Live to see, the end of your journey...
Nome: Shin Megami Tensei: Strange Journey
Produtora: Atlus
Gênero: RPG baseado em turnos
Plataforma: Nintendo DS
O jogo se passa no inicio do século 21, quando um colapso atômico acontece no Polo sul e causa uma anomalia conhecida como Schwarzwelt, que consiste em uma grande grande massa negra que vai aumentando gradativamente, ameaçando consumir o planeta todo o planeta. Quatro times são enviados para a Antártica a procura de solucionar e investigar o problema, eis ai que entra o jogador...
História:
O jogador entra no jogo como um soldado americano(na versão japonesa é um soldado japonês) membro da equipe Red Sprite, liderada pelo comandante Gore.
O interessante aqui na história é que todos partem rumo ao desconhecido e a trama consegue passar esse clima de descobrimento para o jogador. A cada descoberta que o time faz o jogador vai enfrentando novos dilemas, e é ai que ele fará escolhas que afetarão qual lado ele irá seguir, a inicio afetando apenas o alinhamento do personagem, mais logo as escolhas também afetarão a história.
Jogabilidade:
A movimentação ocorre em primeira pessoa, com batalhas aleatórias (em sua maioria) baseadas em turnos. Conforme o jogador vai explorando o mapa, ele vai sendo desenhado na tela inferior do DS.
A exploração ficou interessante devido a certos elementos como os App que o jogador vai adquirindo, que consistem em aplicativos que fazem por exemplo com que o jogador veja no escuro, consiga ver inimigos especiais espalhados pelo mapa entre outros. Também ha aplicativos que afetam diretamente o jogador e não só os mapas como por exemplo os que reduzem a quantidade de batalhas aleatórias, maior chance de receber itens fora da batalha e por ai vai.
Quanto as batalhas, quem já jogou algum Shin Megami não terá dificuldade em aprendizado, os comandos tradicionais estão todos lá: Ataque, Gun, Talk, Itens, Skills e Run. A única mecânica diferenciada, os ataques cooperativos que consistem em um dano adicional por explorar uma fraqueza do oponente, mais para que ele seja executado é necessário que se tenho pelo menos um aliado dos três que se pode levar para batalha no mesmo alinhamento. Vale também destacar o comando Talk e suas negociações com os demônios, que podem ter diversos resultados como recrutar os demônios, ganhar itens, Macca (moeda do jogo) e se a negociação falhar até mesmo um ataque surpresa. A fusão de demônios também está presente e está muito bem trabalhada, sendo rápida e sem complicações.
Gráficos:
Os gráficos são bem detalhados no geral, os cenários tem uma boa variação e cada ambiente novo tem seu próprio tema. O problema é que como o jogo é grande é inevitável que os cenários comecem a ficar familiares e em certas partes com backtracking eles acabam ficando chatos.
As animações em batalha também não são das mais detalhadas ou diversificadas e os oponentes não tem animação, o que é um ponto que eu queria ver melhorar na série, mais não é nada que atrapalhe ou tire o foco do jogo.
Música:
As músicas são bem diferentes e tem um estilo SCI-FI com corais em tons graves e caracterizam de forma magistral o clima do jogo. O único problema é que são poucas faixas, mais todas tem uma excelente qualidade.
Dificuldade:
A dificuldade é de media para difícil (principalmente em lutas contra bosses), muitas vezes pode acontecer de você estar indo muito bem em uma batalha e de repente um inimigo fraco solta um Mudo no personagem principal e pronto, é game over. O maior destaque é para as lutas contra chefes que fazem com que o jogador tenha que dar o seu máximo e muitas vezes até remanejar totalmente o grupo a fim de uma estratégia mais eficiente. Em geral a dificuldade é bem consistente e se mantém em nível ideal.
Replay/Extras:
Outro quesito muito forte no jogo. O game conta com três rotas diferentes para o jogador tomar, muitas EX MISSIONS (ou side quests),vários records, que são como Achievements, liberados ao cumprir certos requisitos, além de chefes extras em um New Game +.
Tempo para se completar: 40 para a campanha e 80+ para os extras.
Prós
+ História com clima único.
+ Jogabilidade sólida, e direta, com uma pegada oldschool.
+ Dificuldade consistente.
+ Alto valor de replay.
Contras
- Poucas faixas musicais.
NOTAS
História: 8
Jogabilidade: 8
Gráficos: 7
Música: 7
Dificuldade: 10
Replay/Extras: 10
História: 8
Jogabilidade: 8
Gráficos: 7
Música: 7
Dificuldade: 10
Replay/Extras: 10
Diversão
9
Última edição por MrLinx em 22/11/13, 11:26 am, editado 1 vez(es)