Breve "disclaimer": eu não tenho muita prática em elaborar textos, esse que se segue é apenas uma tentativa de iniciar uma filosofia de buteco discussão sadia e saber a opinião de vocês a respeito do assunto. Tudo o que tem nele é fruto da minha opinião.
Esse é um assunto que eu frequentemente paro pra pensar sobre ele. Eu geralmente jogo buscando algum desafio, mesmo que mínimo. Um jogo que você simplesmente vai passando pelas coisas sem pensar muito ou sem algum esforço não é um jogo. Um jogo assim não é muito diferente de um livro, um livro apenas um pouco mais interativo do que o convencional.
Muita gente vai dizer "ah, mas o que importa é a diversão". Concordo; eu também costumo jogar alguns jogos simplesinhos, sem muito propósito ou sem querer pensar demais, mas um jogo que não oferece um desafio, um obstáculo a ser superado, cansa fácil. Porque se não há nada pra ser superado, o que mais resta a fazer? A diversão simples e pura não basta. O prazer sem a conquista não tem gosto.
Dentro dos games, o desafio e a diversão nem sempre andam juntos. Muitas vezes você vai passar momentos e mais momentos de frustração, sofrimento e raiva. "Como que essa ***** de máquina consegue ser melhor que eu?" é o que eu penso às vezes. Mas ainda assim, nós jogamos, persistimos até o fim; o que era pra ser apenas uma diversão, "só um jogo", começa a se tornar uma obrigação, um desafio às suas habilidades, uma questão de honra. Você se sente mais puto do que feliz, mas você continua jogando, você é melhor que eles, você sabe que vai conseguir...é só tentar mais uma vez...e mais uma, e mais uma, e mais uma. Quando você vê, já está a 3, 4 horas fazendo a mesma coisa. Tudo para, no final, ter aquele gosto de vitória, aquela euforia de se sentir foda novamente. Se sentir poderoso. Se sentir superior.
Muita gente não entende, minha mãe vive falando que eu passo mais tempo xingando a máquina do que me divertindo. Mas eu sei, você sabe, nós sabemos que no final, tudo isso vale a pena.
Eu costumo jogar na dificuldade normal, pra depois tentar os níveis mais altos. Isso se eu tiver paciência depois de ja ter terminado o jogo mais de uma vez, é claro.
Tem jogos que realmente não da pra não jogar no nível mais difícil. Mortal Kombat (o mais recente) é um exemplo disso: eu só consigo jogar no Expert, menos que isso fica ridiculamente fácil pra mim...até no Expert fica fácil, às vezes.
Jogar em qualquer nível abaixo do Normal, pra mim, é para os fracos. O nível Normal, ao menos em teoria, reflete a dificuldade em que o jogo foi feito pra ser jogado. Mais difícil que isso é pra galera mais habilidosa, menos que isso é pros verdadeiramente noobs. Se você não consegue jogar no mínimo na dificuldade normal, ou você pratica e melhora, ou você não joga. Eu realmente não consigo jogar nada, absolutamente nada, em dificuldades abaixo do Normal (quando elas existem). Se jogo algo no Easy, eu me sinto mal por dentro, é como se eu tivesse fazendo algo errado, tivesse insultando minhas próprias habilidades. E o que me irrita profundamente são jogos que deixam você pular as partes difíceis, ou pular qualquer parte que seja. Um exemplo disso é o Donkey Kong Returns, pra Wii. Ele tem uma opção que ele joga as partes difíceis pra você. Na boa, desculpem baixar o nível, mas. Eu sei que muita gente aqui consegue seus jogos pelo Jack Sparrow, mas o princípio é o mesmo. Qual é o ponto de jogar um jogo que joga sozinho pra você nas partes em que você mais deveria jogar? Cadê o desafio? Os jogos não precisam necessariamente ser ultra difíceis à la Dark Souls, só precisam oferecer um nível consistente de desafio, sem ficar nivelando por baixo igual aparentemente os desenvolvedores estão fazendo atualmente.
Versão tl;dr: Vocês só jogam enquanto vocês realmente estão se divertindo ou os momentos de "máquina filha da p*ta", "juiz ladrão do c***lho" e "boss apelão do kct" também fazem parte? Desafio faz parte da diversão ou não é necessário?
PS:
Esse é um assunto que eu frequentemente paro pra pensar sobre ele. Eu geralmente jogo buscando algum desafio, mesmo que mínimo. Um jogo que você simplesmente vai passando pelas coisas sem pensar muito ou sem algum esforço não é um jogo. Um jogo assim não é muito diferente de um livro, um livro apenas um pouco mais interativo do que o convencional.
Muita gente vai dizer "ah, mas o que importa é a diversão". Concordo; eu também costumo jogar alguns jogos simplesinhos, sem muito propósito ou sem querer pensar demais, mas um jogo que não oferece um desafio, um obstáculo a ser superado, cansa fácil. Porque se não há nada pra ser superado, o que mais resta a fazer? A diversão simples e pura não basta. O prazer sem a conquista não tem gosto.
Dentro dos games, o desafio e a diversão nem sempre andam juntos. Muitas vezes você vai passar momentos e mais momentos de frustração, sofrimento e raiva. "Como que essa ***** de máquina consegue ser melhor que eu?" é o que eu penso às vezes. Mas ainda assim, nós jogamos, persistimos até o fim; o que era pra ser apenas uma diversão, "só um jogo", começa a se tornar uma obrigação, um desafio às suas habilidades, uma questão de honra. Você se sente mais puto do que feliz, mas você continua jogando, você é melhor que eles, você sabe que vai conseguir...é só tentar mais uma vez...e mais uma, e mais uma, e mais uma. Quando você vê, já está a 3, 4 horas fazendo a mesma coisa. Tudo para, no final, ter aquele gosto de vitória, aquela euforia de se sentir foda novamente. Se sentir poderoso. Se sentir superior.
Muita gente não entende, minha mãe vive falando que eu passo mais tempo xingando a máquina do que me divertindo. Mas eu sei, você sabe, nós sabemos que no final, tudo isso vale a pena.
Eu costumo jogar na dificuldade normal, pra depois tentar os níveis mais altos. Isso se eu tiver paciência depois de ja ter terminado o jogo mais de uma vez, é claro.
Tem jogos que realmente não da pra não jogar no nível mais difícil. Mortal Kombat (o mais recente) é um exemplo disso: eu só consigo jogar no Expert, menos que isso fica ridiculamente fácil pra mim...até no Expert fica fácil, às vezes.
Jogar em qualquer nível abaixo do Normal, pra mim, é para os fracos. O nível Normal, ao menos em teoria, reflete a dificuldade em que o jogo foi feito pra ser jogado. Mais difícil que isso é pra galera mais habilidosa, menos que isso é pros verdadeiramente noobs. Se você não consegue jogar no mínimo na dificuldade normal, ou você pratica e melhora, ou você não joga. Eu realmente não consigo jogar nada, absolutamente nada, em dificuldades abaixo do Normal (quando elas existem). Se jogo algo no Easy, eu me sinto mal por dentro, é como se eu tivesse fazendo algo errado, tivesse insultando minhas próprias habilidades. E o que me irrita profundamente são jogos que deixam você pular as partes difíceis, ou pular qualquer parte que seja. Um exemplo disso é o Donkey Kong Returns, pra Wii. Ele tem uma opção que ele joga as partes difíceis pra você. Na boa, desculpem baixar o nível, mas
Spoiler :
gastar dinheiro num jogo que faz isso por você é pagar uma prostituta e deixar alguém comer ela no seu lugar porque você broxou no meio
Versão tl;dr: Vocês só jogam enquanto vocês realmente estão se divertindo ou os momentos de "máquina filha da p*ta", "juiz ladrão do c***lho" e "boss apelão do kct" também fazem parte? Desafio faz parte da diversão ou não é necessário?
PS:
Spoiler :
Eu gostaria de um feedback o mais honesto possível desse texto. Não costumo escrever muito, mas gosto de escrever sobre gaming de vez em quando, então críticas são muito bem-vindas, desde que construtivas XD