Growlanser IV Over Reloaded: Wayfarer of Time (PSP)
Gráficos: 3/5
Sons: 4/5
Jogabilidade: 4/5
Diversão: 3/5
Replay: 2/5
Estória: 5/5
Dificuldade: 2/5 >>> Difícil para Desbalanceada (Near Impossible nos momentos finais)
Duração: 50 a 70:00:00.
Nota Final: 4,7
Growlanser: Wayfarer of Time, é de longe um dos melhores e mais difíceis RPGs que já joguei. Com seu estilo clássico e batalhas por turnos, lembrando muito o Active Battle System dos FFs, Growlanser surpreende o jogador por oferecer um grande desafio nas batalhas desde o inicio. Não tem batalha fácil nesse jogo, em certo ponto você nem mesmo tem outra estratégia senão contar com a sorte (sim, luck aqui é bem útil também).
O estilo gráfico não impressiona muito, personagens em sprites e as magias e seus efeitos e cenas especiais também não são grande coisa, mas o traço dos personagens são muito cativantes, e os cenários leves, o que deixa o jogo bem agradável e você nem cansa de ficar olhando pro mesmo lugar durante um bom tempo.
A parte sonora, tanto das falas quanto musical é de altíssima qualidade, a música introdutória é clássica, e os temas de batalha, chefes e cidades são bem agradáveis. Joguei a versão undub, e achei maravilhosas as vozes, uma pena o personagem principal não ter dublagem.
A diversão do jogo se dá pela dificuldade elevada, e se compromete pelo desequilíbrio da mesma principalmente na reta final do jogo. O fator Replay também cai em comprometimento devido a alta duração da trama, com uma carga dessas de 60 horas fica difícil fazer todos os finais, fiz apenas um e tive apenas 2% de finais completos...
Agora a melhor parte do jogo, sem qualquer sombra de dúvida, e o que te faz querer chegar ao fim desse jogo a qualquer custo: o Enredo! Simplesmente fantástico. Tragédias, mortes, catástrofes, relacionamentos, traições, política e guerras. Em meio a tudo isso alguém invocando demônios e criaturas de outros mundos para tentar dominar o seu mundo. A trama é intensa do início ao fim, se igualando a grandes e renomados títulos como os Final Fantasy's nesse quesito.
No meio do jogo você toma decisões, algumas sem muita influencia outras que podem mudar o destino de um personagem graças ao incrível Fate System, que lhe da a possibilidade de salvar um personagem NPC ou não da morte. O jogo também tem um Furlough/Date System, responsável pelo suposto complemento do fim do jogo. Alem de um mini-simulador de cidade onde é possível você ter sua própria cidade, no qual você decide quem deve ir pra la, e você deve correr atras de mercadores, cozinheiros e turistas pra sua cidade.
O jogo tem vários personagens jogáveis, mas alguns só são adquiridos após sucesso em sidequests do Fate System.
Enfim, nem consigo destacar tudo que há nesse jogo por meio de uma review, senão ficaria enorme, então está ai o que mais me chamou atenção no jogo. Apesar da longa duração é um jogo muito rico em conteúdo e com uma estória digna de um clássico.
Gráficos: 3/5
Sons: 4/5
Jogabilidade: 4/5
Diversão: 3/5
Replay: 2/5
Estória: 5/5
Dificuldade: 2/5 >>> Difícil para Desbalanceada (Near Impossible nos momentos finais)
Duração: 50 a 70:00:00.
Nota Final: 4,7
Esse trailer descreve muito bem o jogo! Sensacional, é como assitir um grande anime!
Versão original, lançada para PS2 em 2003 apenas no Japão.
Growlanser: Wayfarer of Time, é de longe um dos melhores e mais difíceis RPGs que já joguei. Com seu estilo clássico e batalhas por turnos, lembrando muito o Active Battle System dos FFs, Growlanser surpreende o jogador por oferecer um grande desafio nas batalhas desde o inicio. Não tem batalha fácil nesse jogo, em certo ponto você nem mesmo tem outra estratégia senão contar com a sorte (sim, luck aqui é bem útil também).
O estilo gráfico não impressiona muito, personagens em sprites e as magias e seus efeitos e cenas especiais também não são grande coisa, mas o traço dos personagens são muito cativantes, e os cenários leves, o que deixa o jogo bem agradável e você nem cansa de ficar olhando pro mesmo lugar durante um bom tempo.
A parte sonora, tanto das falas quanto musical é de altíssima qualidade, a música introdutória é clássica, e os temas de batalha, chefes e cidades são bem agradáveis. Joguei a versão undub, e achei maravilhosas as vozes, uma pena o personagem principal não ter dublagem.
A diversão do jogo se dá pela dificuldade elevada, e se compromete pelo desequilíbrio da mesma principalmente na reta final do jogo. O fator Replay também cai em comprometimento devido a alta duração da trama, com uma carga dessas de 60 horas fica difícil fazer todos os finais, fiz apenas um e tive apenas 2% de finais completos...
Agora a melhor parte do jogo, sem qualquer sombra de dúvida, e o que te faz querer chegar ao fim desse jogo a qualquer custo: o Enredo! Simplesmente fantástico. Tragédias, mortes, catástrofes, relacionamentos, traições, política e guerras. Em meio a tudo isso alguém invocando demônios e criaturas de outros mundos para tentar dominar o seu mundo. A trama é intensa do início ao fim, se igualando a grandes e renomados títulos como os Final Fantasy's nesse quesito.
No meio do jogo você toma decisões, algumas sem muita influencia outras que podem mudar o destino de um personagem graças ao incrível Fate System, que lhe da a possibilidade de salvar um personagem NPC ou não da morte. O jogo também tem um Furlough/Date System, responsável pelo suposto complemento do fim do jogo. Alem de um mini-simulador de cidade onde é possível você ter sua própria cidade, no qual você decide quem deve ir pra la, e você deve correr atras de mercadores, cozinheiros e turistas pra sua cidade.
O jogo tem vários personagens jogáveis, mas alguns só são adquiridos após sucesso em sidequests do Fate System.
Enfim, nem consigo destacar tudo que há nesse jogo por meio de uma review, senão ficaria enorme, então está ai o que mais me chamou atenção no jogo. Apesar da longa duração é um jogo muito rico em conteúdo e com uma estória digna de um clássico.