Fórum RPG Players
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum RPG PlayersEntrar

Um fórum destinado aos jogadores de RPG

Desafio e/ou Diversão?

power_settings_newInicie sessão para responder
+7
Hazuki
hawk666
Akiha
MrLinx
Whitewolf
Pedrohk
Masamune
11 participantes

descriptionDesafio e/ou Diversão? EmptyDesafio e/ou Diversão?

more_horiz
Breve "disclaimer": eu não tenho muita prática em elaborar textos, esse que se segue é apenas uma tentativa de iniciar uma filosofia de buteco discussão sadia e saber a opinião de vocês a respeito do assunto. Tudo o que tem nele é fruto da minha opinião. Smile


Esse é um assunto que eu frequentemente paro pra pensar sobre ele. Eu geralmente jogo buscando algum desafio, mesmo que mínimo. Um jogo que você simplesmente vai passando pelas coisas sem pensar muito ou sem algum esforço não é um jogo. Um jogo assim não é muito diferente de um livro, um livro apenas um pouco mais interativo do que o convencional.
Muita gente vai dizer "ah, mas o que importa é a diversão". Concordo; eu também costumo jogar alguns jogos simplesinhos, sem muito propósito ou sem querer pensar demais, mas um jogo que não oferece um desafio, um obstáculo a ser superado, cansa fácil. Porque se não há nada pra ser superado, o que mais resta a fazer? A diversão simples e pura não basta. O prazer sem a conquista não tem gosto.
Dentro dos games, o desafio e a diversão nem sempre andam juntos. Muitas vezes você vai passar momentos e mais momentos de frustração, sofrimento e raiva. "Como que essa ***** de máquina consegue ser melhor que eu?" é o que eu penso às vezes. Mas ainda assim, nós jogamos, persistimos até o fim; o que era pra ser apenas uma diversão, "só um jogo", começa a se tornar uma obrigação, um desafio às suas habilidades, uma questão de honra. Você se sente mais puto do que feliz, mas você continua jogando, você é melhor que eles, você sabe que vai conseguir...é só tentar mais uma vez...e mais uma, e mais uma, e mais uma. Quando você vê, já está a 3, 4 horas fazendo a mesma coisa. Tudo para, no final, ter aquele gosto de vitória, aquela euforia de se sentir foda novamente. Se sentir poderoso. Se sentir superior.
Muita gente não entende, minha mãe vive falando que eu passo mais tempo xingando a máquina do que me divertindo. Mas eu sei, você sabe, nós sabemos que no final, tudo isso vale a pena.
Eu costumo jogar na dificuldade normal, pra depois tentar os níveis mais altos. Isso se eu tiver paciência depois de ja ter terminado o jogo mais de uma vez, é claro. Tongue
Tem jogos que realmente não da pra não jogar no nível mais difícil. Mortal Kombat (o mais recente) é um exemplo disso: eu só consigo jogar no Expert, menos que isso fica ridiculamente fácil pra mim...até no Expert fica fácil, às vezes.
Jogar em qualquer nível abaixo do Normal, pra mim, é para os fracos. O nível Normal, ao menos em teoria, reflete a dificuldade em que o jogo foi feito pra ser jogado. Mais difícil que isso é pra galera mais habilidosa, menos que isso é pros verdadeiramente noobs. Se você não consegue jogar no mínimo na dificuldade normal, ou você pratica e melhora, ou você não joga. Eu realmente não consigo jogar nada, absolutamente nada, em dificuldades abaixo do Normal (quando elas existem). Se jogo algo no Easy, eu me sinto mal por dentro, é como se eu tivesse fazendo algo errado, tivesse insultando minhas próprias habilidades. E o que me irrita profundamente são jogos que deixam você pular as partes difíceis, ou pular qualquer parte que seja. Um exemplo disso é o Donkey Kong Returns, pra Wii. Ele tem uma opção que ele joga as partes difíceis pra você. Na boa, desculpem baixar o nível, mas
Spoiler :
. Eu sei que muita gente aqui consegue seus jogos pelo Jack Sparrow, mas o princípio é o mesmo. Qual é o ponto de jogar um jogo que joga sozinho pra você nas partes em que você mais deveria jogar? Cadê o desafio? Os jogos não precisam necessariamente ser ultra difíceis à la Dark Souls, só precisam oferecer um nível consistente de desafio, sem ficar nivelando por baixo igual aparentemente os desenvolvedores estão fazendo atualmente.


Versão tl;dr: Vocês só jogam enquanto vocês realmente estão se divertindo ou os momentos de "máquina filha da p*ta", "juiz ladrão do c***lho" e "boss apelão do kct" também fazem parte? Desafio faz parte da diversão ou não é necessário?

PS:
Spoiler :

descriptionDesafio e/ou Diversão? EmptyRe: Desafio e/ou Diversão?

more_horiz
HAHAHA.
Admito, já fui um jogador de Easy. Mas isso faz muito tempo, na época para mim jogar Resident Evil 1 no Beginner era ULTRA FUCKING HARD.
Hoje não consigo pegar um jogo e não joga-lo no nível Hard ou maior. É apanhando que se aprende não é? Então que assim seja. HAHA



Desafio e/ou Diversão? Stsmal10


"Soul? I possess no such thing."

descriptionDesafio e/ou Diversão? EmptyRe: Desafio e/ou Diversão?

more_horiz
Pra mim não eh vergonha nenhuma jogar qualquer jogo no Easy, Very Easy, Begginer ou seja la o kralho que for o level. Afinal, se fosse para não escolher o jogo não lhe daria essa opção. Não to dizendo isso pq jogo tudo no easy, mas alguns games pro meu nível de habilidade e falta de paciência tornam-se insuportáveis no lv normal ou hard, assim com WE4 eh insuportável no level Easy ou normal. Enfim seleciono o level de acordo com o tipo de jogo, tempo disponível e meu estado emocional na hora! Laughing O que mais busco em um jogo não eh desafio (deixo essa parte pros jogos de futebol e pra própria vida) mas diversão e entretenimento, claro que as vezes uns jogos que conseguem balancear tudo e se tornam perfeitos se tornam os ápices da jogatina como FFVII.

Enfim, não me considero um jogador Hardcore (Exceto no bom e velho WE4 Wink ) nem tenho a inteção de me tornar um mas aprecio e valorizo aos nobres players que compram apenas jogos originais e distroçam o game até o ultimo byte de mídia para fazer tudo o que eh possivel. Quem me dera se eu tivesse dinheiro, tempo e paciência pra isso!! Laughing No momento eu apenas sigo jogando.... Desafio e/ou Diversão? 2047695355


Meus RPGs Finalizados

"We keep playing!"

descriptionDesafio e/ou Diversão? EmptyRe: Desafio e/ou Diversão?

more_horiz
Respondendo a pergunta: no meu caso desafio está diretamente ligado a diversão. Simplesmente quando começo a jogar algo que não me desafia eu não consigo continuar ou simplesmente termino rapidamente para não largar incompleto. Pra mim por exemplo de que adianta jogar um game tático se ele não te desafia a planejar estratégias? (Caso de FFTA). Na maioria dos casos eu jogo no Normal, mais jogos como Dragon Age terminei no Hard. Confesso que eu não consigo começar um jogo no easy eu também sinto algo que me incomoda lá no fundo do peito Laughing. Apesar de achar que no fundo a opção easy não deveria existir, apenas de normal para cima e eu particularmente nunca cogitar a opção easy(pois acho que ela retira um certo propósito do game), não tenho nada contra e não acho que é ser fraco por se jogar no easy, isso varia de pessoa para pessoa e depende de seu comprometimento e propósito no que se vai jogar, além do mais existe que se diverte e desafio pode variar de pessoa para pessoa.


Desafio e/ou Diversão? Vs9zdnGDesafio e/ou Diversão? SigDesafio e/ou Diversão? 8SvaDHH

descriptionDesafio e/ou Diversão? EmptyRe: Desafio e/ou Diversão?

more_horiz
Alessandro (Mr. Linx) escreveu:
não tenho nada contra e não acho que é ser fraco por se jogar no easy, isso varia de pessoa para pessoa e depende de seu comprometimento e propósito no que se vai jogar, além do mais existe que se diverte e desafio pode variar de pessoa para pessoa.


Concordo plenamente com esse trecho citado!! A Diversão eh proporcionada a medida que a pessoa se satisfaz completamente com o jogo. A diversão vem de acordo com o gosto, se uma pessoa joga tudo no level Easy eh pq se diverte nesse modo e não acho que deva mudar só pra passar raiva ai deixa de ser diversão e burla o propósito dos games. Só discordo do que vc disse que os jogos não deveriam ter lv Easy, pois os jogos são feitos para um público e tem que ser levado em consideração que nem todos desse público são iguais, nem todos são bons ou ruins, então o correto seria uma opção de escolha para todos entre Easy, Normal ou Hard.

Alguns jogos não tem opção de escolha porem as coisas mais difíceis não são obrigatórias o que acho que torna a jogatina bem legal pra todos os lados (ex.: alguns FFs). Ja em Dark Souls eh diferente, o que torna o jogo uma exclusividade para os Hardcores e faz com q o próprio perca mercado dentre os jogadores casuais e menos aficcionados.

Outra coisa importante é o fato de não tratar jogos como parte de uma lista de obrigações. Confesso que tbm tenho uma lista com todos os jogos de todos os generos que me lembro de ter finalizado até hoje, seja eles no Very Easy (eu admito ja joguei e jogo ate hoje certos jogos no lv1) ou no Hard (série GT, WE3, WE4, PES2008, NFSU2), mas essa lista eh mais pra contagem pessoal e não pra contar vantagem entre outros players ou pra dizer: esse mes zerei 20 mes que vem vou zerar mais 20. Não tenho o menor interesse em qtd de jogos finalizados, mas sim em quantidade de diversão acumulada. Cool


Meus RPGs Finalizados

"We keep playing!"

descriptionDesafio e/ou Diversão? EmptyRe: Desafio e/ou Diversão?

more_horiz
Marco escreveu:
Alessandro (Mr. Linx) escreveu:
não tenho nada contra e não acho que é ser fraco por se jogar no easy, isso varia de pessoa para pessoa e depende de seu comprometimento e propósito no que se vai jogar, além do mais existe que se diverte e desafio pode variar de pessoa para pessoa.


Concordo plenamente com esse trecho citado!! A Diversão eh proporcionada a medida que a pessoa se satisfaz completamente com o jogo. A diversão vem de acordo com o gosto, se uma pessoa joga tudo no level Easy eh pq se diverte nesse modo e não acho que deva mudar só pra passar raiva ai deixa de ser diversão e burla o propósito dos games. Só discordo do que vc disse que os jogos não deveriam ter lv Easy, pois os jogos são feitos para um público e tem que ser levado em consideração que nem todos desse público são iguais, nem todos são bons ou ruins, então o correto seria uma opção de escolha para todos entre Easy, Normal ou Hard.

Alguns jogos não tem opção de escolha porem as coisas mais difíceis não são obrigatórias o que acho que torna a jogatina bem legal pra todos os lados (ex.: alguns FFs). Ja em Dark Souls eh diferente, o que torna o jogo uma exclusividade para os Hardcores e faz com q o próprio perca mercado dentre os jogadores casuais e menos aficcionados.

Outra coisa importante é o fato de não tratar jogos como parte de uma lista de obrigações. Confesso que tbm tenho uma lista com todos os jogos de todos os generos que me lembro de ter finalizado até hoje, seja eles no Very Easy (eu admito ja joguei e jogo ate hoje certos jogos no lv1) ou no Hard (série GT, WE3, WE4, PES2008, NFSU2), mas essa lista eh mais pra contagem pessoal e não pra contar vantagem entre outros players ou pra dizer: esse mes zerei 20 mes que vem vou zerar mais 20. Não tenho o menor interesse em qtd de jogos finalizados, mas sim em quantidade de diversão acumulada. Cool


Acho que quando o jogo é lançado já se leva em consideração o publico alvo e ai consideram colocar a opção easy ou não. O problema é que para mim a opção easy soa como um downgrade, mais isso é pessoal. Como disse o importante é a diversão e isso varia de cada um para cada um Wink . Também não me interesso por quantidade de jogos em si pois se não jogaria apenas jogos rápidos não é? Jogo para me divertir e pronto Wink .


Desafio e/ou Diversão? Vs9zdnGDesafio e/ou Diversão? SigDesafio e/ou Diversão? 8SvaDHH

descriptionDesafio e/ou Diversão? EmptyRe: Desafio e/ou Diversão?

more_horiz
Fast Games são bons pra distrair de vez em quando mas ficar so por conta deles num diverte, mesmo eu não gostando de jogos demorados (mais d 20h) de vez em quando eh bom se aventurar em um!!!


Meus RPGs Finalizados

"We keep playing!"

descriptionDesafio e/ou Diversão? EmptyRe: Desafio e/ou Diversão?

more_horiz
Concordo com o Alessandro sobre o modo easy, mas tem jogos como Tales of (Destiny DC principalmente) que você é obrigado a usar para fazer um grinding antes de tentar as dificuldades maiores.
Eu sempre quando vou jogar algo novo pego logo o modo mais difícil dependendo das condições. Acho que jogando nas maiores dificuldades você aprende melhor sobre as mecânicas do game e passa apreciar melhor ele, ainda mais que tudo não passa de computadores que são programados para se fazer a mesma coisa, não é verdade?!

Em questão desses jogos que dão essa opção de mostrar videozinho de como se faz para achar os segredos ou como o citado "Donkey Kong Returns" que até da para colocar o CPU para fazer as coisas para você, é pra acabar logo com todo a graça do jogo... Eu acho que eles fazem isso para pessoas retardadas ou débil mental, porque não é possível que seja tão difícil assim pra chegar a esse ponto. Pior ainda é ver esses DLCs de "modo easy" saindo adoidado nos dias de hoje... Desafio e/ou Diversão? Emoticon-Facepalm
Poxa, antigamente não tinhamos nem save state, agora você morre e continua na mesma parte como se nada tivesse acontecido! Essa geração banhada a leite é foda...

Última edição por djcoston em 28/05/12, 09:07 pm, editado 1 vez(es)

descriptionDesafio e/ou Diversão? EmptyRe: Desafio e/ou Diversão?

more_horiz
Marco escreveu:
Fast Games são bons pra distrair de vez em quando mas ficar so por conta deles num diverte, mesmo eu não gostando de jogos demorados (mais d 20h) de vez em quando eh bom se aventurar em um!!!

Eu ultimamente também tenho jogado alguns jogos mais rápidos mais eu não joguei pensando em quando ia terminar e sim pela diversão em si ( to ficando repetitivo com isso Tongue ). No caso da série Castlevania a maioria são jogos rápidos se você não é do tipo que faz replay. Mais vou parar por aqui para não fugir do foco do tópico Razz .


Desafio e/ou Diversão? Vs9zdnGDesafio e/ou Diversão? SigDesafio e/ou Diversão? 8SvaDHH

descriptionDesafio e/ou Diversão? EmptyRe: Desafio e/ou Diversão?

more_horiz
djcoston escreveu:
Concordo com o Alessandro sobre o modo easy, mas tem jogos como Tales of (Destiny DC principalmente) que você é obrigado a usar para fazer um grinding antes de tentar as dificuldades maiores.
Eu sempre quando vou jogar algo novo pego logo o modo mais difícil dependendo das condições. Eu acho que jogando nas maiores dificuldades você aprende melhor sobre as mecânicas do game e passa apreciar melhor ele, ainda mais que tudo não passa de computadores que são programados para se fazer a mesma coisa, não é verdade?!

Em questão desses jogos que dão essa opção de mostrar videozinho de como se faz para achar os segredos ou como o citado "Donkey Kong Returns" que até da para colocar o CPU para fazer as coisas para você, é pra acabar logo com todo a graça do jogo... Eu acho que eles fazem isso para pessoas retardadas ou débil mental, porque não é possível que seja tão difícil assim pra chegar a esse ponto. Pior ainda é ver esses DLCs de "modo easy" saindo adoidado nos dias de hoje... Desafio e/ou Diversão? Emoticon-Facepalm
Poxa, antigamente não tinhamos nem save state, agora você morre e continua na mesma parte como se nada tivesse acontecido! Essa geração banhada a leite é foda...


Não sabia dessa facilidade toda em "Donkey Kong Returns" chega a ser um insulto thumbsdown . Hoje em dia tudo está realmente mais simples e muitos jogos mais novos perdem a essência de desafio e grandeza devido a esses DLC's. Também não gosto de save states acho que facilitam e muito.


Desafio e/ou Diversão? Vs9zdnGDesafio e/ou Diversão? SigDesafio e/ou Diversão? 8SvaDHH
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder