e Amarant?

Final Fantasy IX mantém o velho sistema de turnos ativos (active time battle), com algumas modificações. A começar pelo sistema de evolução, onde cada personagem tem uma profissão fixa, com habilidades adquiridas utilizando equipamentos específicos e acumulando experiência. Apesar de ser aparentemente limitado, o jogo consegue manter um balanço bastante satisfatório entre os personagens, cada um tendo seus altos e baixos, sendo difícil (ou até mesmo impossível) definir o melhor grupo a ser montado. Não só os personagens como o poder dos golpes em si também foi balanceado, exigindo mais estratégias antes das lutas, montando um grupo eficiente para cada situação, como na luta em si, pegando o tempo e a situação certa de usar os recursos disponíveis. Consequentemente, o jogo ficou um pouco mais difícil que outros capítulos da série, e infelizmente essa característica se mostra instável, tendo tanto situações dificílimas como pateticamente fáceis em algumas passagens. Para aumentar o leque de estratégias, foi adicionado o Trance, evolução dos limit breaks onde o persoangem não utiliza apenas um golpe, mas fica, como diz o nome, em "transe" por alguns turnos, ficando mais poderoso e com habilidades únicas desse momento.

Final Fantasy IX 36

O jogador pode explorar Gaia (nome dado ao mundo de Final Fantasy IX) de forma não muito diferente de outros jogos: Os personagens devem ser guiados em dungeons, cidades e no world map. Em meio a essa atividade, é possível encontrar inúmeras atividades opcionais, que variam desde jogar cartas a caçar sapos em pântanos. Final Fantasy IX certamente possui o acervo mais variado e, principalmente, agradável de side quests até então, tendo muitas delas integradas discretamente na aventura principal para que a jogatina se torne realmente única. Um dos destaques em termos de conteúdo opcional fica por conta da exploração com chocobos, que evoluem através de um sistema de busca de baús. Uma forma genial de aliar processo e recompensa, resultando em uma atividade verdadeiramente prazerosa. Não só de exploração, como a informação em Gaia também é um elemento a levar destaque, com inúmeras localidades, povos e raças distintas, proporcionando uma experiência nova a cada localidade descoberta e a cada nação analisada.

Final Fantasy IX 46
Explorando cada canto do mundo. Literalmente.

Apesar de não ser tão popular quanto seus antecessores VII e VIII, Final Fantasy IX deixou sua marca na história não apenas do console da Sony, como também na geração em que foi lançado, sendo uma prova imóvel do que a Squaresoft era capaz e do quanto ela evoluiu até então, sem, é claro, esquecer da alma da série e de seus milhares de fãs.

Final Fantasy IX 54


www.jogadorpensante.wordpress.com

descriptionFinal Fantasy IX EmptyRe: Final Fantasy IX

more_horiz
Realmente, os mini games dos chocobos eram sensacionais. Faziam que você explorasse todos os cantos possíveis do world map dentro das habilidades condizentes de cada tipo de chocobo.

O Card game tão bem elaborado no FF8 acabou não surtindo o mesmo efeito no FF9, sendo ofuscado pelos Chocobos.



beaten Meu Backloggery
STAR MAL My anime list
STARAZUL MAL My mangá list

descriptionFinal Fantasy IX EmptyUm grande game sem dúvida

more_horiz
Uma coisa digna de ser mencionada nesse game é a parte gráfica do mesmo. Os gráficos desse jogo são, sem sombra de dúvidas, os mais belos do PS1. O game esbanjou ao máximo a capacidade gráfica do console.

Isso pode ser visto principalmente nas animações em CG do jogo. São tão belas quanto marcantes, desde o início do jogo.

Sem dúvida nenhuma, um game digno de ser jogado.


"Embrace your dreams... And, whatever happens, protect your honor... AS SOLDIER!!".

descriptionFinal Fantasy IX EmptyRe: Final Fantasy IX

more_horiz
Não entendo como tantos criticam esse game. Ele é uma grandissisima obra de arte.
O próprio Hironobu Sakaguchi disse que este foi o melhor FF que ele já criou.

TODOS os personagens são particulares e carismáticos de seu próprio jeito.
Zidane e Vivi nem se fala.

E aquela cena de Bahamut vs Alexander é demaaaaaaaaaaaaaais...



Final Fantasy IX Stsmal10


"Soul? I possess no such thing."

descriptionFinal Fantasy IX EmptyRe: Final Fantasy IX

more_horiz
A única coisa a se criticar foi o Final, pois de resto, ele e o FFT vão ser para sempre os meus favoritos. Cenários lindos. Quests. Personagens carismáticos. Estilo old School. Fechou a fase de Ps1 da Square com chave de ouro.

descriptionFinal Fantasy IX EmptyRe: Final Fantasy IX

more_horiz
Melodies of life Crying or Very sad

esse jogo me traz muitas lembranças, me lembra de minha melhor amiga, quando ela ia embora o jogo tinha acabado de ser lançado e ambas tínhamos comprado e nem tivemos como comentar o jogo uma com a outra, nos corespondemos via carta depois, mas tenho lembranças muito boas desse jogo. amo a trilha sonora acho uma das mais bonitas que já fizeram para a série

descriptionFinal Fantasy IX EmptyQuando tudo começou!!!

more_horiz
Tenho que destacar que fui um cara de muita sorte, quando comprei o meu Psone nunca tinha ouvido falar de RPG que o diga Final Fantasy IX.

Comprei esse jogo porque o dono da loja me garantiu que eu iria gostar.

Ai que eu fiquei Semi-hipnotizado com aquela sena inicial as CGs e a Caravela chegando em Alexandria.

O Vivi me encantou eu estava me acostumando com tudo e joguei até acabar essa parte de alexandria.

Fiquei entusiasmado para jogar e saber mais, foi quando pesquisei nas revistas de games o que era Final Fantasy, me apaixonei e fiz uma promessa em jogar todos os antecessores do FFIX para depois continua-lo. Foi difícil mais eu consegui e hoje joguei do FF IV ao FF X-2 e sou um fã da série.

Final Fantasy 9 abriu um novo caminho para min amo esse RPG.

AbraçosFinal Fantasy IX 180px-Eiko_CG_5

descriptionFinal Fantasy IX EmptyRe: Final Fantasy IX

more_horiz
Seja bem-vindo, Renty Wink


" How do you prove that you exist...? Maybe we don't exist... "

descriptionFinal Fantasy IX EmptyRe: Final Fantasy IX

more_horiz
Obrigado, Sou fã de RPG mais dificilmente encontro amigos que também curtam.

Acho que achei um lugar ideal para novos amigos que se aventuram em um bom RPG.

descriptionFinal Fantasy IX EmptyRe: Final Fantasy IX

more_horiz
Renty escreveu:
Obrigado, Sou fã de RPG mais dificilmente encontro amigos que também curtam.

Acho que achei um lugar ideal para novos amigos que se aventuram em um bom RPG.



Se quiser você pode participar do tópico de apresentações:
http://rpg-players.web-rpg.org/t78-apresentacoes

E bem vindo também! É sempre bom ver novos amigos que curtam RPG aqui no fórum. Final Fantasy IX 1562904799

Não lembro se já temos um tópico por aqui de "como você conheceu o mundo dos RPGs", mas lembro de ter visto aqui ou outro lugar...Esse é um assunto interessante. hmmm
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder