#255Jogo: Wild Arms XF
Produtora: Media.Vision
Data de Lançamento: 09/08/2007Muito bem, pessoal.
Agora, sim. Wild Arms 1, Alter Code F, 2, 3, 4, 5 e XF finalizados! Foi praticamente jogando um jogo em cada mês no último ano, mas enfim finalizo todos os jogos lançados para videogames e portáteis dessa série.
Devo dizer que foi uma satisfação, mas que ainda pretendo fazer os extras que estão faltando nos jogos que ainda não os fiz. E também há um Wild Arms lançado para celulares.
De fato, nem sei se esse jogo ainda existe, pois não encontrei na Playstore.
XF é uma abreviação do título japonês. XF significa
Crossfire, que é como é chamado o jogo original. É o Wild Arms mais diferente da série pelos seguintes motivos: é um RPG Tático ao invés de um JRPG por turnos, e uma coisa interessante é que a mecânica do jogo não é limitada como em outros jogos fora do Trio Square Enix, Intelligent Systems e Nippon Ichi, com seus Final Fantasy Tactics, Tactics Ogre, Fire Emblem e Disgaea.
Por exemplo, eu adoro o Jeanne D'arc do PSP. História muito boa e um enredo muito bom. Mas o sistema de status e o próprio de batalha são bem básicos, e não tão elaborados como no jogo dos senhorzinhos Delita e Ramza.
XF tem um sistema de nível normal, como qualquer jogo tático, e também tem o nível de classe. A "AI" dos inimigos são bastante eficazes, o que garante algumas boas batalhas. Já joguei alguns Táticos que o inimigo final até passava o turno sem fazer nada, tendo especial que cobria toda a área onde meus personagens estavam posicionanados.
Eu tinha um certo preconceito com o jogo quando via os traços dos personagens diferentes e com um contexto mais adolescente. De fato a idade deles no jogo não condiz com o visual, e é um jogo com temas maduros.
O jogo se passa em Filgaia, assim como os outros jogos da série, com todos os elementos de mundo pós-apocalíptico com temática de faroeste e elementos de fantasia. O jogo começa em meio a uma guerra entre as nações de Elesius e Viraltia, que disputam o controle do continente.
Clarissa Arwin é a protagonista do jogo, uma jovem membro de uma pequena comunidade. Quando sua cidade é atacada pelas forças de Elesius, Clarissa se vê envolvida em uma missão para descobrir a verdade por trás da guerra e proteger sua terra natal.
Wild Arms XF aborda temas como política, poder, lealdade e sacrifício, assim como ocorre nos melhores jogos de RPG Táticos já produzidos até hoje.
É um jogo bastante longo, tendo levado pouco mais de 64 horas para finalizar. Tem muitas missões secundárias que você pode fazer, e isso pega um tempo bastante razoável.
Por focar em um esquadrão de 6 membros, a história meio que gira em torno do grupo principal de modo a explicar bem a trama de cada um. Se for ver bem, o Wild Arms 1 tinha praticamente o foco apenas nos 3 principais, o que garantia o jogador aprender bastante sobre eles. Aqui para ter o mesmo princípio, é preciso bastante coisa, como esses extras.
Status: Clarissa
Dandelion Shot
66
Strahl Gewehr
Prytwen Flower
Ragnar
Stormrider
63
Afer Ventus
Panther Scarf
Levin
Martial Mage
67
Vorpal Blade
Dragon Shield
Warrior's Vest
Labyrinyhia
Arcanist
58
Ars Magna
::armadura: Golden Rose
Alexia
Royal Fencer
58
Ars Magna
L
Durga Plate
Felius
Halberdier
67
Dinosaur
Starlight Wrist
64:33
Se esse que falta para celular me for acessível de alguma forma, irei ter prazer em jogá-lo. Mas creio que de Filgaia eu tenha visto tudo. O Wild Arms 1 é o mais memorável, mas o Wild Arms 3 é um jogo estupidamente bem feito e maravilhoso. O 4 e principalmente o 5 tentaram inovar nos sistemas de batalhas, e eu acho que não foi algo muito bom para os fãs mais antigos da série. Mas são bons jogos também.
Por enquanto era isso