Fórum RPG Players
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum RPG PlayersEntrar

Um fórum destinado aos jogadores de RPG

Chrono Cross

power_settings_newInicie sessão para responder
+2
MrLinx
Newt
6 participantes

descriptionChrono Cross EmptyChrono Cross

more_horiz
CHRONO CROSS
Chrono Cross Banner-ChronoCross_zps6cbf923d
 
Nome: Chrono Cross
Produtora: SquareSoft [Atual Square Enix]
Distribuidora: SquareSoft no Japão E Square Electronic Arts nos Estados Unidos.
Gênero: RPG
Plataforma: Playstation 1
Número de Jogadores: 1
Classificação Indicativa: T (Teen) [Para maiores de 13 anos]
Data de Lançamento:
Japão18/11/1999
Estados Unidos 15/10/2000
 
Vendas:
Japão - 
688.614 Cópias
Estados Unidos - 
580.000 Cópias
 
TOTAL DE VENDAS: 1.5 milhões de cópias [Contabilizando o resto do mundo]
 
INFORMAÇÕES EXTRAS:
 
-Na época do seu lançamento, o jogo recebeu nota 10 do GameSpot, algo raro de acontecer,
 
-O jogo vendeu uma quantidade maior de jogos também conhecidos e famosos, por exemplo:


-Silent Hill [1.2 milhões];
-Dino Crisis 2 [1.19 milhões];
-Xenogears [1.131 milhões];
 
Entre outros de franquias com gêneros diferentes, mas muito apreciados pelo público gamer.
 
-Chrono Cross foi relançado em 6 de Julho de 2011 via download na Playstation Network Japonesa e em 8 de Novembro de 2011 na América do Norte.
 

O JOGO:
 
Chrono Cross é um RPG desenvolvido pela SquareSoft (atualmente Square Enix) e distribuído pela própria SquareSoft no Japão e pela Square Electronic Arts nos Estados Unidos. É uma extensão do Universo do jogo Chrono Trigger, que foi lançado em 1995 para o Super Nintendo. Diferentemente do "Dream Team" responsável por seu predecessor, Chrono Cross foi desenvolvido principalmente pelo roteirista e diretor Masato Kato e outros programadores que participaram do desenvolvimento de Chrono Trigger, incluindo o diretor de arte Yasuyuki Honne e o planejador de som Minoru Akao. Yasunori Mitsuda foi responsável pelas composições de Chrono Cross enquanto Nobuteru Yūki ficou a cargo do design dos personagens.
 
A HISTÓRIA:
 
Chrono Cross inicia com uma bela CG de uma fortaleza, da qual nosso personagem chamado Serge sobe por um elevador com outros 2 personagens, ambos desconhecidos até então, primeiramente o objetivo deles é encontrar alguém com o nome de Lynx e para isso eles precisam ativar um portal que faça com que eles subam um andar, e então ocorre outra CG, em que Serge fica a frente de um grande portão e de uma forma estranha adentra a sala e algo macabro acontece com 2 dos personagens, incluindo nosso personagem, porém, logo em seguida da CG o que acontece é Serge é acordado pela fala de sua mãe, era somente um sonho... então nosso personagem se levanta em sua casa, em Arni Village, uma pequena vila do Continente de El Nido.
 
Chrono Cross Chrono-cross-2_06731_zpsbc3b1a53

Fort Dragonia


Chrono Cross 7-arni11_zps6d072027
Quarto do Serge

Chrono Cross Arni_zpsdf221abe
Arni Village

Chrono Cross Map1_zpse35b9fd9
El Nido


A História verdadeiramente se inicia quando Serge, ao ir buscar 3 escamas de Komodo [no jogo se assemelha a uma ave é e um dos inimigos do jogo] para a sua amiga Leena, vai até a praia de Lizard Rock e após conseguir todas as 3 escalas, ao ir até a parte mais ao Sul de Opassa Beach, encontra-se com Leena, uma conversa é iniciada e de forma inesperada outra CG ocorre, Serge tem uma visão de sua infância, ao mesmo tempo em que vê uma grande onda se aproximando com um tipo de aura/energia em sua volta, até que desmaia inexplicavelmente. Quando Serge retoma a consciência, ele é encontrado por um senhor com seu Komodo [também é considerado um animal de estimação no universo do jogo] que acreditava que ele estava morto caído na praia, Serge desorientado e não sabendo o que aconteceu, pergunta por Leena, o senhor responde que ela está na vila e caso quisesse encontrá-la era só retornar para lá.
Assim sendo, voltamos ao controle de Serge e ao retornar para a vila, ao entrar em sua casa, ela está visivelmente modificada e ao tentar sair um rapaz entra e diz não conhecer a mãe dele, chamada de Marge [Não a dos Simpson *Momento de descontração xD] e que a casa já o pertence há 5 anos, o que soa um tanto estranho para Serge. Quando ele vai de encontra a Leena, ela parece não o conhecer mais e também não se lembra do pedido das escalas de Komodo e nem de terem se encontrado na praia.
Até que a primeira grande surpresa do jogo é revelada, ao ir até o Cape Howl e no seu topo ao ler uma lápide, é descrita que Serge está morto, e ao tentar sair, 3 caras aparecem e dizem que finalmente encontraram o fantasma que tanto procuravam e inicial uma batalha, contudo, uma garota aparece, a mesma do início do game... quem será ela? O que realmente aconteceu com Serge? Estaria ele num mundo alternativo? Quem são aqueles caras e por que tudo isso está acontecendo? A última coisa que posso informar é que o jogo possui vários finais, assim como Chrono Trigger... agora, os próximos acontecimentos deixo por sua conta, caso você ainda não tenha jogado, vá jogar para descobrir o que acontecerá nessa GRANDE história!

Chrono Cross OpassaBeach_zpsbaf6cdff
Opassa Beach
 
 Chrono Cross Tumblr_ljk7h1gigR1qc7o9po1_500_zps0ed61580
Cape Howl
 
OS PERSONAGENS:
 
O jogo conta com uma quantidade imensa de personagens, no total são 43 jogáveis que auxiliarão na sua jornada, com uma variedade de características que vai de cozinheiroguerreiros [comuns a RPG]. pirata até um pequeno alienígena bem carismático, apresentando uma variedade de personalidades, cada um com habilidades de batalha únicas, a qual torna as batalhas e a jornada no continente de El Nido muito mais empolgante e expansiva.
 
O SISTEMA DE BATALHA:
 
O sistema de batalha feito para Chrono Cross é bem diferenciado, conta com 3 níveis de ataques, o 1° com maior chance de acertar, porém com baixo dano, o 2°, mais equilibrado entre taxa de acerto/dano e o 3° com menor chance de acerto, por essa razão, com um dano maior. 
Existe a possibilidade de variar um combo entre os níveis de ataque, de acordo com uma barra de stamina com valor 7 [a qual se regenera quando o personagem se defende, quando é o turno de outro personagem, entre outros fatores], além disso também é possível usar as magias entre um desses ataques, respeitando sempre a barra de stamina. Elas são divididas por elementos em: red, blue, green, yellow, black e white, naquele sistema clássico em que os opostos possuem vantagem/fraqueza, citando com exemplo: blue tem vantagem contra red, white contra black e assim por diante. [A imagem abaixo representa essas vantagens]
Outro fator é que as magias são fortalecidas ou enfraquecidas dependendo do elemento do personagem que a usa, por exemplo: Serge é do elemento WhiteLynx do elemento Black e assim cada personagem possui seu próprio elemento, podendo ser repetir seguindo a ordem dos 6 presentes no jogo.
O Campo de batalha [Elemental Field] também interfere na força da magia do personagem que a usa ou que está recebendo, de acordo com a predominância no “círculo” dividido em 3 partes, que fica do lado superior esquerdo da tela do campo de batalha.
E outro fato interessante é a possibilidade da fazer a invocação de alguns seres de elementos específicos com grande poder de ataque, semelhante aos Summoning da série Final Fantasy.




Representação dos Elementos :
Chrono Cross 6-newgame34_zpseebb58e7

Serge Utilizando uma de suas técnicas especiais


Chrono Cross 18-chronopolis49_zps21627e1b
Summoning do tipo White
 
 A TRILHA SONORA:
 
Feita por Yasunori Mitsuda, o mesmo que compôs Chrono Trigger e posteriormente a Chrono CrossXenogears e Shadow Hearts.
Sabendo disso, não é preciso ter muito conhecimento em música para saber que um cara é um gênio no que faz, e que as músicas do jogo são INCRIVELMENTE CATIVANTES e BELÍSSIMAS.
Spoiler :

Sendo assim, para quem quiser escutar vou deixar as melhores na minha opinião, inclusive o VÍDEO de ABERTURA que eu acho uma das MAIS MEMORÁVEIS e as outras OSTS podem ser encontradas numa mesma lista de reprodução:
 
Abertura E OSTS :


MAIS INFORMAÇÕES E DETONADOS:
 
Spoiler :

 
OPINIÃO FINAL:
 
História: 10/10
Gráficos: 10/10
Som: 10/10
Sistema de Batalha: 10/10
Dificuldade: 10/10

NOTA FINAL10
 
Apenas uma observação na questão de dificuldade, na primeira vez que você joga, provavelmente vai sentir um pouco de dificuldade em certas partes, mas depois que você consegue entender como funciona as magias e consegue usá-las corretamente, nem parece que alguns chefes são difícies e que algum dia você tenha perdido para eles, caso já tenha jogado anteriormente sem nenhum conhecimento prévio sobre as estratégias do jogo. xD



É isso, espero não ter exagerado na nota e ter deixado de lado algum ponto negativo/frustrante do game, tentei analisar comparativamente a outros jogos lançados no mesmo período, como o gráfico, som, dificuldade entre os outros pontos citados!
Porém, quaisquer discordâncias sintam-se totalmente livres a compartilharem de suas opiniões... somente peço que não fiquem bravos comigo. xD

Concluindo, Chrono Cross é um EXCELENTE RPG e se você ainda não jogou, não perca mais tempo, se você também tem conhecimento de algum amigo que curte RPG também e ainda não tenha jogado, recomende para ele também! =)

Bom, espero que tenham gostado da minha primeira postagem "oficial", pretendo postar mais reviews brevemente! =)

Para encerrar o tópico, fiquem com essa essa imagem:

Chrono Cross Serge2BWallpaper_zps0b9eb84e


Última edição por Newt em 14/07/13, 05:35 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Problema de formatação no final do tópico.)

descriptionChrono Cross EmptyRe: Chrono Cross

more_horiz
Excelente review Newt! Ficou muito bem detalhado e cheio de informações interessantes.  Poste mais reviews cara.
 bow 

Eu só não concordei muito com a nota relativa a dificuldade, pois apesar de não ter finalizado o jogo, prossegui num ritmo muito tranquilo e sem nenhum grande desafio. Mais como você mesmo ressaltou na review, pode ser pelo fato de que eu já era familiarizado com o game antes mesmo de joga-lo pois tinha um amigo que zerou e acompanhei boa parte da aventura dele. Aquele esquema de cores pode ser meio confuso até que se pegue o jeito.


Chrono Cross Vs9zdnGChrono Cross SigChrono Cross 8SvaDHH

descriptionChrono Cross EmptyRe: Chrono Cross

more_horiz
MrLinx escreveu:
Excelente review Newt! Ficou muito bem detalhado e cheio de informações interessantes.  Poste mais reviews cara.
 bow 

Eu só não concordei muito com a nota relativa a dificuldade, pois apesar de não ter finalizado o jogo, prossegui num ritmo muito tranquilo e sem nenhum grande desafio. Mais como você mesmo ressaltou na review, pode ser pelo fato de que eu já era familiarizado com o game antes mesmo de joga-lo pois tinha um amigo que zerou e acompanhei boa parte da aventura dele. Aquele esquema de cores pode ser meio confuso até que se pegue o jeito.


Muito obrigado cara, fico feliz que tenha gostado do meu review, tive um pouco de trabalho, porém fiquei muito satisfeito da forma com o qual ficou, bem ilustrado, com informações extras e sem spoilers. Chrono Cross 1948895123 

Quanto a questão de dificuldade, os elementos realmente interferem muito, por exemplo: 

Spoiler :


Spoiler :

descriptionChrono Cross EmptyRe: Chrono Cross

more_horiz
Parabéns newt ficou foda demais a review, paguei pau porque deve ter dado um trabalhão fazer, ainda mais pra manter a formatação!Chrono Cross 3217733423 Chrono Cross 3217733423 Chrono Cross 3217733423

Eu vejo que o conceito de notação de dificuldade vem mudado muito nos dias de hoje, ao meu ver a nota não deveria ser julgada pela dificuldade e sim pelo equilibrio dela de forma que seja agradável, bem aplicada e "dividida harmonicamente". Acho que os maiores desafios deveriam ficar mesmo com os extras.

descriptionChrono Cross EmptyRe: Chrono Cross

more_horiz
Boa análise, Newt Chrono Cross 1948895123 


beaten Meu Backloggery
STAR MAL My anime list
STARAZUL MAL My mangá list

descriptionChrono Cross EmptyRe: Chrono Cross

more_horiz
Parabéns, Newt! Wink 

Ah, quando você falou da trilha sonora, lembrei imediatamente de um primo meu que fazia exatamente o mesmo lá no World Map hauahuahuah Tinha vezes que ele colocava o cd só para isso Laughing


" How do you prove that you exist...? Maybe we don't exist... "

descriptionChrono Cross EmptyRe: Chrono Cross

more_horiz
Chrono Cross tem músicas belissimas.
Tem uma música que toca logo quando o Serge é teletransportado pela primeira vez lá na praia com a Leena, e que está no meu TOP sem dúvida nenhuma:



beaten Meu Backloggery
STAR MAL My anime list
STARAZUL MAL My mangá list

descriptionChrono Cross EmptyRe: Chrono Cross

more_horiz
djcoston escreveu:
Parabéns newt ficou foda demais a review, paguei pau porque deve ter dado um trabalhão fazer, ainda mais pra manter a formatação!Chrono Cross 3217733423 Chrono Cross 3217733423 Chrono Cross 3217733423

Eu vejo que o conceito de notação de dificuldade vem mudado muito nos dias de hoje, ao meu ver a nota não deveria ser julgada pela dificuldade e sim pelo equilibrio dela de forma que seja agradável, bem aplicada e "dividida harmonicamente". Acho que os maiores desafios deveriam ficar mesmo com os extras.


Muito obrigado cara!!! Chrono Cross 1948895123 

Tive um trabalho mesmo para deixar da forma com a qual queria, mas fiz com muito gosto porque esse jogo merece! \o/ 

Quanto ao tempo gasto, fiquei umas 2 tardes para completar tudo. A formatação realmente foi uma dificuldade, principalmente na hora de centralizar as imagens e colocar o nome do local de forma que não prejudicasse o texto, contudo, isso aconteceu umas 3/4 vezes em alguns trechos, por isso eu tive que ter paciência para arrumar, ainda assim ficou um espaço maior do que deveria. xD

Entendi muito bem o que você dizer cara, hoje em dia a maioria dos jogos são muito faceis [independentemente do gênero] e apesar de alguns deles apresentarem partes que são consideradas mais dificeis, elas se tornam frustrantes não porque o jogador não tem a capacidade ou meios para vencê-la, e sim porque o jogo de alguma forma foi mal programado prejudicando o progresso de quem joga. :/


Boa análise, Newt


Chrono Cross tem músicas belissimas. 
Tem uma música que toca logo quando o Serge é teletransportado pela primeira vez lá na praia com a Leena, e que está no meu TOP sem dúvida nenhuma:


Obrigado cara! Smile


Essa música é muito boa também, eu gosto bastante de músicas instrumentais no piano. Chrono Cross 1041290732 


Na sua opinião, não teve nenhum ponto em que fui precipitado no meu julgamento? 


Parabéns, Newt! 

Chrono Cross 1071211947 

Ah, quando você falou da trilha sonora, lembrei imediatamente de um primo meu que fazia exatamente o mesmo lá no World Map hauahuahuah Tinha vezes que ele colocava o cd só para isso


Obrigado! Smile 

Entendo muito bem porque seu primo fazia isso, inclusive, em 1 dos vídeos que postei, um dos comentários principais, citou que fazia a mesma coisa que eu e seu primo, ou seja, não é algo tão incomum assim. HUASHUASHUAS! XD

Assim como perguntei ao Daniel, na sua opinião, não teve nenhum ponto em que fui precipitado no meu julgamento?

E só finalizando, eu gostaria de saber a opinião de vocês para melhorar os meus próximos reviews. Chrono Cross 2755617970 

descriptionChrono Cross EmptyRe: Chrono Cross

more_horiz
Concordo com a Gi.
Tb ouvia a música só pra escutar o trechinho do "Chrono Trigger". whistle


Chrono Cross Sig

descriptionChrono Cross EmptyRe: Chrono Cross

more_horiz
Newt escreveu:

Entendo muito bem porque seu primo fazia isso, inclusive, em 1 dos vídeos que postei, um dos comentários principais, citou que fazia a mesma coisa que eu e seu primo, ou seja, não é algo tão incomum assim. HUASHUASHUAS! XD

Assim como perguntei ao Daniel, na sua opinião, não teve nenhum ponto em que fui precipitado no meu julgamento?

E só finalizando, eu gostaria de saber a opinião de vocês para melhorar os meus próximos reviews. Chrono Cross 2755617970 

Pois é... Naquela época o acesso à internet era escasso, então ele acabava fazendo isso hauahuah

Por sorte eu pegava emprestado uns cds que meu irmão tinha conseguido com a trilha sonora, então felizmente não precisei recorrer a isso hauahua

Quanto à questão do julgamento, acho que minha opinião não conta, Newt Tongue kkkkk Chrono Cross foi extremamente importante na minha pequena jornada, então muito provavelmente qualquer coisa que eu diga venha carregada de fanboyzismo Laughing 

Com relação a melhorias, o pessoal profissa aqui certamente pode ajudar Wink


" How do you prove that you exist...? Maybe we don't exist... "
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder