Fórum RPG Players
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum RPG PlayersEntrar

Um fórum destinado aos jogadores de RPG

description~ Um novo olhar sob FFXIII ~  Empty~ Um novo olhar sob FFXIII ~

more_horiz
Bom dia a todos, aqui está chovendo um pouco hoje, mas ate que não está frio apesar de estarmos no meio do inverno, já faz um tempo que fiquei de fazer este tópico, como acabei acordando muito cedo e passei um bom tempo estudando, gostaria de apróveitar esta manhã, ao menos para adiantar algo.
 
      O tópico será divido em sessões e postagens com certa frequência, meu intuito é cobrir todo o lore, a história, enredo e deixar algumas coisas que acho sobre o jogo escritas ate o lançamento da ultima parte da serie, em uns dois messes, antes de começarmos gostaria e pedir que limpe sua mente de todas as coisas que tem em sua mente em relação a este título que não foram suas próprias conclusões, será mais fácil ver aonde quero chegar, tenham uma boa leitura Smile

Os Piores personagens da serie?

   Já tem um tempo que tanto eu quanto vocês, devem ter ouvido isso, entretato, será que isso é mesmo verdade? parando para pensar talvez não seja tão simples e dedutivo julgar um personagem em um rpg. Eu acredito que escritores e roteiristas não conseguêm "entrar na mente" de qualquer personagem, isso se torna ainda pior quando se trata de adolescentes, afinal estámos mudando constantemente nesta época da vida, para escrever e ate entender certas coisas, acredito que experiência de vida sejam um ponto chave, oras eu nunca fui um rapaz adolescente, não posso detalhar o quão ruim é o Hope, eu não o entendo emocionalmente, mas posso dizer o quanto eu entendo a Vanille, afinal eu já tive aquela idade.

   Claro as coisas se torna mais fáceis quando se trata de personagens adultos, entretanto talvez algo que tenha trazido problemas ao FFXIII, foi o escritor ter exagerado na dose de "adolescentes em foco", hoje temos que julgar as coisas diferente do passado, era mais fácil antigamente quando os personagens não tinham dublagem, nem cenas cinematográficas, afinal agente lia o enredo por aqueles sprites e nossa imaginação fazia o trabalho de adequar.   

   Sobre os Personagens:

( Não, não vou começar pela Lightning,depois explico o porque ^^ )


~ Um novo olhar sob FFXIII ~  N2cvOry
"Wishes aren't enough,Prayers Either"

    Vanille é uma das personagens mais importantes do FFXIII, não entender a personagem bem, implica em não entender bem o enredo inteiro praticamente, ela felizmente, sim é bem escrita e ate irritante por isso, cada personagem de FFXIII carrega consigo algo que o diferência dos outros e algo que os une, normalmente os enredos tendem a "mostrar" isso, em FFXIII isso não acotece com a Vanille.

   Observando bem, ela não é bem uma protagonista normal, apesar de ser jogável, apesar da ser alegre e sorridente externamente, o desejo de Vanille é cruel, e a vejo como uma pessoa extremamente triste, e assim a história a define, infelizmente para muitos jogadores é tarde para a narradora da história deste Final Fantasy ser entendida, por muitas vezes é normal em um jogo assim, personagens serelepes alegres serem tidos como "idiotas", talvez... não seja a Vanille que seja um clichê, calma.., todos nos lemos diversas histórias e estámos acostumados a associar comportamentos a personalidades, fazemos isso intuitivamente, esquecemos de linhas como essa.

" “My name is Oerba Dia Vanille. I'm a l'Cie from Gran Pulse. And to everyone on Cocoon... evil.” Vanille para Szas



   Esta linha de dialógo tão curta, passa despercebida, Cocoon e Gran Pulse neste momento para o jogador são dois mundos diferentes, ela própria se define, entretanto a reação do Szas junto a situação dos personagens e o clichê em nossas cabeças ativa um gatilho "isso é drama", porém estava enganada, não era drama, ela realmente era uma pessoa ma naquele momento, e egoista que já tinha desistido de tudo, na maior parte do jogo Vanille narra eventos em um ton sombrio.

   Está mesma personagem, era aquela que sempre mantinha esperanças quando todos perdiam, animava os outros, parecia se preoculpar muito com todos, e ate mesmo com pequenas coisas, entretanto era tudo uma mascara com medo de encarar a verdade.

