Jogo muito bom e divertido, graficos bem desenhados, musica legal, jogabilidade facil, história aceitavel. Eh um jogo um pouco acima da media para avaliar no geral.
Gráficos: 3/5 Sons: 4/5 Jogabilidade: 4/5 Diversão: 3/5 Replay: 5/5 História: 3/5 Dificuldade: 2/5 >> Ajustável Tempo de Jogo: 10:15:00 >> 30h para finalizar com os dois personagens.
Nota Final: 3,5
Considerações Finais:
Gostei desse jogo pois não tem muita falação, tem uma árvore de espadas a serem criadas e o fato de ter duas histórias interligadas aumenta bastante o fator replay. A duração do jogo passa a ser um ponto forte pois por ser curto não te deixa cansar ja q as batalhas são sempre a mesma coisa inclusive as dos chefes. Enfim, eh um jogo recomendável!
Nome: Muramasa: The Demon Blade Produtora: Vanillaware Publicadora: Ignition Entertainment Gênero: Action RPG Plataforma: Nintendo Wii Versão analisada: Americana Lançamento: 8/9/2009 (América do Norte)
Lindo feudo de espadas demoníacas
Após debutar conhecimento ao trabalho da Vanillaware em Odin Sphere (PS2) nascera expectativa a cada uma de suas produções. A razão de muito desta animação, que é igualmente um praxe para outros, se dá ao sentimento artístico que cada um de seus títulos expõe, onde há um grafismo cuja qualidade é pouco vista nestes tempos. Em Muramasa: The Demon Blade (Wii) há o retorno do deleite visual, isso ao tempo que percebe-se a clara busca em apresentar uma ação bidimensional como nenhum de seus RPGs anteriores.
Neste ambiente feudal e nipônico é dada a opção de se jogar com dois protagonistas, estes que por sua vez possuem desfechos diferentes mas ainda assim interligados. Kisuke, um ninja que desmemoriado e caçado, e Momohime, uma princesa possuída por um espírito bastante habilidoso, envolvem-se com as espadas demoníacas que geram a desordem que se vêem envoltos. Os finais são múltiplos, deixando em aberto possibilidades variadas aos personagens.
Os cenários e animações realçam esta viagem ao passado, e são dos traços tão originais o nascimento dum dos pontos fortíssimos do RPG — o que já era de se esperar —, tal como o trabalho pelas dublagens japonesas e sua fuga duma possível descaracterização. Mesmo assim, a mesmice e pouca diferenciação entre alguns cenários não deixa, apesar de belíssimos, de ser um contra; a travessia poderia ser mais diversificada. Não é algo que pese a ponto de denegrir o produto final, mas o sentimento gerado é evidente.
Simples, porém bastante agitado: esse é o combate e em suma seu controle. Apesar de divertida não há como negar também que as batalhas com o tempo tendem a ficar razoavelmente cansativas, só não é alarmante devido a disposição das 108 katanas (curtas e longas) que podemos forjar e consecutivamente as 108 skills, ou habillidades, que elas trazem consigo.
Armory trailer
Esquivar, atacar, repelir ataques, pular (1 ou 2 vezes) e também planar, compreendem da simplicidade antes citada, todavia o domínio é fácil e independe certamente da escolha por controle; me senti deveras satisfeito e capacitado apenas no uso do Wii Remote e Nunchuk ao invés do Classic Controller/Pro, que é uma opção.
As repetições que vêm sendo destacadas não se limitam apenas na parte de jogabilidade e grafismo, mas também na interação do desenvolvimento dentro da história e também fora dela, como com NPCs. Você sempre irá conversar com personagens específicos para então adentrar na batalha importante, e isso gera aquela lienaridade e falta de surpresa em diálogos que poderiam ser representados através de cenas não interativas, ou custscenes (ainda que estas existam).
Fora do foco Muramasa só dá a opção de missões paralelas que resumem-se em enfrentar, ou hordas de inimigos, ou chefes mais poderosos, para garantia de melhores equipamentos, e nisto confirma-se a busca da Vanillaware em enfatizar a ação.
De acordo com estes opcionais, e as batalhas habituais do decorrer, as duas dificuldades iniciais ainda implicam numa travessia branda (Musou) ou uma que irá requerer superior domínio sobre os controles (Shura, a qual recomendaria para um melhor proveito). Mais tarde outro fato vem à tona: até a dificuldade é parcial (e por isso mesmo o destaque à Shura), pois algumas das habilidades são bem poderosas, além de deixarem seu protagonista imune a ataques de qualquer lado, logo, nem sempre existirá força opositora ao seu espadachim enfurecido — deixando claro: derrotar inimigos com combinações poderosas é gratificante, o contador de hits e a procura por aumentá-lo não negam isso. Se não bastasse, o ganho de níveis em momentos tardios permanece sob uma velocidade que torna-se inevitavelmente um aliado da facilidade.
A atuação de Hitoshi Sakimoto e seu estúdio Basiscape é uma das pilastras positivas do game, onde caracteriza-se, assim como as boas dublagens, uma trilha sonora coerente com a época e a ação.
Quem jogou do citado Odin Sphere e veio a não se contentar completamente dificilmente terá em Muramasa um conteúdo que fará a diferença; similaridades como a possibilidade de cozinhar, a ação bidimensional e sua progressão lateral, diferentes caminhos para cada personagem, tão como os pontos negativos evidenciados neste texto, comprovam isso.
Todavia ainda é um RPG sólido e divertido, e acima de tudo lindo ao esmero.
Não escrevo muito pois não tenho muito tempo pra formular um review mais profundo e esse que eu postei foi um reaproveitado do Orkut que eu tinha feito a algum tempo na comunidade.
Muramasa eh um jogo bem legal, o único RPG de Wii que zerei até hoje!
Gostei muito desse jogo, a musica nele é especialmente bem feita, o jogo apesar de um tanto caótico é muito divertido os diálogos são muito bem escritos, e claro o jogo é bem divertido
Aproveitei o tópico para postar a review do Hazuki!
Valeu cara!
Marco escreveu:
Ótimo review, por sinal!!!
Não escrevo muito pois não tenho muito tempo pra formular um review mais profundo e esse que eu postei foi um reaproveitado do Orkut que eu tinha feito a algum tempo na comunidade.
Muramasa eh um jogo bem legal, o único RPG de Wii que zerei até hoje!
É bem bacana mesmo, mas sou muito suspeito para falar pois sou grande fã da Vanillaware! O próximo deles que deverei jogar é GrimGrimoire.
Boa Hazuki!!! Esse GrimGrimoire eh bem interessante, depois vou testar pra ver se ele roda pelo menos 90% aki!! Preciso zerar meu primeiro RPG de PS2!!