Olha, o VP covenant of the plume o problema é a curva de aprendizagem, pois eu apesar de não ter gostado muito zerei a versão japonesa e americana fazendo primeiro o melhor final. Dá pra fazer um alto exploit de algumas mecanicas do jogo, e se usar a pluma então fica uma robalheira enorme.
Não tenho problema com dificuldade e acho que ela é parte da diversão.
Acho que no caso existem dificuldades consistentes ao desafio proporcionado que permitem que o jogador evolua de forma a ganhar experiência com o game e entender suas mecânicas, tipo os jogos da série Tales que ainda oferecem a opção de ajustar a dificuldade a qualquer hora, existem também as dificuldades de Desafio puro que você pode até realmente falar que você deseja um pouco de sorte mas que ainda são baseadas na sua habilidade, tipo o Dead Space 2 no hardcore e certos jogos de luta.
E existem as dificuldades que são apenas difíceis por serem retardadas e absolutamente artificiais, do genêro de apenas multiplicar umas 5 vezes Hp e Dano sendo que as próprias mecânicas do jogo/gameplay não garantem ao jogador uma certa auto-suficienência ou não são lá graande coisa.
Exemplo disso pra mim nos últimos tempos foi Crisis core. O Hard daquilo pra mim foi só a Square tacando um multiplicador de dano e Hp nos inimigos e fazer grindar horas a fio com uma jogabilidade sem graça.
Em geral me decepciona ver como a dificuldade anda casual hoje em dia. Checkpoints, auto saves e miudeza demais que dá pra se exploitar. Dead Space pra mim por exemplo, foi um ótimo jogo de survival, mas que peca pela quantidade de checkpoints que você pode abusar e sentir-se seguro. Bons tempos eram os de RE1, em que você ficava no cu na mão de disparar uma bala sequer e faltar depois, aí podia contar altas experiências de como a adrenalina subia por você não ter mais um ink ribbon e estar em uma enrascada.
Não tenho problema com dificuldade e acho que ela é parte da diversão.
Acho que no caso existem dificuldades consistentes ao desafio proporcionado que permitem que o jogador evolua de forma a ganhar experiência com o game e entender suas mecânicas, tipo os jogos da série Tales que ainda oferecem a opção de ajustar a dificuldade a qualquer hora, existem também as dificuldades de Desafio puro que você pode até realmente falar que você deseja um pouco de sorte mas que ainda são baseadas na sua habilidade, tipo o Dead Space 2 no hardcore e certos jogos de luta.
E existem as dificuldades que são apenas difíceis por serem retardadas e absolutamente artificiais, do genêro de apenas multiplicar umas 5 vezes Hp e Dano sendo que as próprias mecânicas do jogo/gameplay não garantem ao jogador uma certa auto-suficienência ou não são lá graande coisa.
Exemplo disso pra mim nos últimos tempos foi Crisis core. O Hard daquilo pra mim foi só a Square tacando um multiplicador de dano e Hp nos inimigos e fazer grindar horas a fio com uma jogabilidade sem graça.
Em geral me decepciona ver como a dificuldade anda casual hoje em dia. Checkpoints, auto saves e miudeza demais que dá pra se exploitar. Dead Space pra mim por exemplo, foi um ótimo jogo de survival, mas que peca pela quantidade de checkpoints que você pode abusar e sentir-se seguro. Bons tempos eram os de RE1, em que você ficava no cu na mão de disparar uma bala sequer e faltar depois, aí podia contar altas experiências de como a adrenalina subia por você não ter mais um ink ribbon e estar em uma enrascada.