Background: (o material adicional do FFXIII está incluso)

   Vanille nasceu em Gran Pulse durante a guerra da transgressão (6 seculos antes do FFXIII começar), ela perdeu seus pais durante um ataque de L'cies de Cocoon, e fez um acordo com Anima um Fal'cie, para se tornar uma L'cie e seu focus era se tornar Ragnarok e destuir Cocoon.

   Entretanto Vanille falha em sua missão, tendo pena das pessoas de Cocoon, e Fang decide se tornar Ragnarok sozinha, não conseguindo destruir Cocoon, mas apenas criando muito medo nos residentes de Cocoon, sobre o que havia em Gran Pulse ( o mundo inferior ), tendo pena do ocorrido a deusa Etros, cristaliza Vanille e Fang, mesmo ambas tendo falhado em seu focus,e esta é a primeira citação de Etros em FFXIII.

   Ela desperta 6 seculos depois para descobrir que estava em Cocoon e que Anima teria transformado Serah em um L'cie, a cena das desculpas da Vanille para a Serah que pouca gente entendeu, significa provavelmente, que são desculpas por ela ter falhado em completar o focus e agora a Serah foi escolhida em seu lugar, e também sobre sua deterinação de não fazer nada a respeito da situação atual.

  Mas no fim da história com o encontro com Fang a resolução de Vanille muda, afinal todos nós somos sujeitos a mudanças, o espirito humano está sempre buscando melhorar e mudar, a Vanille representa uma narradora triste,culpada, mas que segue em frente para o destino cruel que escolheu, no fim a aparição da Fang modifica a resolução dela.

Curiosidades:
- A roupa da Vanille foi criada tendo como base uma tribo Africana
- A musica tema do jogo na versão japonesa é sobre a Vanille e a Fang.
- na versõa Americana a musica foi substituita por um hit da Leona Lewis que não tem contexto algum na hora da cena.
- A função da Vanille na história é servir de elo entre o lore e os personagens.

~ Um novo olhar sob FFXIII ~  ZS8aGuY
Don't you even! You think you die, and that's that?! Huh?! You think you die an' everything'll be sugar and rainbows?!

  Este personagem Sazh Katzroy, é quem mais passa tempo ao lado da Vanille por isso será abordado agora, a primeira coisa que nos vem a mente quando vemos Sazh é "não parece personagem de Final Fantasy", devo discorcar, já tivemos o Barret e a serie é famosa pela diversidade de personagens, mas a melhor coisa foi a genial de idéia de incluir ele, "uma pessoa normal", no meio de personagens cheios de problemas e de brigas internas, este personagem de atitude simpatica é certamente o personagem mais maduro do enredo inteiro.

   A primeira aparição de Sazh foi na novel, na qual seu filho era marcado como um L'cie, por culpa da Vanille, depois ironicamente ele se vê fugindo do governo junto da culpada pelo sofrimento do seu filho, entre a cruz e a espada sem saber, Sazh e Vanille tem ótimo dialógos, ele não é um sujeito complicado de se entender, nem tem motivos complexos, tudo que ele quer é salvar seu filho, não tenho um filho, mas consigo entender isso, é facil de aceitar a idéia de um pai se sacrificando para salvar o filho. Por muitas vezes temos este personagem no background, enquanto estámos esperando que a cena saia desssa dupla estranha, formada por um homem que não sabe bem o que fazer e uma garota que age feito uma boba alegre, sem saber que estámos perdendo a cereja do bolo, a relação entre esses dois, não só desenvolve a Vanille depois, como também ajuda a explicar sobre os Fal'cie, durante a fuga desses dois.

Uma coisa interessante é que o escritor não achou necesário desenvolver o personagem, ora...Sazh não é um adolescente é um homem com um filho, uma esposa morta, ou seja ele já está desenvolvido, seu objetivos são claros, ele é certamente o personagem mais fácil de entender de FFXIII, nem por isso um personagem ruim, ele tem cenas fantasticas quando a que ele mostra o parque a Vanille, sem saber que ela estava caminhando lentamente para a morte, mesmo quando seu próprio filho estava indo a um destino cruel por culpa dela.

 uma cena muito discutida é na qual ele discute com a Vanille quando descobre as reais intenções dela, ora....,muitos queriam que ele tivesse mesmo atirado, mas isso o teria tornado hipocrita e não faria sentido no enredo, afinal um homem comum saiu de casa, está fugindo do governo em busca de seu filho, só esta vivo por conta da ajuda que teve de sua companheira, atirar nela em um surto de raiva teria reduzido o personagem, e ai sim não teria feito sentido, afinal ele está aqui para ser maduro lembram? vi aquela cena de uma forma muito bonita, é uma das melhores para mim porque define o personagem inteiro em poucas cenas.   

Background:

  Antes de ser piloto de aeronaves, ele era piloto de locomotivas, todas as manhãs saia de casa e levava seu filho para a escola então o buscava depois, em uma das vezes levou a turma de Hope em uma escursão como piloto. Com apróximação das festividades ele queria dar um presente para seu filho, acabou comprando um pequeno chocobo, porém enquanto escolhia qual passaro levar seu filho sumiu, ao o encontrar novamente, ele estava marcado como um L'cie, e agora Szas precisava de ajuda, achou ela na Coronel Jill Nabath, que queria o ajudar seu filho a completar seu focus, entretanto Sazh é enganado.

   Dajh(filho de Sazh) revela a vontade de ver fogos de artificio em Bodhum(cidade aonde a Lighting vive), la ele acaba descobrindo ruinas aonde um fal'cie de Pulse vive, logo o governo decide interditar todo o local e enviar todos os habitantes para Gran Pulse, enviar pessoas comuns para la era assasinato, Sazh então aprende que seu filho podia encontrar Fal'cies e L'cies, e decide não confiar mais no governo, ele se infiltra no trem que levaria os exilados, e la se encontra com a Lighting que tem o mesmo objetivo dele, destruir o fal'cie que marcou seus entes queridos.

Curiosiadades:
- Sazh tem um montão de fãs, entre as pessoas que gostam de FFXIII , um de seus maiores fãs é o próprio Nomura.
- ele é o personagem com mais linhas de dialógo no FFXIII
- a Skill special do Sazh originariamente chamava Desperado, igual a do Laguna, no FF8, modificaram na versão US.

(isso continua nos posts abaixo de agora em diante Smile  )

Última edição por Akiha em 20/08/13, 12:50 pm, editado 2 vez(es)

description~ Um novo olhar sob FFXIII ~  EmptyRe: ~ Um novo olhar sob FFXIII ~

more_horiz
Já posso postar ou tem que terminar o post? Tongue 


Achei FFXIII um bom jogo e nado contra a onda geral, acho o ponto forte o universo criado e o ponto fraco o gameplay.


Vanille pra mim é uma das melhores personagens, sempre triste no jogo, não consigo vê-la de outra maneira, minha memória resgata apenas as cenas dela solitária, meio de lado na party, posso estar sendo enganado pela minha mente.

Na verdade muito do preconceito em cima dos personagens foram criados antes do lançamento do jogo e assim se manteve e os mais apedrejados são a Vanille e Sazs, que são os mais bacanas, lol


Um outro personagem que gosto bastante é o Snow, ele é o típico protagonista Hot-Blooded, um tipo que gosto bastante, então ganhou minha simpatia instantânea Laughing
E tem o romance que é sempre bom.


Já o Hope é um chato, colocou uma coisa na cabeça e depois decidiu que não podia mais voltar atrás em relação a vingança com o Snow. Mas, apesar de tudo, não tenho nada contra personagens da party que são "errados" nas suas decisões ou moralmente, nem todo mundo precisa ser perfeito pra fazer parte da party, como o Wakka fanático religioso ou Shion egoísta, cada um com o seu defeito, mas que tem sua função no plot.


Em relação a história do jogo, eu vejo problemas em rítmo, direção de cenas, final como já postei antes, essas coisas, mas personagens não vejo muito problema não, podem não ser o cast mais memorável, mas não é o desastre todo que pintam.

Só a Lightining que não entendo bem, não lembro de uma cena interessante com ela, é a protagonista muda do jogo Tongue

description~ Um novo olhar sob FFXIII ~  EmptyRe: ~ Um novo olhar sob FFXIII ~

more_horiz
Bom post Akiha, FFXIII ainda é um dos jogos que mais quero jogar da geração, por isso ainda sonho com um PS3...

Não vou ler tudo agora pra não ficar sabendo demais, mas li o início, interessante. ~ Um novo olhar sob FFXIII ~  1948895123


Meus RPGs Finalizados

"We keep playing!"

description~ Um novo olhar sob FFXIII ~  EmptyRe: ~ Um novo olhar sob FFXIII ~

more_horiz
Grata Smile, podem postar a vontade claro, vou adicionando o material no meu ritimo, tem muita coisa para cobrir ficária chato um tópico sem posts afinal.

jogue quando tiver a chance Marcos, o jogo não é ruim, longe disso.

também considero a Vanille a melhor personagem junto do Szah o caso da Lighting é um tanto complicado, mas chegaremos nela com o passar dos personagens restam 4, depois o lore.


~ Um novo olhar sob FFXIII ~  1041290732
https://youtu.be/iwSYQGwyjPg

description~ Um novo olhar sob FFXIII ~  EmptyRe: ~ Um novo olhar sob FFXIII ~

more_horiz
O povo reclama demais, e tem a questão de um ir muito pelo que o outro fala e ser influenciado, prefiro jogar primeiro pra depois meter o pau se for o caso... Ta certo que FFXIII tem algumas coisas estranhas como já vi em vídeos ( o caso das summons realmente não gostei) mas o jogo possui gráficos ótimos, pelo menos eu acho. E outra, é o tipo de jogo, todo mundo fala mal mas todo mundo jogou, ou seja, se o jogo segue tendo sequencias até o dia de hoje como pode ser tão ruim assim. Smile  

E por ultimo, pra quem ta achando FFXIII ruim, jogue Phantasy Star Universe! Laughing 

Continue com o tópico assim que possível Akiha, como a maioria aqui já deve ter jogado será muito interessante, não vou fazer como fiz com o FFX em que li toda a história numa revista, mas darei uma bisbilhotada Tongue Wink


Meus RPGs Finalizados

"We keep playing!"

description~ Um novo olhar sob FFXIII ~  EmptyRe: ~ Um novo olhar sob FFXIII ~

more_horiz
Ah, FFXIII.
Praticamente o último contato com RPG de console que tive.

Devo ter umas 9 horas dele pelo que eu lembre.
Em termos de história e enredo, não tenho como ter uma opinião definitiva sobre a qualidade desses quesitos, devido ao pouco tempo de jogo que tenho dele, e até por ser a intenção principal do tópico.

Se pegar o FFXII e o X como comparação, vejo uma diferença nesse início, deixando-o mais para um lado de fantasia, o que não há problema nenhum, pois há um bom público para isso.

Já a questão de mecânica do jogo, na qual não é intuito do tópico da nobre dama, tenho grandes divergências pelo que o jogo me apresentou até agora, seja de exploração, movimentação e linearidade.

Pelo que eu vi em um dos tópicos aqui na comunidade, essas questões parecem terem sido bastante modificadas nos jogos sucessores.

Confesso que não vi nada que me empolgasse a continuar jogando, mas quem sabe dê uma chance para ele novamente. O save continua aqui por aqui pronto para ser reiniciado ~ Um novo olhar sob FFXIII ~  1982314141  

Ah, o Sazh realmente é bem carismático, isso tenho que admitir e acima de tudo concordar Smile


beaten Meu Backloggery
STAR MAL My anime list
STARAZUL MAL My mangá list

description~ Um novo olhar sob FFXIII ~  EmptyRe: ~ Um novo olhar sob FFXIII ~

more_horiz
Ainda queria ver sobre os outros personagens, continue quando possível Smile

description~ Um novo olhar sob FFXIII ~  EmptyRe: ~ Um novo olhar sob FFXIII ~

more_horiz
Desculpem mesmo, é que recém acabei uma especialização em minha área e no fim deste ano tenho que escrever um artigo imenso para entregar ate o dia 10 e nem comecei direito....

mas ta o motivo de não ter terminado ainda o tópico é o vicio em trails, ainda bem que hoje avancei bem no jogo dai fico a semana sem jogar para terminar meu artigo...., dai quem sabe domingo continuo Smile


~ Um novo olhar sob FFXIII ~  1041290732
https://youtu.be/iwSYQGwyjPg
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder