CHRONO CROSS
Nome: Chrono Cross
Produtora: SquareSoft [Atual Square Enix]
Distribuidora: SquareSoft no Japão E Square Electronic Arts nos Estados Unidos.
Gênero: RPG
Plataforma: Playstation 1
Número de Jogadores: 1
Classificação Indicativa: T (Teen) [Para maiores de 13 anos]
Data de Lançamento:Produtora: SquareSoft [Atual Square Enix]
Distribuidora: SquareSoft no Japão E Square Electronic Arts nos Estados Unidos.
Gênero: RPG
Plataforma: Playstation 1
Número de Jogadores: 1
Classificação Indicativa: T (Teen) [Para maiores de 13 anos]
Japão- 18/11/1999
Estados Unidos - 15/10/2000
Vendas:
Japão - 688.614 Cópias
Estados Unidos - 580.000 Cópias
TOTAL DE VENDAS: 1.5 milhões de cópias [Contabilizando o resto do mundo]
INFORMAÇÕES EXTRAS:
-Na época do seu lançamento, o jogo recebeu nota 10 do GameSpot, algo raro de acontecer,
-O jogo vendeu uma quantidade maior de jogos também conhecidos e famosos, por exemplo:
-Silent Hill [1.2 milhões];
-Dino Crisis 2 [1.19 milhões];
-Xenogears [1.131 milhões];
Entre outros de franquias com gêneros diferentes, mas muito apreciados pelo público gamer.
O JOGO:
Chrono Cross é um RPG desenvolvido pela SquareSoft (atualmente Square Enix) e distribuído pela própria SquareSoft no Japão e pela Square Electronic Arts nos Estados Unidos. É uma extensão do Universo do jogo Chrono Trigger, que foi lançado em 1995 para o Super Nintendo. Diferentemente do "Dream Team" responsável por seu predecessor, Chrono Cross foi desenvolvido principalmente pelo roteirista e diretor Masato Kato e outros programadores que participaram do desenvolvimento de Chrono Trigger, incluindo o diretor de arte Yasuyuki Honne e o planejador de som Minoru Akao. Yasunori Mitsuda foi responsável pelas composições de Chrono Cross enquanto Nobuteru Yūki ficou a cargo do design dos personagens.
A HISTÓRIA:
Chrono Cross inicia com uma bela CG de uma fortaleza, da qual nosso personagem chamado Serge sobe por um elevador com outros 2 personagens, ambos desconhecidos até então, primeiramente o objetivo deles é encontrar alguém com o nome de Lynx e para isso eles precisam ativar um portal que faça com que eles subam um andar, e então ocorre outra CG, em que Serge fica a frente de um grande portão e de uma forma estranha adentra a sala e algo macabro acontece com 2 dos personagens, incluindo nosso personagem, porém, logo em seguida da CG o que acontece é Serge é acordado pela fala de sua mãe, era somente um sonho... então nosso personagem se levanta em sua casa, em Arni Village, uma pequena vila do Continente de El Nido.
Fort Dragonia
Quarto do Serge
Arni Village
El Nido
A História verdadeiramente se inicia quando Serge, ao ir buscar 3 escamas de Komodo [no jogo se assemelha a uma ave é e um dos inimigos do jogo] para a sua amiga Leena, vai até a praia de Lizard Rock e após conseguir todas as 3 escalas, ao ir até a parte mais ao Sul de Opassa Beach, encontra-se com Leena, uma conversa é iniciada e de forma inesperada outra CG ocorre, Serge tem uma visão de sua infância, ao mesmo tempo em que vê uma grande onda se aproximando com um tipo de aura/energia em sua volta, até que desmaia inexplicavelmente. Quando Serge retoma a consciência, ele é encontrado por um senhor com seu Komodo [também é considerado um animal de estimação no universo do jogo] que acreditava que ele estava morto caído na praia, Serge desorientado e não sabendo o que aconteceu, pergunta por Leena, o senhor responde que ela está na vila e caso quisesse encontrá-la era só retornar para lá.
Assim sendo, voltamos ao controle de Serge e ao retornar para a vila, ao entrar em sua casa, ela está visivelmente modificada e ao tentar sair um rapaz entra e diz não conhecer a mãe dele, chamada de Marge [Não a dos Simpson *Momento de descontração xD] e que a casa já o pertence há 5 anos, o que soa um tanto estranho para Serge. Quando ele vai de encontra a Leena, ela parece não o conhecer mais e também não se lembra do pedido das escalas de Komodo e nem de terem se encontrado na praia.
Até que a primeira grande surpresa do jogo é revelada, ao ir até o Cape Howl e no seu topo ao ler uma lápide, é descrita que Serge está morto, e ao tentar sair, 3 caras aparecem e dizem que finalmente encontraram o fantasma que tanto procuravam e inicial uma batalha, contudo, uma garota aparece, a mesma do início do game... quem será ela? O que realmente aconteceu com Serge? Estaria ele num mundo alternativo? Quem são aqueles caras e por que tudo isso está acontecendo? A última coisa que posso informar é que o jogo possui vários finais, assim como Chrono Trigger... agora, os próximos acontecimentos deixo por sua conta, caso você ainda não tenha jogado, vá jogar para descobrir o que acontecerá nessa GRANDE história!
Assim sendo, voltamos ao controle de Serge e ao retornar para a vila, ao entrar em sua casa, ela está visivelmente modificada e ao tentar sair um rapaz entra e diz não conhecer a mãe dele, chamada de Marge [Não a dos Simpson *Momento de descontração xD] e que a casa já o pertence há 5 anos, o que soa um tanto estranho para Serge. Quando ele vai de encontra a Leena, ela parece não o conhecer mais e também não se lembra do pedido das escalas de Komodo e nem de terem se encontrado na praia.
Até que a primeira grande surpresa do jogo é revelada, ao ir até o Cape Howl e no seu topo ao ler uma lápide, é descrita que Serge está morto, e ao tentar sair, 3 caras aparecem e dizem que finalmente encontraram o fantasma que tanto procuravam e inicial uma batalha, contudo, uma garota aparece, a mesma do início do game... quem será ela? O que realmente aconteceu com Serge? Estaria ele num mundo alternativo? Quem são aqueles caras e por que tudo isso está acontecendo? A última coisa que posso informar é que o jogo possui vários finais, assim como Chrono Trigger... agora, os próximos acontecimentos deixo por sua conta, caso você ainda não tenha jogado, vá jogar para descobrir o que acontecerá nessa GRANDE história!
Opassa Beach
Cape Howl
OS PERSONAGENS:
O jogo conta com uma quantidade imensa de personagens, no total são 43 jogáveis que auxiliarão na sua jornada, com uma variedade de características que vai de cozinheiro, guerreiros [comuns a RPG]. pirata até um pequeno alienígena bem carismático, apresentando uma variedade de personalidades, cada um com habilidades de batalha únicas, a qual torna as batalhas e a jornada no continente de El Nido muito mais empolgante e expansiva.
O SISTEMA DE BATALHA:
O sistema de batalha feito para Chrono Cross é bem diferenciado, conta com 3 níveis de ataques, o 1° com maior chance de acertar, porém com baixo dano, o 2°, mais equilibrado entre taxa de acerto/dano e o 3° com menor chance de acerto, por essa razão, com um dano maior.
Existe a possibilidade de variar um combo entre os níveis de ataque, de acordo com uma barra de stamina com valor 7 [a qual se regenera quando o personagem se defende, quando é o turno de outro personagem, entre outros fatores], além disso também é possível usar as magias entre um desses ataques, respeitando sempre a barra de stamina. Elas são divididas por elementos em: red, blue, green, yellow, black e white, naquele sistema clássico em que os opostos possuem vantagem/fraqueza, citando com exemplo: blue tem vantagem contra red, white contra black e assim por diante. [A imagem abaixo representa essas vantagens]
Outro fator é que as magias são fortalecidas ou enfraquecidas dependendo do elemento do personagem que a usa, por exemplo: Serge é do elemento White, Lynx do elemento Black e assim cada personagem possui seu próprio elemento, podendo ser repetir seguindo a ordem dos 6 presentes no jogo.
O Campo de batalha [Elemental Field] também interfere na força da magia do personagem que a usa ou que está recebendo, de acordo com a predominância no “círculo” dividido em 3 partes, que fica do lado superior esquerdo da tela do campo de batalha.
E outro fato interessante é a possibilidade da fazer a invocação de alguns seres de elementos específicos com grande poder de ataque, semelhante aos Summoning da série Final Fantasy.
Representação dos Elementos :
Serge Utilizando uma de suas técnicas especiais
Summoning do tipo White
A TRILHA SONORA:
Feita por Yasunori Mitsuda, o mesmo que compôs Chrono Trigger e posteriormente a Chrono Cross, Xenogears e Shadow Hearts.
Sabendo disso, não é preciso ter muito conhecimento em música para saber que um cara é um gênio no que faz, e que as músicas do jogo são INCRIVELMENTE CATIVANTES e BELÍSSIMAS.
Spoiler :
Inclusive um fato pessoal é que na época em que eu joguei pela primeira vez, como o acesso a internet não era tão comum como é hoje em dia e acessar o youtube nem passava na minha mente, quando eu tinha que ir para o World Map, eu ficava parado só apreciando a belíssima composição dele, às vezes até por uns 10/15 minutos até voltar a jogar na parte em que tinha parado. =)
Sendo assim, para quem quiser escutar vou deixar as melhores na minha opinião, inclusive o VÍDEO de ABERTURA que eu acho uma das MAIS MEMORÁVEIS e as outras OSTS podem ser encontradas numa mesma lista de reprodução:
Abertura E OSTS :
Minha Opinião OSTS :
Opening: Impossível descrever meus sentimentos ao ver esse vídeo! :´)
Between Life and Death: TOP das músicas boss battle EVER! \o/
Fields of Time: Ficava parado no mapa escutando, música muito tranqüila com um ritmo MUITO interessante... GOOD TIMES! \o/
On the Beach of Dreams: Outra que ficava parado no mapa escutando... música muito tranqüila e relaxante! \o/
Arni Village: Tenho a imagem da vila na minha cabeça até hoje, impossível de esquecer juntamente com essa bela música! =)
Guldove (Another World): Música melancólica, mas gosto muito também, me lembra de um certo momento do jogo e de um fato anterior. :’)
Guldove (Home World): Assim como a cima, um pouco menos melancólica, com algumas alterações que só deixou a música mais envolvente! =)
Termina (Another World): Quantas vezes eu voltei nessa cidade para comprar elementos, forjar equipamentos... outra inesquecível. =)
Termina (Home World): Bem legal também, possue um ritmo que me lembra aquelas cidades de filmes medievais! =)
MAIS INFORMAÇÕES E DETONADOS:
Spoiler :
http://www.gamefaqs.com/ps/196917-chrono-cross
http://www.gamefaqs.com/ps/196917-chrono-cross/reviews
http://www.gamefaqs.com/ps/196917-chrono-cross/faqs/35378
Informações gerais, reviews [feita por usuários, sinceramente, algumas notas estão muito baixas, parece mais nem jogaram e avaliaram de qualquer jeito ;/ E Detonado em inglês para quem quiser só dar uma olhadinha. xD
Metacritic avaliação:
2 Detonados, ambos feito por brasileiros:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLBFAAA9406329D8ED
https://www.youtube.com/playlist?list=PLeDSNVV-awgruHKdQeTkv66aPzkoT2Job
E
Detonado feito por HCBailly, um dos maiores canais gringos de RPG:
https://www.youtube.com/playlist?list=PL208934C6C20F3C8B
OPINIÃO FINAL:
História: 10/10
Gráficos: 10/10
Som: 10/10
Sistema de Batalha: 10/10
Dificuldade: 10/10
NOTA FINAL: 10
Apenas uma observação na questão de dificuldade, na primeira vez que você joga, provavelmente vai sentir um pouco de dificuldade em certas partes, mas depois que você consegue entender como funciona as magias e consegue usá-las corretamente, nem parece que alguns chefes são difícies e que algum dia você tenha perdido para eles, caso já tenha jogado anteriormente sem nenhum conhecimento prévio sobre as estratégias do jogo. xD
É isso, espero não ter exagerado na nota e ter deixado de lado algum ponto negativo/frustrante do game, tentei analisar comparativamente a outros jogos lançados no mesmo período, como o gráfico, som, dificuldade entre os outros pontos citados!
Porém, quaisquer discordâncias sintam-se totalmente livres a compartilharem de suas opiniões... somente peço que não fiquem bravos comigo. xD
Concluindo, Chrono Cross é um EXCELENTE RPG e se você ainda não jogou, não perca mais tempo, se você também tem conhecimento de algum amigo que curte RPG também e ainda não tenha jogado, recomende para ele também! =)
Bom, espero que tenham gostado da minha primeira postagem "oficial", pretendo postar mais reviews brevemente! =)
Para encerrar o tópico, fiquem com essa essa imagem:
Última edição por Newt em 14/07/13, 05:35 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Problema de formatação no final do tópico.)