Fórum RPG Players
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum RPG PlayersEntrar

Um fórum destinado aos jogadores de RPG

descriptionShining Force 2 EmptyShining Force 2

more_horiz
Shining Force 2

Shining Force 2 822742shiningforce2genu

Plataforma: Mega Drive


Quando o assunto é RPG e o console específico é o Mega Drive, não são poucos os que torcem o nariz. É fato que seu rival, Super Nes, possui uma variedade bem maior em relação a esse gênero, mas os “poucos” conhecidos que existem no console da sega colocam muitos rpgs considerados “de peso” no chinelo. E um desses games é, de fato, Shining Force 2.



História:


Shining Force 2 segue o famoso clichê “salve a princesa em apuros e ganhe um beijo por isso”, o que não é novidade para os conhecedores do gênero. O enredo do jogo, por um lado não apresenta grandes novidades; mas por outro, tem seu desenvolvimento que acontece de maneira surpreendente, sem mencionar as outras reviravoltas. Tudo estava em paz até alguém ter a grande ideia de roubar duas jóias especiais. E graças a esse larápio, os problemas do mundo começam: os artefatos mantinham preso um demônio que tentou dominar o mundo há muito tempo atrás. Uma vez solto, uma tempestade sinaliza o mau agouro vindouro e Zeon, o vilão da história, começa a assolar o reino de Granseal usando seus servos.

Shining Force 2 Xinini4

Shining Force 2 Xinini1

Pois é. Tinha que ser o Slade!!

Após os eventos, Elis, a princesa do reino, é sequestrada pelo ser maligno e Bowie, o herói do game, recebe a incumbência de resgatar a donzela das garras do monstro. Para isso, o personagem conhecerá vários amigos que irão colaborar com seu objetivo na jornada, passando por vários momentos de lutas contra os comparsas do vilão. O resto da história, só conferindo mesmo para não estragar as surpresas!!

Nota:  8/10


Gráficos:

Os gráficos do game são simples na maior parte do game, mas merecem destaque nos momentos de combate. Para cada ataque seu ou do inimigo é mostrado uma animação referente ao mesmo, coisa que chamou muito a atenção para a época (e ainda chama nos dias de hoje) e foi um dos fatores responsáveis pela caracterização da série. Elas seguem o mesmo exemplo do primeiro Shining Force, porém com detalhes mais realçados.
Shining Force 2 Index19

Shining Force 2 Sforce2

Cenas de batalha do game: acima, a visão geral dos guerreiros no campo de batalha; abaixo, a animação específica do ataque sendo realizado.


Nota: 8.5/10


Dificuldade:

Nesse quesito, Shining Force 2 é um game acessível e agradável. Jogadores mais experientes o consideram relativamente fácil, mesmo estando no nível “ouch” de dificuldade. As batalhas não exigem grandes esforços e os obstáculos encontrados não são difíceis de serem superados. Salvo algumas exceções, como batalhas contra chefes e certas missões, que podem exigir um pouco mais de habilidade, mas ainda assim, nada muito difícil. Em outras palavras, é possível terminar esse game sem muitos transtornos e contratempos.

Nota: 6.5/10


Jogabilidade:

O Gameplay deste jogo é um fator que chama a atenção sem dúvida nenhuma. Os controles são bem simples e eficientes, respondem rápido aos comandos e os personagens movem-se rapidamente pela tela, sem perder o domínio do controle. Os menus também são bem simples e rápidos, sem muitas complicações e empecilhos. Por fim, os diálogos do game seguem o mesmo exemplo, aparecendo e saindo deslizando rapidamente pela tela.

Os locais pelos quais sua comitiva viaja e peleja contra hordas de criaturas são bastante variados: você e sua tropa andam por florestas, desertos, montanhas, cidades, castelos, rios, torres, etc. Um pequeno defeito é notável no sentido de que alguns personagens e monstros possuem sprites repetidos, mudando apenas algumas cores e variações para os ataques.

Além desses detalhes mencionados, Shining Force 2 também conta com um sistema de promoção: chegando a certo nível, é possível promover seu personagem para uma classe superior. Claro que o game também possui alguns itens especiais como o Mithril, que é utilizado para conseguir armas bem mais poderosas que as convencionais; e os “promotion itens”, que servem para promover certos personagens para classes especiais.
Nota:  8.5/10


Trilha Sonora:

As músicas do game são simplesmente marcantes, principalmente as músicas de batalha. Apesar das limitações sonoras do console, a trilha sonora do game não fica enjoativa, mesmo depois de passado muito tempo ouvindo as mesmas em determinada situação. Sem dúvida nenhuma, são uma obra de arte do compositor Motoaki Takenouchi, autor de músicas de outros grandes RPGs da Sega, como Landstalker.
Nota: 8/10


Avaliação geral e considerações finais:

Caso você esteja procurando algum RPG do Mega Drive para jogar, eis uma grande sugestão! Ainda mais caso sua procura seja por um game simples, sem intrigas e com história original, em que o ato mais maldoso do game não deixa de ser o fato de o vilão sequestrar uma princesa e fazer ameaças para os heróis contando com seus capangas para tal. Apesar de simples, o game consegue ser divertido e cativante de forma convincente.

A seguir, um pequeno vídeo para conferência do game:


Gostou? Então desembainhe sua espada, una a sua equipe, encontre a Holy Sword, salve Elis das garras de Zeon e garanta que nenhum demônio sobreviva ao jugo de sua espada!
Nota final: 8/10 (muito bom)


"Embrace your dreams... And, whatever happens, protect your honor... AS SOLDIER!!".

descriptionShining Force 2 EmptyRe: Shining Force 2

more_horiz
yup, belo jogo, sem dúvida nenhuma Shining Force 2 1948895123

Para mim, ainda falta o SFIII do Saturn e o primeiro Gaiden do Game Gear para ter terminado todos eles.
Fico na dúvida em dizer qual é o melhor, até por não ter terminado ainda esses dois citados, mas o Gaiden II: The Sword of Hajya do game gear, juntamente com este segundo do mega drive, são magníficos.


beaten Meu Backloggery
STAR MAL My anime list
STARAZUL MAL My mangá list

descriptionShining Force 2 EmptyRe: Shining Force 2

more_horiz
Grande review, Gregorio Teacher !
Desta série eu terminei apenas o Scenario I do Shining Force III do Saturn, mas joguei ambos I e II do megadrive.
Nos titulos que vieram depois, na série Shining, a maior crítica é a de que o jogo perdeu a essência do que foram no passado, descaracterizando a série. Shining Force 2 120511517
O mais curioso é que sempre que vou falar de algum rpg tático com alguém, digo : "é estilo Shining Force" Rolling Eyes

descriptionShining Force 2 EmptyRe: Shining Force 2

more_horiz
Joguei feliz esse Shining Force 2, é meu RPG preferido do Mega.

Joguei o 1 também, mas só fui terminar no remake pra GBA, os outros da série "Force" estou querendo jogar há um bom tempo e não começo, gostei da impressão do Daniel Z sobre o de Game Gear, quem sabe não empolgo pra jogar Shining Force 2 1948895123

descriptionShining Force 2 EmptyDe fato...

more_horiz
Esse foi um que terminei com gosto!! Terminei o primeiro game da série também, e sou doido pra jogar o Shining Force 3 do Saturn...

É uma pena que a série se descaracterizou nos consoles mais recentes, perdendo completamente a essência que a consagrou Sad

Falando nas versões do Game Gear, elas são os dois primeiros books do Shining Force do Sega CD (isto é, são ports). Terminando os dois cenários, você ganha acesso ao book 3, que tem uma história com uma ligação entre os livros antecessores, e é exclusivo da versão desse console. Caso se interesse em jogar, vale a pena conferir também Shining Force 2 1948895123

Há quem diga que existe um book 4 no game, que é acessado ao terminar os 3 anteriores e conseguindo um item especial no book 2. Não cheguei a terminar esse ainda, mas pretendo descobrir essa verdade logo logo. smartass

Eu também fico em dúvida pra definir qual é o melhor game da série, mas o que posso dizer com toda certeza que o SF2 está sendo o melhor que joguei. Shining Force 2 3009198333


"Embrace your dreams... And, whatever happens, protect your honor... AS SOLDIER!!".

descriptionShining Force 2 EmptyRe: Shining Force 2

more_horiz
Yup, na verdade, eles tem um gráfico e sons bem mais definidos na versão do Sega CD, deixando eles mais bonitos que até o Shining Force II do mega drive.

O Book3 e Book 4 são apenas extras das histórias dos dois primeiros Books. Você deve terminar os dois primeiros com seus Saves em separado, para poder acessá-los, já que ele irá trazer todos os guerreiros dos dois primeiros jogos com o status e níveis que você terminou.
O Book 3 consiste em uma comédia entre os personagens com muito divertimento. São apenas 6 lutas bem em sequência com poucos diálogos, entre as trapalhadas e gargalhadas.
O Book 4 consiste em apenas uma luta onde os chefes mais fortes dos dois primeiros Books estão reunidos e fortalecidos.

O Book 1, é o shining Force Gaiden, e você só irá encontrá-lo em inglês na versão do Sega CD.
O Book 2, Sword of Hajya, foi traduzido na época pela Sega para o Game Gear.

O Shining Force: Final Conflict, você só encontra no Game Gear, e a uns anos atrás, teve sua tradução realizada por fãs. Este, é sequência direta do primeiro jogo do Mega Drive.

O Shining Force III teve sua tradução finalizada em abril por fãs, e já se pode terminar os três CDs sem nenhum tipo de bug ou travamento.

Shining Force: Sword of Hajya, tem uma das aberturas mais overkill da história dos RPGs. Totalmente heavy Metal Shining Force 2 3009198333



beaten Meu Backloggery
STAR MAL My anime list
STARAZUL MAL My mangá list

descriptionShining Force 2 EmptyRe: Shining Force 2

more_horiz
Shining... uma série extremamente foda! Shining Force 2 3009198333
Eu sou um dos poucos daqui que irei falar isso, mas eu gosto muito da série antiga E da nova.... Eu acho que o único dessa série que eu realmente não gostei foi o Hearts. De resto, a série Force em geral é simplesmente épica!

descriptionShining Force 2 EmptyRe: Shining Force 2

more_horiz
Ta aí uma outra grande série que ainda não joguei... unsure
Como ainda não explorei nenhum RPG das plataformas Game Gear e Mega Drive,essa série é um ótima pedida para se começar. Shining Force 2 1948895123
Ótima review, Greg. Razz


Shining Force 2 Vs9zdnGShining Force 2 SigShining Force 2 8SvaDHH
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder