Fórum RPG Players
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum RPG PlayersEntrar

Um fórum destinado aos jogadores de RPG

Final Fantasy XIII

power_settings_newInicie sessão para responder
+2
gizellechan
Daniel
6 participantes

descriptionFinal Fantasy XIII EmptyFinal Fantasy XIII

more_horiz
Final Fantasy XIII OP32Wck

Plataforma: [PS3]
Idioma: Inglês
Estilo: RPG em Turnos

Pois é, pessoal, finalizei este game a algumas horinhas atrás.
Havia deixado o save parado por muito tempo no capitulo 6, e até havia cogitado dropar ele da minha lista de gameplay, mas dei mais uma chance ao jogo, e no fim, este se mostrou um jogo muito além das minhas últimas expectativas, e s provou-se merecedor também de elogios, pois tem atributos muito interessantes, que fazem dele, entre outras coisas, um FF com um bom desafio, depois de tanto tempo e de tantos títulos lançados.

O jogo é bem diferente do que foi o antecessor, Final Fantasy XII. Sai o jogo com ambientação livre e exploração, e entra o estilo mais parecido com o usado em Final Fantasy X, de pequenos setores a explorar. O que difere bastante, é que no XIII os inimigos são soltos nas áreas, e fica à você
a escolha de enfrentá-los ou não, no mesmo estilo que foi usado em Chrono Cross / Chrono Trigger. Uma nota aqui: muitas vezes, se torna uma boa estratégia evitar alguns combates, pois os mesmos podem ser bastante problemáticos.

Nele, também a questão de evolução dos personagens difere do antecessor. Sai os pontos de experiência e níveis dos personagens, e entram os pontos do Cristarium, que m ais uma vez nos remete ao sistema de Final Fantasy X com o Sphere Grid aqui presente.
É nele onde os personagens aumentam seus atributos de vida, força, magia, como também onde aprendem as suas habilidades.

Final Fantasy XIII HZP3Hri
Os gráficos do jogo são impressionantes

Com todos esses quesitos acrescentados / portados do décimo jogo da série, a décima terceira edição nos brinda com uma história onde Lightning é a protagonista. Devo confessar, que não gostei de sua personagem, nem pelo fator carisma, nem pelo fator liderança, pois vejo esse jogo mais aberto nessas condições, abrindo o leque para outros personagens brilharem mais ou no mínimo na mesma condição que ela.

Nessa condição, destaco o personagem Sazh:

Final Fantasy XIII PSGJNBq

Sazh, a primeira vista, é aquele personagem que você, fora do jogo sem nunca tê-lo jogado, acha que será apenas um ponto de comédia durante o jogo. Mas ao jogá-lo, o jogador começa a presenciar toda a história que ele carrega, e o que o motiva a continuar com o grupo durante o jogo. É um dos personagens com maior carisma em toda a série, e isso não tenho dúvidas nenhuma. Há uma cena, inclusive, após ele obter seu Eidolon, que é para mim a mais marcante durante todo o jogo, que é algo somente visto de mesma proporção com Celes quando a mesma se encontra no alto da colina em Final Fantasy VI após ver Cid na casa e perder todo o resquício de motivação a continuar a ter esperanças.
Os gráficos muito mais impressionantes que o jogo do Super Nintendo, conseguem realçar mais, embora ainda ache o clássico dos 16 bits dessa cena em questão, bem mais forte.

Os outros personagens também entram na mesma questão de Lightning ao meu ver, restando apenas Fang, como uma personagem também destacada, e pela força (não apenas física) que a mesma carrega, e que motiva a todos, especialmente Vanille.


Bom, não vou me estender mais, pois ficaria uma leitura muito cansativa, mas mesmo assim reitero que teria muito ainda a falar do jogo.
E, talvez isso, seja um fato importante em questão do jogo. Por mais que tenhamos muitas opiniões contras ao jogo, temos muito o que dizer dele, e isso realça que ele não é um jogo ruim, pelo contrário, tem alguns pontos muito interessantes e de qualidades, que com certeza o coloca em grau de importância a outros do PS3, e, pelo menos a mim, me motiva a querer jogar os outros jogos do capitulo XIII.

PRÓS:

  • Visual acima da média Impressiona os gráficos que vemos no jogo.
  • OST perfeita, uma das melhores da série.
  • Um FF que possibilita um bom desafio em algumas áreas e chefes, uma característica perdida depois dos jogos iniciais.
  • Um personagem acima da média na série, chamado Sazh.


CONTRAS:

  • Limitação de exploração dos cenários. Quase todo o jogo se limita a corredores em linha reta.
  • Falta de contato com os NPCs. Você não tem mais a oportunidade de conversar com nenhum NPC, e isso é bem desestimulante no jogo.
  • Lojas de itens/equipamentos só acessíveis no save point. As cidades são apenas locais a serem ultrapassados, infelizmente.
  • Os paradigms são um sistema de batalha muito eficiente e rápido, mas a questão de tudo depender do líder do grupo é ruim, pois se ele morre, é Game Over direto, mesmo com os outros dois ainda vivos.


Notas:
História: 3/5 
Gráficos: 5/5
Som: 4/5
Gameplay: 2/5
Dificuldade: 4/5
Total: 3,6
Final Fantasy XIII 6wFYX1GFinal Fantasy XIII 6wFYX1GFinal Fantasy XIII 6wFYX1G


beaten Meu Backloggery
STAR MAL My anime list
STARAZUL MAL My mangá list

descriptionFinal Fantasy XIII EmptyRe: Final Fantasy XIII

more_horiz
Parabéns pela review, @Daniel hooray


Achei tenso esse negócio aí das cidades e dos npcs...

Digamos que esse é um ponto meio "icônico" de RPGs... Suprimir isso realmente faz falta unsure


" How do you prove that you exist...? Maybe we don't exist... "

descriptionFinal Fantasy XIII EmptyRe: Final Fantasy XIII

more_horiz
Valeu, Gi Smile

Realmente isso é uma coisa bem diferente, e ainda não tinha visto nos RPGs.
É como se o enredo não desse a minima para o jogo, hehe.


beaten Meu Backloggery
STAR MAL My anime list
STARAZUL MAL My mangá list

descriptionFinal Fantasy XIII EmptyRe: Final Fantasy XIII

more_horiz
Esse Sazh parece ser um figura comédia, né?
Meio escabroso esse comparação com a Celes. Pelo o que você relatou, só consigo pensar na cena de suicídio, e achei que esses jogos do Final Fantasy mais modernos, nem usariam mais essas cenas.

Rockman quando aparecer, vai ficar feliz de ver a review Smile


Final Fantasy XIII Sig

descriptionFinal Fantasy XIII EmptyRe: Final Fantasy XIII

more_horiz
Pior que é um cena dessas proporções, @Patolino.
Nunca esperei que ocorresse com ele, devido ao fato de ver seu lado emocional não tão quebradiço até então, diferente que ocorre com a Celes, desde o momento em que ela se une ao grupo no FF6, onde um lado mais emotivo, sempre a acompanhou.


beaten Meu Backloggery
STAR MAL My anime list
STARAZUL MAL My mangá list

descriptionFinal Fantasy XIII EmptyRe: Final Fantasy XIII

more_horiz
Excelente análise Daniel, muito bem feita e formatada. Não sabia que a OST desse FF era tão bem feita assim, logo logo jogarei esse no Steam pra conferir.


Final Fantasy XIII Vs9zdnGFinal Fantasy XIII SigFinal Fantasy XIII 8SvaDHH

descriptionFinal Fantasy XIII EmptyRe: Final Fantasy XIII

more_horiz
Valeu, @MrLinx Smile
Jogue mesmo. FFXIII está longe de ser um dos melhores da série, bem pelo contrário. Mas ainda há muitos elementos bons para jogá-lo, e os extras pós jogo, são mais desafiantes ainda do que no jogo normal.


beaten Meu Backloggery
STAR MAL My anime list
STARAZUL MAL My mangá list

descriptionFinal Fantasy XIII EmptyRe: Final Fantasy XIII

more_horiz
Daniel escreveu:
CONTRAS:

  • Limitação de exploração dos cenários. Quase todo o jogo se limita a corredores em linha reta.
  • Falta de contato com os NPCs. Você não tem mais a oportunidade de conversar com nenhum NPC, e isso é bem desestimulante no jogo.
  • Lojas de itens/equipamentos só acessíveis no save point. As cidades são apenas locais a serem ultrapassados, infelizmente.
  • Os paradigms são um sistema de batalha muito eficiente e rápido, mas a questão de tudo depender do líder do grupo é ruim, pois se ele morre, é Game Over direto, mesmo com os outros dois ainda vivos.


Notas:
História: 3/5 
Gráficos: 5/5
Som: 4/5
Gameplay: 2/5
Dificuldade: 4/5
Total: 3,6
Final Fantasy XIII 6wFYX1GFinal Fantasy XIII 6wFYX1GFinal Fantasy XIII 6wFYX1G


Quando você jogar o XIII-2, poderá até melhorar estas notas do XIII.
Tem muita coisa em aberto que você verá depois o tão melhor foi do que você realmente pensou que fosse.

Totalmente drogada e filosófica essa minha frase acima Tongue



Final Fantasy XIII KhAxArM

descriptionFinal Fantasy XIII EmptyRe: Final Fantasy XIII

more_horiz
haha, isso aí, @Rockman.


beaten Meu Backloggery
STAR MAL My anime list
STARAZUL MAL My mangá list

descriptionFinal Fantasy XIII EmptyRe: Final Fantasy XIII

more_horiz

Motomu Toriyama, criador de Final Fantasy XIII, XIII-2 e Lightning Returns, vai anunciar um novo jogo em 2015


Final Fantasy XIII 7bf3da1f7496492364a21bb885138996


Nas últimas semanas a Square Enix tem-nos presenteado com uma série de novidades e agora chegou a vez de Motomu Toriyama revelar o que tem andado fazendo.

Em declarações ao site japonês 4Gamer, Toriyama contou que irá anunciar um novo jogo durante o próximo ano. Ele não deu quaisquer pistas sobre o que deverá ser o seu próximo projeto, no entanto afirmou que o jogo está sendo desenvolvido intensivamente nas instalações da Square Enix.

De relembrar que Matomu Toriyama foi o realizador de Final Fantasy XIII, Final Fantasy XIII-2 e Lightning Returns: Final Fantasy XIII.

Final Fantasy XIII Maxresdefault

fonte: Eurogamer



beaten Meu Backloggery
STAR MAL My anime list
STARAZUL MAL My mangá list
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder